Páscoa


Dizem-me que:


A Páscoa é sempre no primeiro Domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual é uma festa móvel no calendário romano. Mas sei que o imperador Constantino, no Concílio de Niceia, também se meteu no assunto, com a ajuda de 318 bispos, no ano 325.

Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós voltará a viver! E só o Manuel de Oliveira e poucos mais viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (maiores de 95 anos!).
A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). Já poucos seremos vivos!!! A última vez aconteceu em 1913.

A próxima vez em que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março corria o ano 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

Quanto aos votos canónicos que é mister apresentar nestas festividades, relacionadas com o equinócio da Primavera, deixo a outros, mais créus, a formulação acompanhada do adjectivo relacionado com a santidade.

Ficam, porém, os votos de um bom fim-de-semana alargado e um abraço, para todos os leitores do Ponte Europa.

Comentários

Anónimo disse…
Interessante post. Está a ver que também é capaz de ser razoavel e pouco básico em temas que tocam a religião?
Boa páscoa
ana disse…
E já agora, alguém conhece o facto que determina a data do Carnaval? Disse-me um professor velho (do tempo em que os professores sabiam muitas coisas)que eram as marés que se seguiam ao Natal, mas já não me lembro bem.
Anónimo disse…
Um ateu a opinar sobre a Páscoa, é no mínimo curioso...com jeito o CE, um dia, converte-se.
Anónimo disse…
...vais fazendo leituras variadas, pelo menos!! Já andava a pensar em "cristalização"...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides