Uma universidade construida sobre um cemitério judaico


Universidade Aristótoles de Salónica, Grécia. Construida sobre um cemitério judaico destruído pelos Nazis alemães durante a segunda guerra mundial.

Salónica, antiga cidade otomana onde se refugiaram muitos judeus sefarditas oriundos de Portugal e de Espanha, onde antes das guerras balcânicas coexistiam pacificamente turcos, judeus, macedónios eslavos e gregos. Depois da shoah, da helenização forçada ou expulsão dos macedónios eslavos e dos turcos, do realojamento aí dos refugiados gregos da ásia menor, é hoje uma cidade etnicamente pura (100% de gregos).

Um dos genocídios a que o ocidente fecha os olhos... E não só causado pelos alemães, mas também pelos gregos que clamam a paternidade da democracia.

Comentários

Anónimo disse…
Rui Cascao:

O cristianismo ortodoxo grego, uma das formas mais reaccionárias do cristianismo actual, não tem a ver com esse genocídio?

A obrigatoriedade de mencionar a religião no B.I. terminou recentemente, por imposição europeia, com a oposição crispada do defunto patriarca de Atenas.
Rui Cascao disse…
Quanto ao holocausto judaico na Grécia, os principais responsáveis foram os nazis alemães. O papel da Igreja Ortodoxa grega é negado ou branqueado. Note-se que na Grécia os cidadãos são alvo de intensa propaganda nacionalista e o próprio estado e sistema educativo incentivam a xenofobia. Os turcos são o inimigo que quer esmagar o povo grego, os albaneses são considerados como sub-humanos, os Búlgaros como adversários cruéis, os macedónios como usurpadores da helenidade, etc.
Quanto às restantes medidas de limpeza étnica, nomeadamente da comunidade macedónia e valáquia no Norte da Grécia, o pretexto foi a guerra civil e a alegada solidarização dessas comunidades com os comunistas pró-titistas
Anónimo disse…
Por acaso não será a Universidade Independente ????

ehehehehehe

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides