BPNgate: início do julgamento de um mega-processo...

Começa hoje em Lisboa [Campus da Justiça - Parque das Nações] o julgamento do BPNgate, uma acção judicial complexa com dezenas de processos e uma impressionante quantidade e variedade de arguidos e acusações: abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada, aquisição ilícita de acções, etc. em que são acusadas sucessivas administrações do grupo financeiro SLN/BPN.
Esta primeira acção - dado o avultado número de intervenientes - deverá arrastar-se durante 2011. Link

Desde a intervenção do Estado, verificada aquando da sua nacionalização em 2008, que já foram injectados no BPN cerca de 4.700 milhões de euros, provenientes do erário público, a fim de evitar a sua insolvência. Existem cerca de 4.600 clientes que se consideram lesados e que reclamam um montante global da ordem dos 17 mil milhões de euros. Link

Neste megaprocesso estão envolvidas múltiplas personalidades ligadas ao período de governação cavaquista [1985-1995], pelo que, de certo modo, este é o julgamento da "clique económico-financeira do cavaquismo".

É, também, um caso com implicações políticas: A sucessivas injecções de capitais públicos no BPN têm sido objecto de inúmeras interpelações ao Governo por parte dos partidos políticos na Assembleia da República...nem sempre cabalmente esclarecidas.

De resto, será - com certeza - um julgamento que os portugueses seguirão com a máxima atenção.

Comentários

Graza disse…
Dissecando esta foto, talvez possamos chegar á conclusão que aqui, já Cavaco deveria estar a querer sair da festa e a querer ser ressarcido do investimento, porque, o Loureiro aponta o objectivo, o Oliveira e Costa diz-lhe ao ouvido que é um pouco mais ao lado e Cavaco disfarsa e assobia pró lado...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides