Souselas tem a pior saúde de toda a Região Centro ?

Sob o título em epígrafe, foi publicado no último Boletim da Ordem dos Médicos um artigo que se recomenda pela actualidade, qualidade e idoneidade moral e intelectual do autor.

H. Carmona da Mota

Comentários

Anónimo disse…
Bem. É preciso cautela na interpretação do artigo do Prof. Carmona da Mota que, fundamentalmente, questiona questões metodológicas. Daí a tirar ilações políticas vai um abismo.
As questões metodológicas que se levantam à volta deste problema resultam da falta de tempo (a pressa - a precipitação - é do Governo ...) para estudar um assunto complexo que envolve não só Souselas mas o perfil sanitário da região Centro. Senão tudo pode estar mal, nomeadamente a prevalência de doenças na Região Centro ou na sub-região de Saúde de Coimbra. É necessário que haja uma análise comparativa que confronte situações estudadas do mesmo modo e com o mesmo rigor. Será difícil arranjar isso de um dia para o outro, já que, sabemos que, em Portugal, o rigor dos dados epidemiológicos disponíveis relativos à Saúde são uma ...miragem (podemos chamar virtuais)!
Por outro lado, os "timings" políticos (...já agora meto os económicos) são, para os governantes, inadiáveis.
O esclarecimento cabal e taxativo das questões sanitárias pode esperar...
O Prof. Carmona da Mota muito embora seja uma referência sólida e respeitável no "Mundo da Pediatria", não é um técnico de saúde pública, nem um epidemiologista.
Estes últimos nunca são chamados a depor.
Quem fala são, sempre..., os Engºs da "Comissão Independente".
Esses parecem nunca ter dúvidas nem se enganam...(quem me fazem lembrar?)
Grande análise científica deste senhor Professor:

1. Fiquei a saber que os doentes de Souselas têm via verde para os HUC e médico de família. Podem-me dizer onde se compra o identificador e porque porta se entra?

2. Fiquei a saber que a percentagem de encontrar uma doença é proporcional ao intensivismo da procura. Não sei se o Professor está bem estudado.

3. Fiquei a saber que para ter bronquite crónica ou mesmo cancro da pleura tenho de sentir as partículas a passar pelas goelas ou pela laringe e tenho de avisar o médico da garganta.

4. Fiquei a saber que o doente tem de saber tanto quanto o médico relativamente ao seu estado de saúde. Ou mesmo saber mais se fôr hipocondriaco.

5. Mesmo com este ensaio a favor da co-incineração nunca qustionou o estudo. Para ele só era melhor ser comparativo com indivíduos mais próximos de Coimbra, talvez mesmo os que também aspirassem as poeiras de Souselas.

6. Obrigado pela aula. Deve entrar para a Comissão Independente. Pelo menos anda a tratar do Curriculum.
Vítor Ramalho disse…
Pelos vistos o governo xuxialista quer dar uma ajuda para a tornar ainda pior.
Manel disse…
A ignorância ainda se apresenta como vitoriosa. E é sobre a ignorância que se suporta a demagogia daqueles que são contra , só por ser contra a qualquer coisa sem apresentar uma solução minimamente capaz, em termos técnicos e científicos.
O assunto que se debate é técnico e é científico.
O resto é demagagia.

Mensagens populares deste blogue

Cavaco Silva – O bilioso de Boliqueime

Tunísia – Caminho da democracia ou cemitério da laicidade ?