Li no excelente blogue De Rerum Natura , num post de Carlos Fiolhais , o seguinte: «De facto, o candidato a rei é autor de um opúsculo laudatório do Beato Nuno, onde se pode ler esta pérola: “Q uando passava de Tomar a caminho de Aljubarrota, a 13 de Agosto de 1385, D. Nuno foi atraído a Cova da Iria, onde, na companhia dos seus cavaleiros, viu os cavalos do exército ajoelhar, no mesmo local onde, 532 anos mais tarde, durante as conhecidas Aparições Marianas, Deus operou o Milagre do Sol» (“D. Nuno de Santa Maria - O Santo” , ACD Editores, 2005).»
Fiquei maravilhado com o que li e, sobretudo, por saber que o Sr. Duarte Pio escreve.
O Sr. Duarte Pio, suíço alemão, da família Bourbon, imigrante nacionalizado português pela conivência de Salazar e pelo cumprimento do Serviço Militar Obrigatório, podia emprestar a imagem às revistas do coração mas precaver-se contra a ideia de publicar opúsculos.
Claro que não é necessário saber falar para escrever e, muito menos, ...
Comentários
Os negacionistas da História não dormem. A Legião Condor de Hitler e a Aviazzione Legionaria de Mussolini foram, para esses senhores, meras esquadras acrobáticas...que, por fatal coincidência evoluiam nos céus de Guernica, enquanto rebentavam as bombas cá em baixo...
Para além da violência inaudita com que se processou o bárbaro bombardeamento, que matou um número, ainda, hoje indeterminado de habitantes.
Mas, foi pior. Tentou-se destuir um simbolo ancestral do povo basco:
a árvore simbólica (Gernikako Arbola) sob a qual os reis espanhóis juravam proteger o povo basco.
Podemos, portanto, estar próximos da ancora histórica de complexos problemas, originados (exacerbados) pelo franquismo, que se arrastam até hoje...