ao que isto chegou

Sócrates empurrou Mário Soares para a presidência da República!
Em 1985, lá na minha terra, em Trás-os-Montes, quando Coimbra para mim não passava ainda de um sonho, a minha casa foi mesmo a sede de campanha de Mário Soares. Posso até quase afiançar que assegurei grande parte do funcionamneto da sede do MASP no concelho de Mirandela, numa altura em que muitos socialistas locais resolveram, antes, apoiar Salgado Zenha. Lutei mais pela sua vitória do que muitos que agora se acobertam à sua sombra.
Aqueles que me conhecem desde novo, sabem bem que MS era como que um ídolo para mim. É ele, aliás, o grande responsável de eu me ter tornado socialista.
Este "puxar de galões" que aqui deixo, não é para pedir ou reclamar nada, mas antes para que me deixem invocar alguma legitimidade no que aqui vou escrever.
É que o homem já tem 81 anos!!
E nem a sombra ameaçadora de uma candidatura bem sucedida de Cavaco Silva justifica o acto de desespero do PS! Pensava eu que estas coisas só se passavam em África ou na América Latina.
Mário Soares é, sem dúvida, o candidato que melhor unifica o eleitorado nacional. Imbatível à esquerda e á direita, não dá hipóteses a qualquer outro candidato. Foi um bom presidente (para além de ter sido também um bom governante), mas o seu tempo já passou.
A posição de Sócrates ( logo seguida de todo o PS) demonstra bem o vazio de alternativas e, acima de tudo, o medo de defrontar Cavaco. Com Guterres e Vitorino fora da corrida, o apelo a Soares é o reconhecimento da vitória antecipada de Cavaco, e a impossibilidade de encontrar alternativa à esquerda.
Significa isto que depois de Sócrates tenhamos de apelar a Guterres para vir novamente a ser primeiro ministro? ou depois de Soares, novamente Sampaio?
E Almeida Santos novamente para presidente da AR; e Manuel Machado novamente para presidente da Câmara? mas não há renovação neste partido??!!.
Parece quase a Madeira, que não tem quem suceda a Alberto João Jardim.
No momento em que escrevo estas linhas todos os órgãos de comunicação social o dão já certo como candidato. Espero bem que Mário Soares tenha o bom senso e o discernimento de dizer não.
PS: Apesar do que escrevi, é claro que se ele for candidato, terá o meu voto e o meu apoio; não só porque ainda o admiro, mas também, contra Cavaco, tudo.

Comentários

Anónimo disse…
sobretudo isso ... "contra cavaco TUDO" !
Mãe disse…
Apesar de ser sensível aos argumentos apresentados, há qualquer coisa nesta eventual candidatura que me agrada.
Não compreendendo os motivos que podem levar Soares a querer ser candidato, consigo ter certezas em relação a alguns que não estão seguramente na origem desta sua (surpreendente) vontade: Não é seguramente para ter poder. Não é obviamente pelo protagonismo. Não será pela novidade. Não é para subir dentro do partido e muito menos para fazer um "frete" ao PS. Não é pelo dinheiro. Não é para ter "palco".
Isto permite-me acreditar noutros motivos mais nobres. Nem sempre o consigo.
Nuno Moita disse…
Muito bem, Marcos e como sabes eu também cresci para a política na luta Mário Soares/Freitas, no entanto partilho algumas das tuas preocupações relativamente a uma candidatura de Mário Soares. Contra Cavaco tudo...excepto Freitas
Anónimo disse…
Aqui está um comentário sereno de um opositor inteligente e digno, além de que absolutamente insuspeito. Por mim, obviamente, espero que o Cavaco ganhe, para bem do país.
Anónimo disse…
o dr julio subiu 5 pontos na minha consideração... e nem gosto dele. mas tb acho que o alegre não dava nada
Anónimo disse…
COM Cavaco TUDO!
Anónimo disse…
Contra Cavaco o Soares é o mais forte opositor. Soares é um animal político, é um gigante entre as multidões, creio mesmo q poderá derrubar Cavaco!
Anónimo disse…
Where did you find it? Interesting read » »

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides