Espaço dos leitores

Cândido Portinari - (Brasil)

Comentários

Anónimo disse…
"Famílias cada vez mais incapazes de cumprir compromissos com bancos - O volume de crédito de cobrança duvidosa das empresas totalizava, em Janeiro, 1646 milhões de euros, tendo aumentado 159 milhões (ou 10,7%) face ao mês anterior. Junto dos particulares, o malparado subiu 70 milhões de euros naquele mesmo período, ascendendo agora a 2277 milhões"
In, JN

O país de sucesso, dos políticos aldrabões, das auto-estradas, dos projectos megalómanos (TGV, aeroporto d'Alcochete, nova travessia do Tejo)tem 100.000 famílias com a corda na garganta.

Quem se mete com o PS, come...
ana disse…
E se muitas famílias não comprassem mais do que podem e não fizessem férias a crédito, também talvez não estivessem nessa situação.
Anónimo disse…
Ana

E se houvesse controlo para evitar o endividamento das famílias ?

Há agora, meios informáticos capazes de gerir bases de dados, nesse sentido.

O governo, como é evidente, tem culpas no cartório e muitas, devia legislar para evitar a desgraça. Por exemplo, a lei é branda, com a publicidade, muito agressiva, onde se manifestam todas as facilidades, para contraír empréstimos.

Claro, a Banca também tem responsabilidades...
Anónimo disse…
IVA desce um por cento
O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou esta quarta-feira a redução do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) de 21 para 20 por cento, passando a vigorar a partir de Julho deste ano.

Depois de depenar os portugueses, o governo dá um pequeno rebuçado, pena que o povo nem vai notar a diferença...
Anónimo disse…
COMENTÁRIO

Por que a descida do IVA é apenas política
Nunca imaginei escrever contra a descida de impostos, mas vejamos porque é um erro enorme cortar o IVA de 21% para 20%.
João Vieria Pereira, subdirector do Expresso
17:12 | Quarta-feira, 26 de Mar de 2008



Onde está aquele primeiro-ministro antipático, decidido e com tiques de autoritarismo? Alguns especialistas em "sound bytes" falam em viragem à esquerda. Eu prefiro um mais cândido "cedência ao populismo".

Nunca imaginei escrever contra a descida de impostos, mas vejamos por que é um erro enorme cortar o IVA de 21% para 20%.

Uma descida simbólica, porque é isso que se trata, terá um impacto minúsculo na carteira do consumidor final. O mais provável é que esta descida nunca venha a ser reflectida nos preços finais. Por exemplo um produto que custa 1 euro, paga 21 cêntimos de IVA. Ao pagar apenas 20% deveria passar a custa 99 cêntimos. Alguém acha que o comerciante vai descer o preço? Os ganhos desta medida vão ser todos absorvidos pelo intermediário, o mesmo que pode deduzir o IVA. Em termos de equidade é um erro enorme.

Todos sabemos que a redução do défice foi feita à custa das receitas fiscais e que os cortes na despesa são até agora supérfluos. Tirar 500 milhões de euros por ano é pouco no total da receita, mas é dinheiro que pode fazer a diferença em anos de aperto económico. E o impacto da crise nos Estados Unidos ainda está para vir.

E em termos europeu a nossa vantagem fiscal não melhora. Este que podia e devia ser um dos principais argumentos para uma descida do IVA não funciona pois continuamos com uma taxa de imposto muito superior à que se pratica, por exemplo, na vizinha Espanha. (16%)

Esta não é uma descida "justa", é um desviar das atenções dos erros enormes que o Governo de Sócrates tem cometido desde o início do ano. A oposição tem mais um motivo para falar em propaganda.

Tudo o que saí deste governo...é m****.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides