O SOL não brilha, falsifica

O "Sol" não é um jornal sério

O novel semanário "Sol" imputa-me na primeira página a opinião de que o orçamento é "inconstitucional". É uma pura falsificação. [Publicado por vital moreira] 21.10.06

Comentários

Anónimo disse…
E o EXPRESSO o que é?
Quando o SOL deixar de brilhar, estamos lixados, morremos de frio...
Manel disse…
Nem o Deus Mitra o salva. Depois do Natal em vez de salto de pardal, um passo para o funeral.
O JAS que e dedique à arquitectura!
Anónimo disse…
O jornalismo não pode viver, ou sobreviver, como um instrumento de manipulação, prenhe de expedientes técnicos que tornam a notícia numa não-notícia, enfim, num logro.
O jornalismo que precisamos (e em que acreditamos) não pode deturpar o sentido das declarações prestadas pelas pessoas, sejam elas políticos, economistas, educadores, psicológos, sociólogos, historiadores,..., ou vulgares cidadãos.
A manipulação técnica, incessante, contínua, abusiva, "empanturra" qualquer leitor, mesmo os mais incautos.
JAS, um arquitecto que sempre aspirou a ser jornalista, nem que seja pela insistência no mister, devia saber alguma coisa disto.
Mais, o arquitecto-jornalista deveria ser, por obrigação profissional, um homem da infografia. Esta última, é tão importante para a comunicação social, como a cartografia jornalistica - o será - para a busca da verdade.
O director do semanário SOL sabe (deveria saber) que a história, a ideologia e a linguagem são pilares institucionais do jornalismo como prática social.
Não há "torres de marfim" de neutralidade onde residam jornais sérios, isentos e impolutos, isto é, acima de toda a suspeita. Por mais elaborado e dolicodoce que seja o estatuto editorial. A credibilidade ganha-se , com labor esforço e isenção no dia a dia. Perde-se com um pequeno precalço.
O processo de produção de notícias move-se num campo de interacções complexas, subsidiárias do Homem enquanto agente político, económico, social e cultural.
E, para além disso, tem a ver com afectividade, dignidade, amizade, traição, sentimento,ódio ,etc.,... ao fim e ao cabo constrí-se com o substracto cultural e educacional dos jornalistas. Entra neste complexo mundo, o alibi mais invocado pelas redacções - os chamados critérios jornalisticos.

Informar a opinião pública é uma missão exigente, muitas vezes, difícil de conseguir.
Manipular nunca é um procedimento inocente ou um descuido.
Manipular: favorece, "enterra", qualifica, desqualifica, promove, despromove, deturpa, extrapola, etc.. Um outro Mundo - o da mentira (directa ou encapotada).

A primeira página da última edição do SOL é importante.
Tem um elevado merecimento pedagógico.
Deverá ser usada nas Escolas de Jornalismo como exemplo de manipulação.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides