O maior inimigo do PS é o próprio PS

Se Mário Soares avançar para o terceiro mandato em Belém, cava, inevitavelmente, o principio do fim desta fase alta do PS e da própria governação. Nestes últimos anos o PS tem sido afastado do poder, pela sua própria vontade. O maior exemplo é o de Guterres.
O sufrágio só marginalmente tem legitimado essas saídas. Porque será assim?
No tempo de Guterres, as "guerrilhas" nas federações cansaram-no. Por exemplo, nessa altura muitos que estiveram contra VB são agora os seus mais aguerridos apoiantes, etc. Aliás, essa "guerrilha" acabou por ficar bem estampada nas cenas tristes por ocasião do falecimento de Sousa Franco.
A ideia de renovação é colocada definitivamente na gaveta.

Por outro lado, o próprio Mário Soares disse de modo peremptório que nunca mais, e afinal de contas, como é? Onde fica a palavra?

Será que é para proteger e manter à tona a família Soares ou é para a afastar definitivamente?

Se perder o PS é menos prejudicado?

Onde estão outros ilustres socialistas que devem esse passo ao PS? Cobardia política?

Comentários

Anónimo disse…
Felício basta ver o que fizeram com o Luis Marinho na Figueira da Foz...para não falar de Soure...enfim...

Aquele abraço deste teu camarada sempre presente
Anónimo disse…
Mário Soares?
O bocas? O galgas?
Então, o homem tem palavra: ele disse que não avançava, que estava reformado da política, e por isso não vai avançar, com toda a certeza.
Ou Soares não é um homem de palavra?
Anónimo disse…
Caro Carlos Felício:

"Oh, cobarde consciência, como me afliges" (Ricardo III, Shakespeare).

Sei que é militante do PS. Esse facto reforça a coragem do seu "post". Mais ainda do que na sua coragem, fixei-me na lucidez do que escreveu.
Os meios de comunicação social têm vindo a passar declarações proferidas por Mário Soares, desde 1994, sobre as próximas eleições presidenciais. Sim, sobre as próximas eleições presidenciais, não sobre as anteriores. Ainda há pouco, ouvi declarações que ele proferiu à TSF, há poucos meses, onde disse ser um "erro brutal" e uma "enorme falta de bom-senso" encarar uma possível recandidatura sua à presidência da República. O "argumento republicano" ontem invocado por Manuel Alegre, em Viseu, foi precisamente referido por Mário Soares, para justificar o absurdo de uma eventual recandidatura sua à presidência da República.
Mário Soares faltou à verdade do que disse. Com tremenda ligeireza, invocou um argumento de pura conveniência partidária. À semelhança do que fazem, nos partidos políticos, muitos jovens mal preparados.
A vida da República não se resume à vida de ninguém em particular, nem do que, no estrito plano pessoal e partidário, é conveniente em cada momento.
É este um problema grave que afecta todos os partidos políticos. Antevejo que o PS se vai sair mal deste triste espectáculo, que não prestigia ninguém.
"Mário ama Mário", para ilusão da sua corte. Para seu desespero, talvez. Shakespeare continua
actualíssimo.

Pedro Alegrete
Anónimo disse…
Aquela clara madrugada que
Viu lágrimas correrem no teu rosto
E alegre se fez triste como se
Chovesse de repente em pleno Agosto

...

E viu que a pátria estava toda em ti
E ouviu dizer adeus: essa palavra
Que fez tão triste a clara madrugada
Que fez tão triste a clara madrugada

O Canto e as Armas, 1974

Manuel Alegre
Anónimo disse…
PALMAS, PALMAS E MAIS PALMAS.
FELÍCIO, NÃO PODERIA ESTAR MAIS DE ACORDO CONTIGO.
MAS, INFELIZMENTE, NO NOSSO PS, INSTITUI-SE, HÁ ALGUNS ANOS, UMA DITADURA ENCAPOTADA, A DITADURA DEMOCRÁTICA. JÁ OUVISTE FALAR? POIS É. É A DEMOCRACIA DO PENSAMENTO ÚNICO. E QUAL PENSAMENTO. O PENSAMENTO DOS MAIS MEDIOCRES DO PS QUE PRECISAM DELE PARA VIVER BEM PORQUE NÃO TÊM PROFISSÃO DE MÉRITO CONHECIDA. JORGE COELHO, MIGUEL COELHO, FERNANDO GOMES, ARMANDO VARA, JOSÉ LELLO, FAUSTO CORREIA, VICTOR BAPTISTA, LUIS VILAR, ANTÓNIO CAMPOS E TANTOS, TANTOS OUTROS!
Anónimo disse…
ISTO NÃO TARDA NADA DÁ NOVA REVOLUÇÃO!
Anónimo disse…
pois é a renovação fica definitivamente na gaveta, mas também não sei que renovação haveria com a candidatura de M. Alegre.
pessoalmente acho até que M. Alegre não tem perfil para ser presidente da república.
acho, no entanto, que foi um excelente candidato nas eleições internas, fazendo esquecer o unanimismo que juntou algumas figuras do PS, sim porque no fim todos gostam de aparecer na fotografia ao lado do vencedor.

onde fica aqui a palavra de soares? decerto que na gaveta, mas reconheço-lhe o direito de poder voltar atrás e apresentar a sua candidatura.

efectivamente o PS não tinha candidatos como se viu. o próprio M. Alegre foi uma questão de oportunidade, não uma questão de vocação. até porque nem seria nunca a primeira escolha da esquerda par o lugar.
sim, alguns senhores recusaram mais esta luta, como já recusaram outras, já começa a ser hábito.
o voluntarismo de Alegre não seria a melhor solução, mas é merecedor de reconhecimento.
sim, o PS perde menos com a possível derrota de Soares, sim, pelo simples motivo que Soares vale mais votos que o PS.
sim, acho que Soares no mínimo tem a coragem de ir à luta, aquela tenacidade que muitas vezes dizemos que falta à actual classe política.
Soares não recusa uma luta, seria impossível para Soares, no meu entendimento, ficar sentado no seu sofá a ver Cavaco ganhar umas eleições a que ele poderia mudar o curso.
é a postura, decerto passível de crítica, de um velho lutador. personalidade nem sempre consensual, mas que reconhecidamente não vira nem virará a cara à luta enquanto puder.
Anónimo disse…
Meus senhores,
Se Mário Soares voltou atrás foi porque achou que o "DEVERIA" fazer!

Deveriam sentir pelo menos, ALGUM orgulho pelo percurso político de Mário Soares. Ninguém como ele merece aos 81 anos a prova de que ainda pode ser muito útil ao país e aos portugueses, bem como à própria democracia.

Ele merece o nosso respeito e a nossa admiração.

AS ÁRVORES...

SOARES É FIXE!
Anónimo disse…
Mário Soares vai perder.
Isto não é monarquia nenhuma.
Anónimo disse…
NÃO: O MAIOR INIMIGO DO PS SÃO OS INTERESSES DE GRUPOS ONDE ACTUAL PROTAGONISTAS POLÍTICOS E QUE TRANSFORMAM O PS NUMA SALGANHADA PROMÍSCUA
Anónimo disse…
Se sabe de factos diga-os, senão faça o favor de fechar a matraca. Cobarde!
Anónimo disse…
Estão todos com os cabelos em pé com medo do estrago que SOARES ainda é capaz de fazer nestas eleições! E bem podem ter medo que SOARES é um GIGANTE da Política, quando se mete é para GANHAR!
SOARES É FIXE!
Anónimo disse…
fo*** que este não larga...
Anónimo disse…
para o meu amigo das 12:42 PM, que provavelmente está pendurado nalguma das tradicioanis promessas, ou pior, numa qualquer expectativa, apenas digo que se a policia judiciária não faz nada vou ser eu a ter de me incomodar? mas alguém actredita que alguém com uma aposentação de €900 possa andar de mercedes e a fazer vida de rico ?
dou-lhe ideias: vadco da gama, internacional, colégios particulares, imobiliaria de leiria
Anónimo disse…
já agora: de quem é verdadeiramente uma mercedes vitto preta que foi"ofertada"ao PS de Coimbra?dizem as más linguas, note-se que eu não acredito, que foi um empreiteiro. Mas sabem em nome de quem está essa carrinha? Alguém acredita que o suposto proprietário(a) dessa carrinha a ceda todo o ano ao PS e permita que seja um funcionário do PS a andar nela sempre?
Anónimo disse…
É anónimo das 3.24, tenha kalma olhe q lhe dá uma coisita.
Take it easy ...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides