Li no excelente blogue De Rerum Natura , num post de Carlos Fiolhais , o seguinte: «De facto, o candidato a rei é autor de um opúsculo laudatório do Beato Nuno, onde se pode ler esta pérola: “Q uando passava de Tomar a caminho de Aljubarrota, a 13 de Agosto de 1385, D. Nuno foi atraído a Cova da Iria, onde, na companhia dos seus cavaleiros, viu os cavalos do exército ajoelhar, no mesmo local onde, 532 anos mais tarde, durante as conhecidas Aparições Marianas, Deus operou o Milagre do Sol» (“D. Nuno de Santa Maria - O Santo” , ACD Editores, 2005).»
Fiquei maravilhado com o que li e, sobretudo, por saber que o Sr. Duarte Pio escreve.
O Sr. Duarte Pio, suíço alemão, da família Bourbon, imigrante nacionalizado português pela conivência de Salazar e pelo cumprimento do Serviço Militar Obrigatório, podia emprestar a imagem às revistas do coração mas precaver-se contra a ideia de publicar opúsculos.
Claro que não é necessário saber falar para escrever e, muito menos, ...
Comentários
As questões metodológicas que se levantam à volta deste problema resultam da falta de tempo (a pressa - a precipitação - é do Governo ...) para estudar um assunto complexo que envolve não só Souselas mas o perfil sanitário da região Centro. Senão tudo pode estar mal, nomeadamente a prevalência de doenças na Região Centro ou na sub-região de Saúde de Coimbra. É necessário que haja uma análise comparativa que confronte situações estudadas do mesmo modo e com o mesmo rigor. Será difícil arranjar isso de um dia para o outro, já que, sabemos que, em Portugal, o rigor dos dados epidemiológicos disponíveis relativos à Saúde são uma ...miragem (podemos chamar virtuais)!
Por outro lado, os "timings" políticos (...já agora meto os económicos) são, para os governantes, inadiáveis.
O esclarecimento cabal e taxativo das questões sanitárias pode esperar...
O Prof. Carmona da Mota muito embora seja uma referência sólida e respeitável no "Mundo da Pediatria", não é um técnico de saúde pública, nem um epidemiologista.
Estes últimos nunca são chamados a depor.
Quem fala são, sempre..., os Engºs da "Comissão Independente".
Esses parecem nunca ter dúvidas nem se enganam...(quem me fazem lembrar?)
O assunto que se debate é técnico e é científico.
O resto é demagagia.