Um dos homens que em Portugal sabe desta ‘poda’ (financeira), isto é, das suas ' maningâncias ' assente num saber camoniano (de 'experiência feito') é João Rendeiro (de sua graça) que resolveu produzir sobre o ‘caso GES/BES’, em desenvolvimento, algumas afirmações deveras preocupantes. Trata-se de um expert que sendo, neste momento, um dos principais arguidos no processo BPP ostenta publicamente o ‘ savoire faire ’ relativo a estas coisas e é tido pelos ‘ mercados ’ como um analista qualificado (que terá apreendido com o ‘desastre BPP’). Este ex-banqueiro (actualmente está inibido de exercer essa ‘profissão’) que virou comentador económico-financeiro na blogosfera ( link ; link ) admite que o impacto na economia gerado pela ‘crise GES/BES e associados’ poderá ser quantificado numa queda do PIB que atingirá 7,6% link . Até aqui as preocupações políticas (do Governo e dos partidos) têm-se centrado sobre quem vai pagar a falência do Grupo (BES incluído) e as c
Comentários
A descida de 1%, pouco, ou nada, mexerá nesta situação.
O melhor espectáculo foi a irritação da oposição de direita.
Na verdade, na Alemanha o IVA standart subiu de 16 % para 19 %, em 1 Janeiro 2007.
A Taxa reduzida menteve-se a 7 %.
A subida do IVA é um jargão comum a todos os economistas conservadores (esta subida é também uma consequência do Governo da Srª Angela Merkel) que gostam de referir que uma taxa elevada de IVA ao diminuir as contribuições para a segurança social, permite reduzir o desemprego. Nunca compreeendi este mecanismo!
Em Portugal foi, como se lembram, na sequência do "choque fiscal", protagonizado por Durão Barroso, que começou - para ainda não ter acabado - a saga do desemprego....
Continuo a pensar que uma taxa de IVA elevada é prejudicial para o crescimento económico e para a contenção dos indíces de desemprego e, acima de tudo, é injusta já que penaliza proporcionalmente mais os pobres do que os ricos.
Portanto, o meu apoio vai no sentido que o IVA continue a baixar, até porque tenho dificuldade em compreender a existência de diferentes diferencias nos 25 países da UE.
A integração financeira e fiscal - apesar do êxito da integração no Euro no espaço europeu - tem andado a passo de caracol.
Alguém, por ponderosas razões, está a travar!
Este é um problema que o Tratado de Lisboa (apesar da não obstaculização do referendo) não resolve!
"Maior cego do que o cego, é aquele que não quer ver!"
Portugal é francamente o país mais bem colocado nesta tabela! Não podemos analiza-la assim a "sangue frio"
Temos que ver os pós e os contras e nesse sentido, Portugal é o país da União Europeia que mais está a crescer... de longe!
"já que os nossos indices de confiança continuam baixos" Por favor não diga asneiras! Portugal está com uns índices de confiança altissimos, todos o reconhecem! São os índices mais elevados da UE
"Portanto, o meu apoio vai no sentido que o IVA continue a baixar" Pelo amor de Deus e-pá! Não digas asneiras e seja razoável!
PORTUGAL RUMO AO FUTURO, COMO NUNCA FOI !!!
Socialista e com alma ? Já devia ter sido saneado pelo Carlos Esperança...para ateu a alma não existe.
Mas têm que aguentar!!! que remédio !
Bem me parecia que o/a SDA andava a snifar alguma coisa...
Ah, já agora, corrija o erro tipográfico porque é "temos de"...
"Portugal está com uns índices de confiança altissimos, todos o reconhecem!" É o delírio total!!! E, para cúmulo, ainda pede aos outros que não digam asneiras!
E o burro sou eu?!?
A minha única intenção foi colocar elementos à reflexão dos leitores.
Nem todos estarão tão bem informados como o e-pá.