Fátima, terra de fé – 13 de maio

Nascida para lutar contra a República e transformada em arma de arremesso contra o comunismo, Fátima mantém-se como símbolo da crendice popular e caixa de esmolas que sustenta a máquina eclesiástica.

Os ateus são sensíveis ao sofrimento, às aflições, ao desespero e dramas das pessoas que exoneram da sua conduta a razão. Já não têm tanta benevolência para quem convence os crentes do gozo divino com as chagas nos joelhos e as maratonas pias ou com as ofertas de objetos de ouro que atravessaram gerações na mesma família para acabarem no cofre forte da agiotagem clerical.

As cambalhotas solares, as digressões campestres da Virgem e a aterragem do anjo no anjódromo de Fátima não foram originais e exclusivas da Cova da Iria. Foram tentadas em outras latitudes e repetidos em versões diversas até atingirem a velocidade de cruzeiro da devoção popular e o pico da fama que tornou rentável a exploração.

Em 2008, o cardeal Saraiva Martins, um clérigo atrofiado por longos anos de Vaticano, dedicado à investigação de milagres e à pesquisa da santidade, presidiu à peregrinação... contra o ateísmo. Podia ser a favor da fé, mas o gozo do conflito levou a Igreja a deixar cair a máscara da paz e a exibir o carácter belicista que carrega no código genético.

Há militares que regressaram há mais de cinquenta anos da guerra colonial e que, ainda hoje, vão a Fátima agradecer o milagre do retorno, prodígio negado a muitos, vítimas da civilização cristã e ocidental para cuja defesa o cardeal Cerejeira os conclamava.

Perdido o Império, desmoronado o comunismo, o negócio mudou de rumo e de ramo. É o emprego que se mendiga a troco de cordões de oiro, a saúde que se implora de vela na mão, a cura suplicada com cheiro a incenso e borrifos de  água benta. Enquanto houver sofrimento o negócio floresce. Dos bolsos saem os euros dos peregrinos, e os olhos dos crentes marejam perante a imagem de barro que a coreografia pia carrega de emoção.

No próximo ano, no mesmo dia, repete-se o cenário, e os corações dos devotos exultam com fé igual à que os índios tributam às fogueiras para atraírem chuva. Com os joelhos esfolados, pés doridos e o coração a sangrar.

Comentários

e-pá! disse…
Fátima foi a resposta primária da ICAR à laicidade programática e matricial do regime republicano e ‘cresceu’ à sombra das limitações no acesso à educação que historicamente tem fustigado o nosso País. E mesmo quando existiram melhorias nos padrões educacionais - consequência da escola pública - estes ganhos não foram acompanhados pela eliminação de gritantes desigualdades sociais, alimentadoras da crendice (fonte da religiosidade).
O ‘ajustamento’ actual poderá dar, na ausência de motivações político-religiosas (como o combate ao comunismo), um novo folego a Fátima.
A destruição da escola pública e o galopante empobrecimento funcionam como ingredientes da revitalização do místico ‘fenómeno’…
Excelente análise e proféticas palavras, e-pá.
http://www.youtube.com/watch?v=SbTqrCJzJoc
http://www.youtube.com/watch?v=SbTqrCJzJoc

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides