UMA PIA ESCANDALEIRA... Opinião de um leitor




A situação, aparentemente escabrosa, que se vive no Millenium BCP, se não transparecer publicamente uma actuação firme e decidida do Banco de Portugal, ou na pior das hipóteses, da PGR, vai abalar a confiança dos portugueses nas instituições financeiras nacionais.

O País não precisava de passar por este engulho, que efectivamente ultrapassa a questão financeira e prejudica a economia nacional, tanto mais que as instituições bancárias gozam, ainda, de importantes privilégios fiscais.
Gozam de privilégios e parecem gozar com o dinheiro dos portugueses.
Afinal, Joe Berardo, não parece ser um "trouxa". Topou a jogada.

Ou estaremos à beira de um escândalo financeiro envolvendo a Opus Dei, até aqui, incólume, no nosso País.

Uma situação semelhante aos casos: Marcinkus/IOR/Vaticano (Banco Ambrosiano)? Mateos (Rumasa)? Roveraro (Parmalat)?,...

Esperemos, então, pelos próximos desenvolvimentos.
a) e-pá

Comentários

Anónimo disse…
e-pá:

Nem de propósito!!!

O governador do Banco de Portugal (BdP) informou esta tarde os accionistas de referência do maior banco privado português que nenhum dos actuais administradores do banco poderá vir a integrar um novo Conselho de Administração da instituição, segundo uma fonte financeira próxima do processo, avançou a «Reuters».
Vítor Ramalho disse…
Os próximos episódios vão dar em nada.
Como a Casa Pia vai dar em nada.
Como o Apito Dourado vai dar em nada.
Como a Fátima Felgueiras vai dar em nada.
Como o Isaltino Morais vai dar em nada.
Como a UGT deu em nada.
Como as FP25 deram em nada.
Anónimo disse…
O comentador Vítor ramalho está correcto. Assim, só se confirma que a Justiça portuguesa é de uma uniformidade de enaltecer!
jrd disse…
Caro Vitor Ramalho,
Já agora podemos acrescentar:
Como processo dos pides deu em nada.
Como o caso dos hemofílicos contaminados deu em nada.
Como o negócio dos submarinos vai dar em nada.
Vítor Ramalho disse…
Permita-me discordar no tocante ao caso dos pides.
Lembro-me bem daquilo que fizeram aos pides em Coimbra, aquando da sua prisão e não foi nada de bom. Por outro lado muitos tiveram que fugir e outros foram presos, como tal e analisando de uma forma independente de alguma forma foram penalizados. Mas esses não faziam parte das hostes dos vencedores e como tal ainda que com brandos costumes pagaram a sua pena.
O que me revolta é uma certa impunidade em relação aos grandes.
Por exemplo no caso da Casa Pia, não tenho dúvidas que o Bibi será condenado, somente porque não tem pai rico nem foi ao BES.
e-pá! disse…
Independentemente das questões judiciais que este caso do BCP levanta, ou pode vir a levantar,há um outro aspecto, que neste momento, é essencial, digamos, crucial.

A exigência de uma atitude das entidades reguladoras da actividade bancária e da Bolsa em Portugal (Banco de Portugal e CMVM) norteadas por um extremo rigor. E, mais, o tratamento das ilicitudes ou ilegalidades detectadas, com a mais inflexível dureza repressiva, para que façam doutrina no futuro. Para que sejam exemplares.

Se há uma actividade onde a "tolerância zero" se aplica é esta ou, então, voltamos aos tempos do dinheiro debaixo do colchão.
A actividade bancária não pode estar submetida ou condicionada por qualquer tipo de suspeita. Quanto mais de impunidade!

E estas medidas devem ser oportunas e atempadas. Não há razões para delongas, não tem de haver contemplações, nem hesitações.

Infelizmente, um eventual processo judicial, será sempre longo.

Mas são, como todos sabemos, situações diferentes.
Anónimo disse…
E os gajos não vãp presos como qq pilha galinhas?Atão,onde está a igualdade,fraternidade e,ahahah...Tou farto de rir!Pelos vistos aqueles jimbras que estavam no banco desde 1999 não podem candidatar-se à presidência.e ESTE TEMPO TODO ANDARAM-SE A ORIENTAR E A FAZER PANELINHA.Não acham que já basta de condescendência?Onde tá justiça os direitos humanos(a pobreza,é um atentado!)
Anónimo disse…
É evidente, a justiça portuguesa não funciona, não funciona mesmo.
Os ciganos romenos roubam e a justiça põem-os na rua.

Estamos lixados, cuidado, eles andam aí.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides