Pinochet – ditador e gatuno

O velho torcionário, após descoberta de contas secretas em bancos estrangeiros, já foi acusado de delitos de evasão fiscal, enriquecimento ilícito, desvio de fundos públicos e falsificação de documentos.

Faltava a revelação, por jornais chilenos, de que teria escondido num banco de Hong-Kong lingotes de ouro com um valor estimado entre 100 e 160 milhões de dólares.

Augusto Pinochet não foi apenas um sinistro assassino, é também um ladrão do mais alto coturno.

Comentários

Anónimo disse…
Pinochet depôs em 1973 o legítimo Presidente Allende num cruento golpe de Estado. Sujeitou, com o apoio de uma clique anti-democrática das forças armadas, a cumplicidade da democracia-cristã chilena e o conluio da CIA, o Chile a uma cruel e sangrenta ditadura durante 17 anos (1973-1990).
Em Outubro de 1998, Pinochet foi detido num hospital particular de Londres, onde se recuperava de uma cirurgia. A prisão tinha sido solicitada pelo juiz Garzón.
A defesa do ditador foi celere na alegação que o detido um "venerável" idoso, apresentava mau estado de saúde e uma notória incapacidade psicológica. Foi recambiado para o Chile onde se tinha auto-nomeado senador "vitalício", quando forçado a abandonar o poder. Com esse "estatuto" pensava fugir à justiça. Não o conseguiu. Os seus crimes contra a Humanidade eram indisfarcáveis. Só no centro de detenção de Villa Grimaldi - uma amostra da sua "acção" - 4000 chilenos foram torturados e, entre estes, 229 "desaparecem". Isto é foram assassinados. O assassinato e o roubo andam, frequentemente, de mãos dadas.
Pinochet tornou-se um "especialista em desaparecimentos". A par das pessoas foram as barras de ouro. O que não espanta.

Espantoso é que, passados 8 anos da sua prisão em Londres, a sua defesa , hoje (Outubro 2006), continue a pedir a suspensão dos seus processos "por razões de saúde".
Quererá vitimizar-se perante o Mundo como um agastado velhinho vitima de uma prolongada doença e solicitar compaixão. Mas na realidade é um sangrento e cruel criminoso. Um "serial killer".
E agora, também, um ladrão qualificado - de bens públicos.
O seu perfil aproxima-se daquilo a que podemos chamar "os inimigos da Humanidade".
O Chile deveria entregá-lo ao TPI para, finalmente, responder pelos seus horrendos crimes.
Anónimo disse…
É incrível como num só ser humano se podem concentrar tantos podres.
Ser humano...
Monstro, é o que esse gajo é.
E tem-se safado, o grande FDP.
Anónimo disse…
Foi dado mais um passo na longa jornada que muitos cidadãos democratas do mundo inteiro, especialmente os Chilenos, têm feito para verem sentado no banco dos réus, um dos maiores criminosos do Século XX, que lançou o opróbrio no País de Allende e Neruda.
É que, não obstante terem sido aos milhares os crimes de homícidio e de sequestro, bem como a pratica sistemática da tortura nas masmorras da polícia politica, cometidos sob a égide desse execrável individuo, o conjunto das acusações já formuladas, ainda peca por defeito e todos os Homens e Mulheres livres reclamam que se faça justiça.
jrd
Anónimo disse…
Ser humano ele, e os seus sequazes,? Não, mais um vil refugo da humanidade, que me dá vontade de vomitar, ao pensar, que físicamente sou parecido com ele.
Anónimo disse…
Ele e os amigos da liberdade que têm sido os governos do EUA.Eu bem sei que são sempre os mesmos;quando não é o Dupont é o Dupond e vice versa,aliás é como cá.São sempre os mesmos.Olhem,tentaram também com Hugo Chavez e mataram uma data de 'chavistas',mas ninguém fala disso...
Anónimo disse…
no caso do Chile, demonizar apenas o sinistro Pinochet é ver curto.
o vwerdadeiro mandante foi a CIA, foi a política imperialista da América.
esses deviam ser os primeiros a sentar-se no banco dos réus.
mas, antes que isso aconteça, levarão o mundo à ruína!
Anónimo disse…
jagudi:

A CIA ou os EUA, como preferir, com certeza.
Porém, convém não esquecer, ou minorizar, o papel da democracia-cristã chilena.

Por vezes a árvore próxima não nos deixa ver a floresta...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides