Coimbra é uma ilha debruada a negro

Quando, há tempos, o Dr. Carlos Encarnação andou a passear no jipe dos bombeiros por Vale de Canas, para mostrar à comunicação social e dizer ao munícipes que estava tudo preparado para os incêndios, muitos julgaram que se referia à prevenção.

Tinha a crédito o facto de ter sido secretário de Estado da pasta que tutela os bombeiros e, por isso, foi levado a sério. Afinal tudo estava preparado para os incêndios, mas para arder, não para os evitar.

Neste momento, em que o fumo e o cheiro ainda empestam as casas, depois de horas de aflição, medo e angústia, vividos nas últimas noites, penso como as catástrofes são fruto da incúria de todos. O dono da vivenda que deixou o quintal cobrir-se de mato, o fiscal que não aplicou a coima a quem não protegeu a casa, quem ergueu a moradia no meio de pinheiros, quem autorizou a construção dentro da floresta, todos são culpados.

Vale de Canas era um pulmão da cidade e o jardim do meu apartamento. Agora é um cemitério de árvores ardidas e a visão lúgubre da catástrofe.

Fazer política, nestas alturas, aproveitar a desolação e a raiva para a luta partidária, é uma atitude pusilânime. É tempo de solidariedade e de assumir culpas, os cidadãos e os governantes.

Mas quem vê e ouve Carlos Encarnação na televisão, não pode deixar de sentir revolta pelo aproveitamento que faz, pelas responsabilidades que enjeita, pela forma como desvia as atenções para os gestos de civismo da população que acorre com leite e água para os bombeiros.

É um político hábil. Está longe de ser um autarca dedicado e um presidente exemplar. Até parece que as autarquias nada têm a ver com o ordenamento florestal e territorial.

Comentários

Anónimo disse…
"Tinha a crédito o facto de ter sido secretário de Estado da pasta que tutela os bombeiros e, por isso, foi levado a sério"...
E o Sócrates já é para levar a sério?
O homem não foi secretário de Estado do Ambiente?
E não foi MINISTRO DO AMBIENTE?

Há que ter memória!
Anónimo disse…
Caro Anónimo das 1:47 PM

Sócrates não disse que em Coimbra estava tudo preparado para os incêndios, quando afinal estava tudo preparado para arder.

Desta tragédia ninguém sai bem. Mas sacudir a água do capote não é uma atitude que honre quem a toma ou inspire confiança de quem vê.
Anónimo disse…
Ó pessoal, isto não foi um incêndio, foi uma "queimada controlada", digo circunscrita. E assim passámos a estar todos mais seguros: não arde nos próximos 5 anos.
paulo disse…
Se no próximo Inverno o Sr. Presidente ( putativo ) se apróximar do Mondego, evacuem Montemor. É cheia na certa.
Além do Presidente da Câmara, também os Presidentes de Junta têm responsabilidades relativamente aos fogos... Apesar do Presidente da Câmara ser o 1º responsável no Concelho os autarcas de Freguesia não podem ser ilibados...
Anónimo disse…
Ai, ai, ai...
Tinha prometido a mim próprio que me remeteria ao silêncio durante as "pré-autárquicas". Silencioso, mas atento...
E atento reparei no sorriso sarcástico de António Costa à saída do Governo Civil de Coimbra...
Atento, também, escutei as declarações de circunstância do primeiro-ministro...
Atento e estupefacto li as notícias sobre a conferência de Imprensa do presidente da distrital do PS...
Estupefacto e revoltado leio hoje o anúncio do PS nos jornais da cidade... E não me posso remeter mais ao silêncio!!!
Ardeu 80% da área verde de Vale de Canas; existem casas destruídas; cidadãos desalojados... Coimbra vestiu-se de um negro fumo que nos entrou casa dentro. E o Dr. Vitor Batista está preocupado com os 100 metros...
Caro candidato; caro presidente; caros defensores do candidato a presidente: fazer chicana política quando milhares de pessoas tiveram a sua habitação em risco é, no mínimo, mau-gosto.
E até o mau gosto tem limites...
Anónimo disse…
Pois. Já agora não sei porque é que os concelhos do PSD têm sido muito mais maltratados pelo fogo do que outros que não são. Pode ser mera coincidência mas...
Anónimo disse…
Agora o caminho está aberto para as "iniciativas empresariais", colocando de parte, por fim, o embargo licenciador decretado por manuel machado aquando dos fogos de 12 anos atras na zona da circular.
Com as sucessivas aberturas de pernas do executivo a quem melhor paga para construir, a cidade que estava a saque é, neste momento, terra queimada, é fartar vilanagem.
Muitos bolsos se vao encher em comissoes e consultadoria, em olhos fechados e outros bem abertos, acabou a qualidade de vida? longa vida ao rei betao.
Monoxido em vez de oxigenio? que se lixe viva o pato bravo, tambem ela uma especie selvagem.
Anónimo disse…
"O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) garante que ainda estão dois incêndios por circunscrever em Coimbra, um deles em São Frutuoso/Roxo Caneiro, ao contrário do que tinha sido avançado ao início da tarde pelo governador civil do distrito".
In Publico on-line
Mais uma para o rol de Batista & Friends
Anónimo disse…
Anónimo das 12:56 PM:

Curiosamente encontra mau gosto em declarações contidas e não viu nem ouviu o Dr. Encarnação a desdobrar-se em tele-jornais.

Claro que ser de direita não é crime.

Os períodos que precedem as eleições são assim mesmo.
Anónimo disse…
Ser de Direita ou de Esquerda: o crime é igual.
Anónimo disse…
Naturalmente...

Mas não foi sempre assim!
Anónimo disse…
Bonito... bonito... é um sr. , de seu nome Paulo P. Coelho que foi Sec de Estado até à meia duzia de meses com responsabilidades directas sobre os fogos e nada... mais... hoje é o numero dois do PSD à A.Republica... e é Vice-Presidente da CMFigFoz e é candidato à mesma coisa...

e esta hein!!!
Anónimo disse…
This is very interesting site... Futurama amy hentai minivan

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides