Espanha – «Lei da Memória»
De um excelente amigo e cidadão exemplar, acabo de receber a carta que transcrevo, para que os leitores do «Ponte Europa» recordem uma efeméride carregada de memória e sintam a tragédia que se abateu sobre a Espanha:
«Na próxima sexta-feira, 14, é o 75.º aniversário da República espanhola. Entre muitos acontecimentos do século XX que vinham carregados de esperanças e que acabaram em tragédia este é seguramente um deles, que nos diz directamente respeito pela proximidade, pelo envolvimento que muitos portugueses tiveram, quer na defesa, quer no estrangulamento dos ideais da República, pelas consequências nefastas que o seu fim teve no perdurar dos fascismos em ambos os países.
Por isso acho que é bom lembrar.
Tendo há dias subscrito um abaixo-assinado da Amnistia Internacional espanhola, pedindo urgência na chamada «Lei da Memória», que vai permitir minorar, ainda que mal, a forma vergonhosa como o regime democrático tem tratado e negado direitos aos vencidos, enquanto os torcionários continuam à solta, bem instalados e a tratar da vidinha, senti-me motivado a fazer os autocolantes que te mando.
Os que têm a figura com o barrete frígio com as cores da bandeira republicana foram directamente copiados de um dos sites relacionados com a Amnistia. Os que têm a bandeira portuguesa fi-los eu.
Ao fim de trinta anos de democracia, já é tempo de reconhecer à República os muitos méritos que teve e lembrá-la como símbolo do muito que ficou e ainda há para fazer».
a) CAASF
Comentários