Mensagens populares deste blogue
A FRASE
Por
Carlos Esperança
-
A descolonização trágica e a colonização virtuosa
Por
Carlos Esperança
-
Ramalho Eanes referiu como trágica a descolonização em que «milhares de pessoas foram obrigadas a partir para um país que não era o seu». Tem razão o ex-PR cujo papel importante na democracia e o silêncio o agigantou depois da infeliz aventura por interposta esposa na criação do PRD e da adesão à Opus Dei, sempre por intermédio da devota e reacionaríssima consorte, que devolveu o agnóstico ao redil da Igreja. Eanes distinguiu-se no 25 de novembro, como Dinis de Almeida no 11 de março, ambos em obediência à cadeia de comando: Costa Gomes/Conselho da Revolução . Foi sob as ordens de Costa Gomes e de Vasco Lourenço, então governador militar de Lisboa, que, nesse dia, comandou no terreno as tropas da RML. Mereceu, por isso, ser candidato a PR indigitado pelo grupo dos 9 e apoiado pelo PS que, bem ou mal, foi o partido que promoveu a manifestação da Fonte Luminosa, atrás da qual se esconderam o PSD e o CDS. Foi nele que votei contra o patibular candidato do PSD/CDS, o general Soares...
Comentários
Os períodos de transição presidencial do poder em Washington - mesmo que se verifiquem re-eleições - geram, sempre, alguma expectativa quanto a acertos de políticos e mais raramente de políticas. De qualquer maneira há sempre um hiato que abre espaço para iniciativas em suspenso.
Israel, sempre atenta, não deixa de aproveitar essas espécies de interregnos (transição de mandatos) para 'acertar' as suas políticas no Médio Oriente. Estamos a assistir a mais um desses 'aproveitamentos'.
O que poderá ser novo neste momento é compreender se as mais recentes inciativas israelitas se quedarão (só) pela faixa de Gaza.
Tudo indica que, o actual momento, poderá dar azo para ir mais longe, p. exº., até à Pérsia...
As 'divisões' entre correntes islâmicas (sunitas e chiitas) fragilizam os 'países árabes' e, necessáriamente, franqueiam a estrada para Teerão.
Um mundo em crise económica e financeira poderá suportar uma escalada bélica, mesmo que 'só' regional?