Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
Comentários
Se Mons. Escrivá permanecesse, ainda, no reino dos vivos, puxaria as orelhas ao responsável da "Obra" no Brasil, por duas razões:
1. pela exposição pública;
2. pela imprudência / incongruência,
da declaração ao "Jornal do Brasil" de 24.10.06.
Aquela asserção:
"visto que desde que Marx lançou a luta sem tréguas contra o capitalismo e Lênin assumiu o poder na Rússia, os meios são, para os seguidores dessa corrente, justificados pelos fins”, é de antologia política... medieval!
Essa devota alma já terá recebido a notícia da queda do muro de Berlim?
do desmembramento da URSS?,
do fim do Pacto de Varsóvia?,
etc.
Penso, ter lido algures, que o "inferno" já saíu do catequismo católico.
Todavia, não saíu da cabeça de Ives Gandra Martins, principal supernumerário do Opus Dei no Brasil.
Geraldo Alckmin com amigos destes dispensa inimigos.
Lula não precisava deste inusitado e enviesado apoio e o povo brasileiro não merece ser tratado como atrasado mental.
Apesar de todos os erros cometidos no 1º. mandato, Lula é incontestavelmente o melhor candidato para o Brasil. Por isso vencerá!.
Não precisa de bençãos ou ...excomunhões!