Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2007

Espaço dos leitores

Imagem
Bernini: Apolo e Dafne

Lembrete

O Ponte Europa reserva-se o direito de apagar comentários considerados sem ligação alguma ao artigo em questão .

Estados cruéis

Imagem
A pena de morte é uma crueldade estúpida, desumana e ineficaz.

O País às avessas

I Jardim gasta na campanha mais do que Cavaco nas presidenciais Subvenção do Estado é completada com donativos não contabilizados Comentário : Talvez a Madeira tenha mais população do que o País, isto é, a parte é superior ao todo. II Juízes contestam mapa judiciário do Governo Comentário : Só falta que o Governo, por reciprocidade, conteste as sentenças judiciais. Claro que não são os juízes, são activistas sindicais a meterem-se onde não podem ou, pelo menos, da forma que não devem. Fonte: « Público » - 1.ª página, hoje.

Espanha - Provocação à democracia

Imagem
Não havia necessidade.

Um homem às direitas...

Sarkozy tem um mérito: tem um discurso claramente ideológico. É de direita e com orgulho. E não tem apenas discurso, tem acção. Não esqueçamos as suas medidas desastradas no combate à "escumalha" (Sarkozy dixit) nos subúrbios das grandes cidades francesas. Da sua política de imigração extremista... No discurso destacam-se os típicos jargões conservadores: trabalho, autoridade, nação. Porém: ridiculariza quem procura proteger o factor Trabalho face ao Capital; tem desdém da República que se faz respeitar com humanidade e sem violência; não apresenta um projecto coerente e optimista para a Europa. A uma França de direita com Chirac, assistiremos a uma guinada ainda mais à direita? A uma França em perda de dinâmica europeia, seguir-se-à uma França apenas interessada no mercado comum?

Metro. Coimbra continua à espera.

Lisboa tem. O Porto tem. Almada tem. Votos... e muitos naturalmente! E, claro, também um Metro. Pequenino o da margem sul. Muito pequenino, mas sempre é mais que em Coimbra...

A superioridade de um Estado democrático. Os erros dos seus políticos.

Podemos apontar muitos defeitos a Israel. Todavia, não podemos esquecer que aquele país é, naquela região, uma ilha de liberdade de imprensa, de debate democrático e de respeito pelas regras do Estado de Direito. Hoje importa realçar que os seus dirigentes cometeram erros graves e devem ser sancionados. Pelo menos politicamente.

Quando as maiorias se tornam minorias...

Há comunidades russas em muitas das antigas repúblicas soviéticas. Antes parte da maioria russa do império soviético. Agora pequenas e fragilizadas minorias em “terra alheia“. Por um lado, Moscovo poderá estar a promover uma política de desestabilização. Por outro lado, estes povos russófonos têm dificuldade em se integrar num país que recusa a língua russa e impõe a cultura original, seja na Estónia, seja na Ucrânia, no Quirguistao ou na Geórgia. Mas, será que esses países têm respeitado o direito internacional de protecção das minorias? Haverá ensino também em russo para as crianças russófonas? Serão os russófonos discriminados? Terão estas gerações de russófonos que pagar os males que as gerações anteriores fizeram aos povos “colonizados”?

Uma alternativa à FRETILIN?

A FRETILIN tem um passado de luta contra a ocupação indonésia de que se pode orgulhar. Governou o país com relativo (in)sucesso nos primeiros anos de democracia desta jovem nação. Optou por não fazer alianças. Arriscou governar sozinha. É o partido hegemónico em Timor-Leste, sempre com mais de 60% dos votos. Mas sente-se que uma parte importante da sociedade timorense busca uma referência alternativa. Assim se compreende a passagem de Ramos Horta à segunda volta das presidenciais. Xanana Gusmão não abandona a vida política e apadrinha a formação de um novo Partido. Um segundo Partido forte é sempre uma boa notícia em qualquer país!

Moura vs. Balsemão

Pina Moura: ex-comunista, ex-Ministro, ex-Cardeal. Professor universitário, gestor, militante do PS. Gestor de comunicação social. Balsemão: filho de empresário da comunicação social, ex-Primeiro-Ministro. Fundador do PSD. Empresário da comunicação social. O que os distingue? A origem social? O percurso profissional? Ou, simplesmente, o facto de o centro-esquerda começar a assumir capacidade de Poder?

Coimbra é notícia!

Continuam as dúvidas relativamente ao tratamento de resíduos industriais perigosos.

Agenda de Coimbra

http://agendadecoimbra.blogspot.com O que se passa na região de Coimbra passa por aqui. Alertas para iniciativas de diversa índole. Uma parceria da Licenciatura em Comunicação Social do Instituto Superior Miguel Torga com o semanário " O Despertar ". ENVIE NOTÍCIAS DE INICIATIVAS PARA agendadecoimbra@gmail.com

Lisboa – o cemitério de Marques Mendes

Imagem
O caso Bragaparques e as suspeitas de favorecimento da Câmara de Lisboa à empresa bracarense levaram à degradação da estabilidade da maioria social-democrata na autarquia, que culminou com o próprio presidente a ser notificado para ser ouvido como arguido. Lisboa foi o grande teste ao actual líder do PSD. Começou por ser o espelho da conduta ética e acabou no cemitério da sua credibilidade. Quando Marques Mendes impôs Carmona Rodrigues como candidato à Câmara de Lisboa, o eleitorado viu na opção uma aposta na fiabilidade do antigo vice-presidente, em oposição à conduta errática de Santana Lopes, e deu a vitória ao PSD. Depois do prestígio granjeado nas decisões em relação a Gondomar, Oeiras e Lisboa, a coerência esboroa-se com o vendaval de suspeição que varre a autarquia da capital. Agora é o naufrágio que se avizinha. Da Câmara de Lisboa e do PSD.

COMEMORAÇÃO DOS 33 ANOS DO 25 DE ABRIL

Imagem
Coimbra – Dia 27 de Abril de 2007 Associação 25 de Abril - Delegação Centro PROGRAMA 09H30 – 18H00 Casa Municipal de Cultura Colóquio: “Do «Império» às Comunidades” O Estado Novo, o colonialismo, a guerra colonial e o colapso do regime. O cessar-fogo em África, a construção do Estado pós-colonial nos PALOP e os desafios da CPLP. O 25 de Abril e o futuro. 19H00 Restaurante Universitário da Sereia Jantar convívio do 25 de Abril Inscrição prévia. 21H00 Instituto Português da Juventude Visita à exposição “Cronologia da Revolução” 21H30 Auditório do Instituto Português da Juventude Espectáculo comemorativo do 25 de Abril e de homenagem a Zeca Afonso Entrada livre.

Jorge Sampaio - percurso exemplar

Imagem
Jorge Sampaio considerou hoje «gratificante» o convite para Alto Representante para o Diálogo das Civilizações da ONU, mas acrescentou que é «também o reconhecimento do papel histórico de Portugal». Eis um lugar que prestigia Portugal e um português de eleição. O democrata de sempre, o combatente da liberdade, o homem generoso, culto e solidário, continua ao serviço das grandes causas da humanidade. O PR que discordou da invasão do Iraque, quando a dupla Barroso/Portas ansiava arrastar o País para a ignomínia de um desastre trágico, vai ser o Alto Comissário para o Diálogo das Civilizações – uma honra para o próprio e orgulho para Portugal.

E agora, George?

Imagem
WASHINGTON (Reuters) - A política bélica do governo de George W. Bush recebeu na quinta-feira um golpe sem precedentes, na forma de um projeto aprovado no Congresso que vincula uma liberação de verbas a um prazo para a retirada das tropas norte-americanas do Iraque -- o que certamente será alvo de um veto presidencial.

Câmara Municipal de Lisboa

Imagem
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, foi notificado para ser ouvido pelo Ministério Público na qualidade de arguido, no âmbito do processo Bragaparques, disse hoje à agência Lusa fonte judicial. Neste processo já foram constituídos arguidos a vereadora do Urbanismo, Gabriela Seara (PSD), o director municipal dos Serviços Gerais, Remédio Pires e o vice-presidente Fontão de Carvalho, chegando agora a vez do presidente, Carmona Rodrigues. Independentemente da prova e da presunção da inocência, compreende-se agora melhor a campanha impiedosa da direita contra o Governo.

Poema oferecido ao Ponte Europa

Já não há cravos no jardim O meu canto emudeceu e já não há cravos no jardim para iludir o desencanto ... Encheu-se o coração com a escuridão da noite, e já sem a esperança das novas madrugadas, recolho-me ao santuário da memória revivendo o que vivi para sentir o que então senti ... Pudera eu regressar ao dia em que a liberdade apareceu nua, despida dos nossos medos, quando o mês de Abril desceu à rua, e de, novamente, viver aquele momento mágico de ver florir as espingardas de cravos engalanadas ... Pudera eu regressar ao dia em que o Mundo despertou ouvindo a nova canção que o povo, libertado, cantou ... Mas, agora, o cravo de Abril já murchou. Ficou seco e desbotado no regaço de quem tanto lutou ... Alexandre de Castro - Ourém, Setembro de 2004

Homenagem às vítimas de todas as atrocidades

Imagem
Faz hoje 70 anos que a cidade de Guernica foi bombardeada pela aviação alemã ao serviço do general Franco. Da brutalidade da destruição, da dimensão do crime e da crueldade dos algozes ficou o pungente registo de Picasso e a repugnância do mundo.

ASSOCIAÇÃO 25 DE ABRIL

Associação 25 de Abril Delegação de Coimbra COMEMORAÇÃO DOS 33 ANOS DO 25 DE ABRIL Coimbra – Dia 27 de Abril de 2007 PROGRAMA 09H30 – 18H00 Casa Municipal de Cultura Colóquio: “Do «Império» às Comunidades” O Estado Novo, o colonialismo, a guerra colonial e o colapso do regime. O cessar-fogo em África, a construção do Estado pós-colonial nos PALOP e os desafios da CPLP. O 25 de Abril e o futuro. 19H00 Restaurante Universitário da Sereia Jantar de convívio do 25 de Abril 21H00 Instituto Português da Juventude Visita à exposição “Cronologia da Revolução” 21H30 Auditório do Instituto Português da Juventude Espectáculo comemorativo do 25 de Abril e de homenagem a Zeca Afonso Entrada livre. Associação 25 de Abril Delegação de Coimbra COLÓQUIO “Do «Império» às Comunidades” Data: 27 de Abril de 2007 - 09H30/18H00 Local: Casa Municipal da Cultura – Rua Pedro Monteiro – Coimbra. 09H30 - Conferência de abertura - Prof. Doutor Luís Reis Torgal: “Muitas raças, uma nação”, ou o mito de Portugal mul

GUARDA: Alembranças - Uma excelente exposição

Imagem
A exposição estará patente de 21 de Abril a 27 de Maio de 2007. Terça a Sexta, das 17h às 19h e das 21h às 23h. Sabádo das 14h às 19h e das 21h às 23h. Domingo das 14h às 19h. Teatro Municipal da Guarda - R. Batalha Reis, nº 12 - 6300 – 668 Guarda (Portugal)Tel: 271 205 240. Texto escrito para o catálogo da exposição Quando o espantalho lusitano tinha garras e esgrimia a espada, usava botifarras e pisava o povo, dispunha de bufos, prendia, torturava e matava, Jaime do Couto Ferreira desenhava os monstros que povoavam os nossos medos. Os desenhos de Couto Ferreira são imprescindíveis para exumar a memória de um tempo em que a Pátria era a prisão guardada por canalhas que a confiscaram. De 1971 a 1974, censurados umas vezes, despercebidos outras, ficaram os primeiros no espólio do autor, passaram os últimos pelos interstícios da ignorância dos censores através de vários números da revista Vértice ou irromperam em vinhetas como brasas nas chagas do poder que apodrecia. Nos desenhos do art

Luta contra a corrupção

O combate à corrupção deve começar em cada cidadão. Em especial, todo o funcionário tem o dever de denunciar os crimes de que tenha conhecimento no exercício das suas funções e por causa delas. É tempo de se aplicar a lei neste país. É positiva a iniciativa do governo neste domínio. Código de Processo Penal Artigo 242.º Denúncia obrigatória "1 - A denúncia é obrigatória, ainda que os agentes do crime não sejam conhecidos: a) Para as entidades policiais, quanto a todos os crimes de que tomarem conhecimento; b) Para os funcionários, na acepção do artigo 386.º do Código Penal, quanto a crimes de que tomarem conhecimento no exercício das suas funções e por causa delas. 2 - Quando várias pessoas forem obrigadas à denúncia do mesmo crime, a sua apresentação por uma delas dispensa as restantes. 3 - O disposto nos números anteriores não prejudica o regime dos crimes cujo procedimento depende de queixa ou de acusação particular."

25 de Abril!

Imagem
Abril, Sempre!

25 de Abril! SEMPRE!

Imagem
Viva o 25 de Abril!

Caminhos do cinema português

Em Coimbra .

“Crimes políticos no regime do Estado Novo”

“Crimes políticos no regime do Estado Novo” é o tema proposto para um debate, a realizar no próximo dia 24 de Abril, pelas 15h30, na sala 9 da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. A iniciativa conta com o testemunho de dois antigos prisioneiros políticos, Mário Silva (ex-prisioneiro político em Caxias) e Edmundo Pedro (ex-prisioneiro político no Tarrafal), além da presença do Dr. Almeida Santos. O debate será moderado pelo Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Professor Faria Costa. A organização do evento é da responsabilidade do Núcleo de Estudantes de Direito da FDUC.

A moral e os bons costumes

Foi há cinquenta anos na Figueira da Foz. Eu era um adolescente muito magro obrigado a usar um fato de banho com uma saia dianteira que ocultasse eventuais entusiasmos e uma camisola interior que tapasse algum pêlo que despontasse no peito. O cabo de mar era intransigente na defesa da moral. Um rapazinho de 14 anos não poria em causa a ordem estabelecida e os bons costumes. Portugal não era um país onde o corpo se expusesse como soía em países de baixas temperaturas e elevada devassidão. Hoje, se alguém se apresentasse numa praia portuguesa, nos preparos que a lei prescrevia então, seria de novo alvo de suspeita e não era a polícia que o incomodava, eram médicos que duvidariam da sanidade mental. Lembrei-me deste episódio com a notícia iraniana de que a respectiva polícia passou a vigiar os abusos das mulheres (maldita misoginia) que usam véus incorrectos e deixam ver algum cabelo. A defesa dos costumes e a vigilância moral ficarão a cargo da polícia islâmica. Maomé pode dormir descans

Dia Mundial do Livro

Texto da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. "A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS EDOCUMENTALISTAS INFORMA DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DE AUTOR Com a celebração deste dia no mundo inteiro, a UNESCO pretende fomentar aleitura, a indústria editorial e a protecção da propriedade intelectualatravés do direito de autor. A 23 de Abril 1616, faleceram Cervantes, Shakespeare e Garcilaso de la Vega"El Inca". Esta data marca igualmente o nascimento ou a morte de grandesautores tal como Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla ouManuel Mejía Vallejo. Por este motivo, esta data, tão simbólica para aliteratura universal, foi escolhida pela Conferência Geral da UNESCO paraprestar uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores, e incentivar cadaum, em particular os mais jovens, a descobrir o prazer da leitura erespeitar a insubstituível contribuição dos criadores ao progresso social ecultural.A ideia desta ce

Texto de um amigo sobre Otelo

Hoje, dia 22 de Abril, tive a grata satisfação do meu herói aqui referido me ter telefonado, dizendo que tinha descoberto este texto na net e me queria agradecer pessoalmente as palavras a Ele dirigidas, pedindo-me apenas uma pequena correcção cronológica no texto. Eu que sou tão pequenino, eu que sou apenas uma centelha do pó das estrelas universal senti-me grande, porque um grande homem ligou a um pequeno texto e teve a necessidade de ligar ao seu desconhecido autor a agradecer-lhe. Sinto-me…Um misto de coisas…Afinal os heróis podem ter rosto humano e ligarem a nós, seres que a história nunca referirá a não ser se por um raro acaso portentoso fizermos parte dela. Obrigado meu Herói, e se já te admirava, mais admirei ainda por um telefonema que teve todo o significado do mundo para mim Miguel Gomes EU E O OTELO Na madrugada do dia 25 de Abril de 1974 alguns militares puseram em marcha uma Revolução que acabou pacificamente com perto de 50 anos de ditadura em Portugal. A maior parte de

Espaço dos leitores

Imagem
O rapto da Europa (Rubens)

Marques Mendes e a comunicação social

Na sequência da nomeação de Pina Moura para presidente do Conselho de Administração da Media Capital, Marques Mendes acusou o PS de tentativa de controlo da comunicação social apesar de o deputado ter renunciado a todos os cargos políticos. Há na acusação falta de memória, desfaçatez e ausência de pudor. Surpreende que o líder de um partido de direita critique a decisão de um grupo económico totalmente privado e, sobretudo, que esqueça que a Impresa pertence a Pinto Balsemão, ex-primeiro-ministro e presidente do PSD, que se mantém o militante n.º 1 do partido. Estranha-se que tenha esquecido o Governo de que fez parte, que privatizou dois canais de televisão, atribuindo um ao seu antigo presidente e outro à Igreja católica, tendo o último, por incompetência do accionista, acabado na falência e mudado de mãos. Marques Mendes já tutelou a RTP e foi conhecida a sua interferência no alinhamento dos noticiários e influência nos conteúdos. Talvez, por isso, tema nos outros aquilo de que é ca

PP – 3 CDS – 1

A vitória de Paulo Portas sobre Ribeiro e Castro era uma certeza que a campanha de desgaste sistemático, a partir do grupo parlamentar, tinha tornado inevitável. Paulo Portas representa o pior que a direita sonha, o que lhe confere uma aura de D. Sebastião num partido em vias de extinção e lhe garantiu quase 75% dos votos. Mas não tem só defeitos o reincidente presidente do CDS/PP. A inteligência e o instinto político vão obrigá-lo a um golpe de rins que confira um rosto moderado ao PP de modo a tirar eleitorado ao PSD. A partir de agora Marques Mendes fica sob o fogo cruzado dos adversários internos e dos que preferem Paulo Portas. Entre a direita civilizada, urbana e europeia, ansiosa por esquecer os 48 anos de ditadura, e uma direita rural, trauliteira e nostálgica avizinha-se uma luta à espera de líderes. Um já foi encontrado, falta saber quem no PSD pretende protagonizar um projecto autoritário e populista. Os principais rostos estão, por ora, desacreditados.

França – 1.ª volta

Depois da participação maciça dos franceses na primeira volta das eleições presidenciais não houve surpresas. O centrismo de François Bayrou foi esmagado no duelo entre Nicolas Sarkozy e Ségolène Royale, enquanto o cadáver adiado de Le Pen perdeu a última batalha. É na segunda volta que vai definir-se a decisão do eleitorado francês onde já não há lugar para manifestações de protesto ou azedume. É a escolha dos franceses para a França e para a Europa. A batalha trava-se entre o herdeiro heterodoxo de Chirac e a versão feminina do socialismo moderado na Europa das pátrias. Há quem tenha passado a desprezar a França por ser a consciência moral dos desmandos de Bush, mas são ainda muitos os que vêem na pátria de Voltaire a herança da Revolução Francesa, que abriu as portas da modernidade. Eu desejo a vitória de Ségolène. A França e a Europa teriam muito a ganhar e ninguém melhor do que Ségolène poderá recuperar a herança de Miterrand. Sei que é difícil a tarefa e são fortes os interesses.

França: uma lição de democracia

Os abundantes comentadores nacionais e internacionais que se deliciam a anunciar a decadência da França tiveram ontem mais uma noite de tristeza. Uma abstenção muito baixa para um país onde o voto não é obrigatório. E uma enorme votação nos chamados candidatos institucionais, da esquerda e da direita. Le Pen surge envelhecido. A extrema-esquerda não se assume como alternativa credível. Parabéns aos candidatos da nova geração: Sarkozy, Bayrou e Royal! Vêm aí 15 dias de uma extraordinária campanha: sem os milhões de dólares das campanhas americanas. Sem o espectáculo degradante de análise da vida pessoal dos candidatos como é tradição em países anglo-saxónicos. Com debate sério, aguerrido e sólido em torno de argumentos políticos, de escolhas económicas, sociais e culturais, em que se testam as personalidades e as capacidades de liderança da Sr.ª Royal e do Sr. Sarkozy. Este tem a seu favor um eleitorado que parece mais virado para a direita, mais ajustado a uma França sempre desejosa do

Iraque – A pena de morte

A prática da pena de morte no Iraque cresceu rapidamente desde que voltou a ser introduzida em 2004, o que levou o país a ter actualmente a quarta maior taxa de execuções do mundo, indicou hoje a Amnistia Internacional (AI). ... Os grandes avanços da humanidade não se verificam apenas nos campos da ciência, da técnica e do bem-estar mas, também, na melhoria dos índices culturais, na erradicação da tortura, no fim do esclavagismo, no respeito pelos direitos humanos. Foi grande a caminhada percorrida pelos herdeiros do Iluminismo, longo o combate contra a tradição e persistente a defesa dos princípios que se tornaram o paradigma civilizacional europeu. O esclavagismo foi vencido, a tortura proscrita e a pena de morte abolida. Agora é da qualidade da democracia que se fala e não da violência que os Estados praticavam em nome de Deus e no exclusivo interesse da classe dominante. A onda de sofrimento que avassala o mundo é fruto do atraso cultural, da persistência de regimes despóticos, do

Terrorismo religioso

Imagem
As guerras religiosas dilaceraram a Europa Os recentes atentados de Argel e Casa Blanca não foram apenas actos criminosos, foram terrorismo religioso. Se fossem políticos, prendiam-se os dirigentes , como são actos de fé enterram-se os mortos e os líderes continuam a destilar ódio e orações. Há versículos nos livros sagrados das religiões monoteístas que são xenófobos, racistas ou misóginos. Na Alemanha proíbem-se publicações racistas mas ignora-se a carga anti-semita do Novo Testamento e esquece-se a responsabilidade cristã no holocausto. Os países civilizados e democráticos assinaram e respeitam a Declaração Universal dos Direitos Humanos mas toleram a propaganda obscurantista que, por exemplo, ensina como maltratar a mulher sem deixar marcas susceptíveis de procedimento criminal. Nos países mais secularizados os exegetas dos textos sagrados dizem que os versículos não dizerem o que efectivamente dizem. E todos fingem acreditar. A ETA faz atentados e ilegaliza-se – e bem. O Islão co

CDS-PP prepara-se para decidir liderança

Imagem
Amanhã, entre as 14 e as 20 horas, nas secções de voto de cada concelhia, os 44 mil militantes do CDS-PP têm oportunidade para escolher quem fica na liderança do partido. Na campanha, foram mais as animosidades do que as propostas políticas trocadas entre os adversários. Nota : Pelos números referidos, o CDS/PP tem mais militantes do que eleitores mas já se sabe que ganha o PP ao CDS.

É preciso topete

Paciência dos EUA com o Iraque está no fim, diz Gates O secretário de defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, chegou ao Iraque hoje para advertir aos líderes iraquianos que o compromisso militar americano no país não é ilimitado. Gates disse que a confusão política em Washington sobre os gastos da presença militar dos EUA no Iraque mostra que tanto o público americano quanto a administração Bush estão perdendo a paciência com a guerra. "Eu sou simpático a alguns dos desafios que eles enfrentam," disse Gates sobre os iraquianos durante a visita surpresa. Mas, ele disse, "o ponteiro do relógio está andando." Comentário: Paciência do Iraque com os EUA nunca houve .

Timor - O pior vem depois da 2.ª volta

Imagem
O presidente do parlamento, Francisco Guterres "Lu Olo", e o primeiro-ministro, José Ramos-Horta, garantiram a passagem à segunda volta das presidenciais timorenses, anunciou o presidente da CNE. Faustino Cardoso adiantou ainda que "Lu Olo" venceu a primeira volta.

Medida profiláctica

Imagem
PNR Dezenas de elementos de extrema-direita foram detidos, esta quarta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ), alguns em flagrante delito na posse de armas, numa vasta operação que envolveu cerca de 60 buscas.

Espaço dos leitores

Imagem
( Goya )

E dormem tranquilos

Imagem
Pelo menos 169 pessoas morreram esta quarta-feira numa vaga de atentados com viaturas armadilhadas em Bagdad, das quais 119 num mercado alvo de um ataque semelhante em Fevereiro, apesar do apertado plano de segurança para impedir a violência na cidade.

Intolerância religiosa

Ataque contra editora cristã mata três pessoas na Turquia Três pessoas morreram na Turquia após um ataque contra a editora Zirve, de Malatya (Sudeste do país), há vários meses na mira dos extremistas por publicar a Bíblia e outros livros cristãos.

Espanha - María Dolores Jiménez

Imagem
María Dolores Jiménez , uma edil do PP espanhol, autarca em Lepe, Andaluzia, posou nua para o semanário Inteviú, sem descurar o pelouro da economia que lhe foi confiado. Tem sido um escândalo no PP, como se o corpo da agrónoma fosse uma afronta para o partido, cada vez mais intolerante. Em vez de respeitar os direitos individuais e mostrar que na mesma formação partidária há lugar para a diferença, optou pela censura à sua militante. São pudicas as fotos, como se pode ver acima, no Ponte Europa, e revela um saudável pluralismo de que o PP devia tirar partido em vez de se refugiar numa postura beata e intolerante para com uma das suas autarcas. Certamente que os eleitores são bem mais tolerantes do que o estado-maior herdeiro de Aznar. Há dias que a imprensa espanhola tem vindo a discutir o caso mas, pelo que tenho lido, são mais as manifestações de simpatia do que as vozes que a condenam. O nu, não obsceno, há muito que deixou de ser um interdito.

Aniversário do Centro Escolar Republicano Almirante Reis

O Centro Escolar Republicano Almirante Reis (CERAR) faz 96 anos de actividade. No próximo sábado, 21 de Abril , venha assistir a uma palestra sobre a implantação da República (18:00 horas), acompanhe-nos num jantar-convívio (20:00 horas) e visite a exposição sobre a história do CERAR. 96 anos é uma longa vida para uma associação republicana portuguesa, já que muito poucas foram as que conseguiram sobreviver às perseguições que lhes foram movidas durante o período da ditadura do Estado Novo e chegar ao 25 de Abril. Acresce que o CERAR teve, em diversas ocasiões da sua/nossa história, um papel relevante nos combates da Oposição ao regime corporativo e clerical (de inspiração fascista) de Salazar, designadamente, nos anos 40's, ao ter cedido as suas instalações (na Rua do Benformoso, à Mouraria) para muitas das reuniões de trabalho do Movimento de Unidade Democrática (MUD). Este convite é aberto (extensivo) a todos os republicanos e, designadamente, a todos os associados, amigos e

O que diz Marques Mendes?

Imagem
Público, hoje - Clique para aumentar a imagem e a surpresa A Região Autónoma da Madeira é a única no País onde o presidente do Governo e da Assembleia Regional acumulam salários por inteiro, acontecendo o mesmo com os outros titulares de cargos públicos. Foi o actual Governo da República que corrigiu essa gritante injustiça que ameaçava perpetuar-se. Porém, num reduto que se julga imune à lei, continua o despropósito e os titulares de cargos públicos locupletam-se, por inteiro, com várias reformas do Estado. Trata-se de um assalto às finanças públicas em que o descaramento e o nepotismo se dão as mãos. Alberto João Jardim é uma excrescência política num Estado de direito, ordinário na linguagem, almocreve nas atitudes e insaciável nos proventos. Reformou-se com 4124 € mensais como professor do Ensino Secundário (poucas aulas deu e só não chegou ao topo porque a licenciatura – direito – apenas lhe conferia habilitações suficientes). Passou a receber, como a lei permitia, o vencimento d

Não vale a pena insistir

O Ponte Europa reserva-se o direito de apagar comentários considerados sem ligação alguma ao artigo em questão. Adenda- Não insistam. Têm o «Espaço dos leitores»

Massacre da Virgínia - Opinião de um leitor

Imagem
O conflito, na sociedade americana, entre os 'restricionistas' na venda de armas, e o poderoso lobby dos fabricantes é conhecido há muito. Um tal Charlton Heston (?!), de quem não tenho más memórias no cinema, é o ponta de lança destes últimos.Parece claro, para qualquer cabecinha 'normal', que a venda indiscriminada de armamento, em qualquer sociedade humana, é um absurdo insustentável e perigoso. Teoricamente, ela pressupõe que todos os actos humanos seguem princípios e motivações de natureza racional. Está mais que visto, e há muito sabido e dito por doutores a sério, que isso não é verdade. A maior parte dos nossos actos seguem impulsos, sentimentos, estados de alma, emoções, tendências e instintos, que se furtam à racionalidade pura e simples. A educação, a cultura, a elaboração e aperfeiçoamento e progressão pessoal definem, de resto, o posicionamento de cada um de nós, nesta escala que vai do zero (instinto puro, irracional) ao infinito utópico do domínio da raz

Cho Seung-hui - louco e sanguinário

Imagem
Era finalista de Inglês e tinha 23 anos. Cho Seung Hui, sul-coreano, perpetrou um dos maiores massacres em espaços escolares nos Estados Unidos. A investigação continua, podendo ter existido mais do que um atirador. Às famílias têm chegado mensagens de condolências do mundo. Comentário: Bush não faltou ao funeral das vítimas mas recusa restrições à venda de armas.

Iraque - A tragédia da ocupação

Oito milhões de iraquianos necessitam de ajuda urgente de acordo com um anúncio feito hoje em Genebra, Suíça, pela ONU, num quadro em que os vizinhos Síria e Jordânia, acolhendo 1,2 milhões, estão à beira da ruptura.

Interrupção Voluntária da Gravidez

Imagem
Lei n.o 16/2007 de 17 de Abril

Homenagem de um leitor a Salgueiro Maia

Imagem
A justíssima homenagem a Salgueiro Maia torna-nos cientes de que um herói não é, exactamente, aquela imagem, ou aquele ser, que incorpora o mito do "Super-Homem", planando sobre os arranha-céus de NY. O Herói não necessita de ser atlético, ter olhos verdes, ser bem-falante, charmoso, brilhante, etc. Em suma, um quase Deus. Essa helénica configuração mitológica, morreu. Heroísmo não é uma metamorfose. Hoje, os poderes (político, religioso,...) acima dos Heróis, preferem os Mártires. Salgueiro Maia remete-nos para os "novos" Heróis. Os Heróis dos nossos dias, do nosso tempo. Aqueles dos gestos imperceptíveis, da coerência quotidiana, da linear honradez, da imensa dignidade, do quase anonimato...E, também, por vezes, objecto de intoleráveis e escandalosas marginalizações de uma sociedade que, em última análise, os renega. Escreveu Kierkegaard: "Um Herói não se declara"... Mas, nos dias de hoje, não tenho dúvidas, nem constrangimentos, ao declarar: - Salgueiro

Santarém - É bonito o gesto

Imagem
Medalha de ouro da cidade de Santarém para Salgueiro Maia Enquanto foi vivo o militar nunca aceitou a distinção e a decisão da câmara foi tomada por unanimidade após consulta à viúva.

Opinião (boa) de um leitor

Imagem
Ah, sorte dum cabrão!! O apetite predador espanhol ficou gravado na história desde a Lenda Negra. Os povos pré-colombianos da América Central e do Sul poderiam explicá-lo, se tivesse sobrado algum para o contar. Modernamente quem melhor o conhece são os peixinhos do mar, dizimados pelas traineiras-chuponas a que não escapa um alfinete ou os recursos hídricos da Península, vitimados por uma agricultura intensivíssima e suicida, que abastece meia Europa, mas nos condena a todos ao deserto a breve prazo. Há 15 anos começaram na raia do Côa, a comprar aos aldeãos as paredes rústicas desenhadas na paisagem portuguesa. Derrubavam as ditas, escolhiam as lascas mais afeiçoadas, e levavam-nas em camiões para forrar as casas deles. Aos poucos, apalpando o terreno, usando mão-de-obra local como ponta de lança, depressa chegaram à Lapa, ao Montemuro, já ninguém sabe onde vão.Levados pela pequena ganância, pela grande ignorância, e pela desmesurada insensatez, os aldeãos trocaram a alma por dez re

Dura lex sed lex

Imagem
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, prometeu hoje em Fátima oposição da Igreja Católica à nova lei da Interrupção Voluntária da Gravidez, que transformou o aborto num direito, com "colaboração activa do Estado".

Espaço dos leitores

Imagem
A. Renoir, Junto ao mar , 1883 - Metropolitan Museum of Art, New York, USA

CONVITE

Imagem
O Centro de Estudos Ibéricos e a Câmara Municipal da Guarda têm a honra de convidar V. Ex.ª para a inauguração da Exposição “Alembranças”, de Jaime Alberto do Couto Ferreira, que se realizará no dia 21 de Abril, Sábado , pelas 18h, na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda. A exposição estará patente de 21 de Abril a 27 de Maio de 2007. Terça a Sexta, das 17h às 19h e das 21h às 23h. Sabádo das 14h às 19h e das 21h às 23h. Domingo das 14h às 19h. Teatro Municipal da Guarda - R. Batalha Reis, nº 12 - 6300 – 668 Guarda (Portugal) Tel: 271 205 240 - Fax: 271 205 248 - http://www.tmg.com.pt/ - geral@tmg.com.pt Centro de Estudos Ibéricos – Praça do Município – 6300-854 Guarda (Portugal) Tel./Fax. – 271 220 212 – http://www.cei.pt/ – cei@cei.pt Nota: Jaime Couto Ferreira jubilou-se recentemente da Faculdade de Economia de Coimbra para poder entregar-se à pintura e ao desenho em dedicação integral. O catedrático de História da Economia é um artista de rara qualidade e com um percur

Ordem dos advogados condenada

Imagem
«O Tribunal Central Administrativo do Norte condenou a OA por violação da liberdade religiosa. Em causa estava o pedido de alteração da data do exame de uma advogada estagiária, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia (cujo dia santo é o sábado). A OA recusou, mas foi obrigada pelo tribunal a marcar nova prova». Fonte: Público , hoje. Comentário : Ainda bem que nem todos os dias são santos.

Protesto pró-secularismo na Turquia

Imagem
Mais de 150 mil pessoas participaram sábado numa manifestação na capital da Turquia, Ancara, para pedir que a política e a religião permaneçam separadas . Não haja ilusões. Há uma guerra entre o fundamentalismo religioso e o laicismo e não há democracia sem separação da Igreja e do Estado. No Islão como no Cristianismo. Na Turquia, que muitos querem fora da União Europeia, sem enjeitarem que lhe guarde as costas através das divisões da NATO, joga-se a segurança da Europa. A tradição laica está em perigo com as constantes arremetidas do clero islâmico e a vontade prosélita de transformar a república em mais uma teocracia. O Vaticano também não ajuda com as constantes intromissões na política dos países que gostaria de voltar a ver como protectorados. Na Espanha, Polónia, França e em Portugal (como se viu no referendo do aborto) a tentação política é mais forte do que a vocação pia. A Turquia tem uma elite culta, juízes e militares afoitos na defesa da Constituição laica, e um respeito e

Confio no povo, como sempre

Imagem
O Presidente Hugo Chávez anunciou, na sexta-feira, que o seu Governo prevê até 2021 que a Venezuela se transforme numa "República socialista" e sublinhou que se manterá no poder "até que o povo e Deus queiram". Comentário : Após eleições honestas, a tentação autoritária, o populismo e a deriva ditatorial.

Espaço dos leitores

Imagem
Ponte Europa/ Pitecos - Zédalmeida

Madrid - Republicanos exigem III República

Imagem
Milhares de cidadãos manifestaram-se em Madrid ontem, data do 76.º aniversário da II República Espanhola. Os manifestantes pediram a III República e criticaram a monarquia «herdada» do franquismo. Leia mais…

Conspirações e mentiras (2) - 11 de Março

Imagem
Cada vez fica pior na fotografia * É altura de apertar um pouco mais o cilício na coxa.

DIA 18, EM MIRANDA DO CORVO

Imagem
Café entre Torgas Iniciativa do Instituto Superior Miguel Torga Na próxima quarta-feira, dia 18 de Abril, vai realizar-se, em Miranda do Corvo, um “Café entre Torgas”. O Auditório da Câmara Municipal de Miranda do Corvo receberá, a partir das 21 horas, selecto naipe de personalidades que tiveram o privilégio de conviver com Miguel Torga. Álvaro Perdigão, Aníbal Duarte de Almeida, António Arnaut, António Campos, João Fernandes, Paulino Mota Tavares e Valentim Marques narrarão, a convite dos alunos do 4.º ano da Licenciatura em Ciências da Informação do ISMT, episódios marcantes do contacto que mantiveram com o escritor. Esta iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo, insere-se nas comemorações dos 70 anos do ISMT , ao mesmo tempo que se integra nas comemorações dos 100 anos do nascimento de Miguel Torga. Aproveitamos o ensejo para o convidar a estar presente, no próximo dia 18, no Auditório da Câmara Municipal de Miranda do Corvo. VISITE O DIRECTÓRIO DE BLOGS DO I

Carregal do Sal – Presidente ou Sacristão?

Imagem
O pio edil de Carregal do Sal é uma espécie de Mariana Cascais de calças que julga viver num Estado confessional. Atílio Nunes dos Santos recebeu nos Paços do Concelho a visita pascal o padre José António, beijou a cruz e deu-a a beijar – ele, presidente da Câmara – aos munícipes. A notícia é omissa, mas é natural que o padre José António receba na Igreja o Sr. Atílio com o busto da República e que, depois de o beijar – ele, padre – o dê a beijar aos paroquianos. É difícil dar a César o que é de César, quando é débil a cultura democrática e inexistente a formação cívica.

Liberdade de informação

Imagem
Medeiros Ferreira, João Miguel Tavares, Pedro Rolo Duarte, Alfredo Barroso e Pedro Lomba são alguns dos colaboradores dispensados. A saída de jornalistas como Oscar Mascarenhas e Viale Moutinho foram, há anos, uma primeira decisão para decapitar jornalistas de grande prestígio e, quiçá, intimidar outros. A saída de Mário Bettencourt Resendes, ainda que pacífica, foi uma perda. Agora, com a saída da nata do DN, a comunicação social escrita fica mais pobre, a informação a saque e o poder do capital domina as notícias. No Público mantém-se o inenarrável Dr. José Manuel Fernandes, o panegirista de Bush e entusiasta da invasão do Iraque que, depois do fracasso da OPA da SONAE sobre a Portugal Telecom, só pensa no percurso académico de Sócrates. Com esta informação a opinião pública fica mais vulnerável e os leitores mais pobres. A liberdade de informação está em perigo mas não é por culpa do Governo.

CONVITE - Quatro Estações em Abril

Imagem
Gertrudes da Silva é um herói de Abril. Veio de Viseu e juntou às tropas que trazia mais quatro companhias da Figueira da Foz. Foi o comandante dessa enorme força libertadora. No caminho deixou o forte de Peniche sob o comando do MFA e seguiu para Lisboa. Hoje é coronel reformado, tendo sido o melhor aluno do seu curso na Academia Militar. O primeiro livro que escreveu «Deus, Pátria e a Vida» é comovedor e de uma beleza notável. É o regresso á infância e juventude, na sua Beira natal, escrito com a mestria de um homem culto, a sensibilidade de um homem bom e a qualidade de um excelente escritor.

Ponte Europa – Comentários

Alguns abusos obrigam o Ponte Europa a reiterar alguns princípios que, de um modo geral, têm sido respeitados pelos leitores. Não são permitidos comentários: 1 – De índole racista ou xenófoba; 2 – Que incitem ao ódio ou à violência; 3 – Que discriminem minorias; 4 – Que atentem contra a dignidade da mulher; 5 – Que sejam caluniosos ou passíveis de procedimento criminal. Não aceito ser co-autor de crimes de difamação perpetrados por quem atira a pedra e esconde a mão, isto é, por quem comete ilícitos penais refugiando-se no anonimato. Ontem, um leitor acusou um antigo ministro do PS de ter sido condenado a 4 anos de prisão com pena suspensa. Não só a condenação era falsa, como impossível (a lei só permite a suspensão de pena até ao máximo de 3 anos de condenação). Na sua cobardia caluniosa remetia para dois blogues anónimos onde a patifaria era referida. O comentário foi naturalmente apagado, mas não posso garantir que alguém pudesse ter tomado conhecimento da calúnia – um crime de que

CONVITE

CONSELHO DA CIDADE ORGANIZA DEBATE SOBRE POLÍTICA CULTURAL O Grupo da Cultura do Conselho da Cidade de Coimbra organiza no próximo dia 16 de Abril , pelas 21h30, na Casa Municipal da Cultura, um debate sobre a política cultural autárquica do concelho, com as presenças confirmadas de Carlos Encarnação e dos representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal. Saiba mais sobre este evento.

Terrorismo religioso

Imagem
Os atentados de Casablanca, na terça-feira, e de Argel, no dia seguinte, revelam o potencial de violência que o Islão político contém. O perigo está aqui à nossa porta, no Magreb, com os dementes da fé, sôfregos do Paraíso e de sangue. A Europa, multicultural e humanista, é um oásis de tolerância num mundo de fanatismo globalizado. O respeito pelos crentes não pode estender-se à violência contida nos livros sagrados e pregada por clérigos radicais. Os livros sagrados das religiões monoteístas foram escritos em épocas de violência e intolerância. A verdade única era então o cimento do absolutismo e a justificação das teocracias. A Europa sofreu, até há pouco, a violência das guerras religiosas e, se quer preservar a herança do iluminismo, tem de aprofundar a laicidade do Estado. A laicidade é um factor apaziguador das diferenças culturais que os clérigos se esforçam por converter em divergências. Não é legítimo agredir crentes. Devem, sim, ser protegidos deles próprios e defendidos em

Conspirações e mentiras

Imagem
Lembram-se os leitores daquele primeiro-ministro espanhol que quis comprar a mais alta condecoração dos EUA? Daquele que esteve nos Açores a convite de Durão Barroso e, cúmplice de Blush e Blair, lançou o mundo civilizado num acto criminoso e contraproducente - a invasão do Iraque? É esse mesmo, o Sr. Aznar, ligado ao Opus Dei, que mentiu quanto às razões sobre a invasão do Iraque e que, deliberadamente, quis enganar os espanhóis sobre a autoria do ataque terrorista do 11 de Março, quando sabia a verdade . Pior do que isso, deixou ao seu sucessor que, apesar de tudo, é um político menos vil, a tarefa de continuar a enganar os espanhóis e de chantagear o PSOE com a ETA quando teve no Governo a colaboração leal, em termos de terrorismo, do PSOE. Não basta a bênção episcopal para fazer do PP espanhol um partido santo. Cheira a incenso mas tresanda à imundície. Tem um ar beato mas é um ninho de víboras.

Espaço dos leitores

Imagem
Ponte Europ/ Pitecos - Zédalmeida

Coimbra merecia melhor

Imagem
«Eu não sabia, mas um leitor do blogue informou-me que o criacionismo já anda a ser ensinado na Universidade de Coimbra há algum tempo. No manual "Direito Internacional, Do paradigma clássico ao Pós-11 de Setembro" (...) da autoria do Doutor Jónatas Machado , que é usado obrigatoriamente na cadeira de Direito Internacional Público e Europeu do segundo ano da licenciatura em Direito (...) encontra-se logo à entrada uma apologia do criacionismo contendo comentários como (vão "ipsis verbis"): (...) "estou farto desta homobiologia homem-macaco" (...) "a teoria do intelligent design é a maior conquista intelectual dos últimos 200 anos" (...) Será que a universidade permite que do alto de uma cátedra alguém faça proselitismo religioso? Podem os alunos de uma universidade laica ser evangelizados em vez de ensinados?» (« Cátedra ou púlpito? », no De Rerum Natura ) Posted by Carlos Fiolhais

Louçã contra a mesquinhez de Marques Mendes

Imagem
Francisco Louçã entende que não se provou que tenha existido favorecimento na polémica que envolve a licenciatura de José Sócrates. O deputado do Bloco de Esquerda afastou ainda a hipótese de fazer «qualquer julgamento de carácter». (...) O parlamentar bloquista considerou ainda que a posição expressa pelo líder social-democrata se deve «à tentativa de pôr na ordem do dia insinuações que não interessam ao país por razões de populismo e de estratégia interna».

A hipocrisia, o Público e o seu director

Imagem
José Manuel Fernandes, director do «Público», quis ser o Kenneth Starr do primeiro-ministro português julgando encontrar num diploma de licenciatura da Universidade Independente a Monica Lewinsky com que o execrável Procurador americano perseguiu Clinton. O DR. José Manuel Fernandes é que não é licenciado.