Uma visita relâmpago e um 'conto-do-vigário'…

Passos Coelho e Merkel conversam do costas voltadas para o País

Governo deve comunicar à Troika nova falha na meta do défice…link

Espantoso!

Nas interpelações, no Parlamento, em todo o lado, o Governo insiste em afirmar que está a cumprir os objectivos definidos no Memorando de Entendimento. 
De passagem meteórica por Portugal a sua convidada Srª. Merkel tem a preocupação de declarar enfaticamente que o Governo está a cumprir…
Isto foi ontem. Hoje é, subrepticiamente, noticiado que não será bem assim.

Em que ficamos?

Na obstinação de prosseguir uma deriva neoliberal com consequências já bem visíveis ou vamos dar ouvidos a pertinentes questões levantadas (p. exº: por um CES link) sobre este desastrado rumo de equilíbrio orçamental e do controlo da dívida externa?

Adiante e mais espantoso ainda!

O Governo já não dialoga com os portugueses nem sente necessidade de informá-los. Congemina no silêncio das avaliações ‘compensações’ (TSU, 'enorme' subida de impostos, Reforma das funções do Estado, etc.)  que visam ocultar o(s) deblacle(s) com enigmáticos e seráficos funcionários representantes dos 'credores' (Troika)  transformando-se num banal e inepto intermediário destes perante os portugueses.

Por quanto mais tempo pode este Governo permanecer no poder para continuar a ‘negar’ a necessidade de ‘renegociar’ o plano de ajuda externa que foi apressadamente desenhado há 17 meses?

Ou estaremos condenados a esperar – à boa maneira das intervenções de Merkel na UE – uma total degradação da situação que nos vai empurrar para ‘reestruturação’ (em vez da ‘renegociação’ que ainda faz sentido agora)?

Com os indicadores (fiscais e económicos) hoje disponibilizados pelo Banco de Portugal, no relatório do Outono link , a postura obsessiva deste Governo – ainda em período de discussão na especialidade do Orçamento de Estado para o próximo ano – dificilmente pode deixar de ser considerada um tremendo embuste.

Nunca solenes proclamações políticas como as que foram proferidas (ontem) por Passos Coelho e Angela Merkel link tiveram tão curto prazo de validade. Não duraram 24 horas. E só foi assim porque durante a 'visita' se tentou, mais uma vez, travestir a realidade com um estafado ‘conto-do-vigário’...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides