MIL E TREZENTOS MILHÕES DE EUROS

... é quanto o governo prevê arrecadar em 2013 com os impostos sobre o tabaco. É dinheiro!


Pessoalmente, tal como Jesus Cristo no dizer de Fernando Pessoa, não percebo nada de finanças (embora tenha biblioteca). Mas, segundo o que tenho lido nos jornais, o ministro da troika Vítor Gaspar precisa de quatro mil milhões para “tapar o seu buraco”. Sendo assim, os fumadores contribuem com quase um terço dessa verba (para além do que já pagam como os outros cidadãos)!

Já se tem dito e repetido, mas nunca é demais lembrar, que os fumadores também contribuem generosamente para a sustentabilidade da Segurança Social. Com efeito, pagam durante toda a vida as suas contribuições para a dita; mas como morrem prematuramente, acabam por quase não beneficiar dessas contribuições, que assim revertem direitinhas para as longas reformas dos não fumadores.

Embora fume, longe de mim fazer a apologia do tabagismo. Pelo contrário, acho que os jovens nunca deveriam começar a fumar e louvo os que, tendo contraído o maldito vício, se libertam dele. Mas acho também que se devia ter mais consideração e respeito pela mal amada categoria dos fumadores, que, considerados uns párias da sociedade, relegados para o exterior dos cafés e enjaulados em cubículos infectos – quando os há – nos aeroportos e centros comerciais, são afinal os salvadores da Pátria!

Já existem no nosso distrito estátuas em homenagem ao Cavador, ao Ourives e ao Pescador. Porque não também um monumento ao Fumador?

O pior é se os nicotinómanos, fartos de serem ostracizados e castigados com pesadíssimos impostos, deixam de fumar! Lá se vai o famoso “ajustamento”!

Comentários

Não conta com o contrabando.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides