Outros etnocídios

Há os genocídios e etnocídios que são reconhecidos e condenados pelo Ocidente e pelo establishment. O dos curdos, o dos arménios, o dos judeus.
No entanto, o Ocidente fecha os olhos quando minorias suas são oprimidas e finalmente suprimidas.

Em França a cultura basca, corsa e bretã foram ao longo dos séculos lentamente eliminadas em nome do princípio da individualidade da cidadania (francesa) e da rejeição de direitos colectivos de minorias.

Em Espanha, durante o franquismo, as minorias basca, galega e catalã foram perseguidas. Na Rússia, inúmeras culturas foram russificadas e estalinizadas. Na Roménia e na Eslováquia, são as minorias húngaras a vítima. Na Áustria são sucessivamente violados os direitos da minoria eslovena. Na Grécia os macedónios eslavos e os turcos foram expulsos ou helenizados à força (excluindo a minoria turca e pomak dos Ródopes que goza de protecção internacional).
Nos EUA os índios americanos foram alvo de genocídio, pelo que os EUA nunca reconheceram o conceito de genocídio no direito internacional.

Vê-se que há genocídios e etnocídios "bons" e "maus".

Comentários

Anónimo disse…
Para não falar da hostilidade com que os adeptos das equipas forasteiras se deparam quando se deslocam ao estadio do dragão.

Mensagens populares deste blogue

A descolonização trágica e a colonização virtuosa