Ramalho Eanes referiu como trágica a descolonização em que «milhares de pessoas foram obrigadas a partir para um país que não era o seu». Tem razão o ex-PR cujo papel importante na democracia e o silêncio o agigantou depois da infeliz aventura por interposta esposa na criação do PRD e da adesão à Opus Dei, sempre por intermédio da devota e reacionaríssima consorte, que devolveu o agnóstico ao redil da Igreja. Eanes distinguiu-se no 25 de novembro, como Dinis de Almeida no 11 de março, ambos em obediência à cadeia de comando: Costa Gomes/Conselho da Revolução . Foi sob as ordens de Costa Gomes e de Vasco Lourenço, então governador militar de Lisboa, que, nesse dia, comandou no terreno as tropas da RML. Mereceu, por isso, ser candidato a PR indigitado pelo grupo dos 9 e apoiado pelo PS que, bem ou mal, foi o partido que promoveu a manifestação da Fonte Luminosa, atrás da qual se esconderam o PSD e o CDS. Foi nele que votei contra o patibular candidato do PSD/CDS, o general Soares...
Comentários
n Diário de Coimbra, 2 de junho de 2000
Victor Baptista
" ... O anterior presidente da Assembleia da República, Barbosa de Melo, e os quatro últimos governadores Civis, Pedroso Lima, Carlos Loureiro e Victor Baptista, assinaram um docuemento que rejeita a forma como tem sido conduzido o processo da co-incineração " ... Discordamos frontalmente dos termos em que o ministro do Ambiente, José Sócrates, se propõe avançar com este processo...". Os subscritores do texto, intitulado"Discordamos" é esclarecedor.Victor Baptista responsabilizou o PS-Coimbra afirmando que " ... houve um silêncio prolongado do PS-Coimbra..." " ... expresso toda a minha solidariedade ao deputado Manuel Alegre e espero que os socialistas de Coimbra não se verguem, adiantou ...".
O Politicaehouse lamenta que o primeiro a vergar tenha sido precisamente Victor Baptista, bastando que José Sócrates tenha subido na hierarquia do aparelho socialista enquanto Secretário-Geral.
Vitor Batista em entrevista ao Primeiro de Janeiro
" ... É simples. Se há algo de que não me podem acusar, é de desconhecer a realidade financeira da câmara. Eu fui director financeiro durante anos. Trabalhei com o Dr. Mendes Silva, com o Eng. Moreira e com o Dr. Manuel Machado, e com todos eles fui responsável financeiro. Executivos do PS e do PSD. Se me perguntar o que é que vai ficar para trás, ficam outras coisas para trás. É uma opção...".
De facto, ninguém pode acusar Baptista de ter conhecido bem a realidade financeira da Câmara de Coimbra, até porque no tempo em que os credores ligavam para a Câmara de hora a hora para poderem ser pagos era Baptsita o responsável finaceiro. Não se lembra, Dr. Baptista, da polémica que o envolveu com o ex-presidente da Câmara, Eng.º Moreira? Os funcionários, seus ex-colegas, aqui da CMC recordam-se bem disso!
Quanto ao Dr. Mendes Silva, é completamente falso que tenha sido responsável seja do que for. Foi técnico e apenas foi director com Manuel Machado e mesmo nesse caso, por pouco tempo.
Quis passar uma ideia falsa no sentido de ter sido o responsável máximo pela área financeira da Câmara de Coimbra desde o Dr. Mendes Silva até ao Dr. Manuel Machado, mas tal não corresponde à verdade.
Mas, independentemente de tudo, a forma como responde à pergunta como vai arranjar o dinheiro mostra bem que não faz a mínima ideia, que fala sem conhecimento de causa e sobretudo que é uma proposta/promessa de quem sabe que vai perder e por isso nunca vai ter de cumprir.
E para onde?
CASA ARROMBADA, TRANCAS À PORTA!
Parece que o Sr. Presidente da Câmara finalmente acordou... Pena que tenha de ter ardido a quase totalidade da mata de Vale de Canas para despertar este sono profundo...
O meu amigo é um crente! Não é possível fazer mudanças internamente porque os partidos em geral e o PS em Coimbra em particular transformou-se num grande grupo de vários pequeninos e grandes interesses. Estão todos ligados a negócios que enchem os bolsos a vários socialistas. Universidade Internacional, Vasco da Gama, colégios particulares, Vassalo de Abreu, Américo Baptista, Vitor Batista, Luis Vilar, Calvete, Henrique Fernandes....são todos protagonistas. Quem é manipulado? O peixinho miudo que depende de vãs promessas de emprego ... e que trocam a sua consciência pela contínua crença de que um dia estes senhores vão honrar a sua palavra!
Entendeu ?
O que nos vale é que no nosso PSD só temos gente honesta, contrariamente aos socialistas.