quinta-feira, maio 11, 2006

AFINSA – Burla de 1750 milhões de euros

É ainda cedo para avaliar as consequências das burlas protagonizadas pelas empresas Afinsa e Fórum Filatélico e já é tarde para serem ressarcidos 12 mil portugueses e 350 mil espanhóis que investiram em selos.

Os aforradores foram vítimas da ganância ou ingenuidade que os levou a confiar em empresas agora acusadas de evasão fiscal e burla.

1750 milhões de euros!!! Eis uma D. Branca à escala ibérica, com calças, diploma de Engenheiro e nacionalidade portuguesa, um caso de orgulho patriótico desfeito pelas autoridades espanholas ao encerrarem as respectivas sedes, em Madrid, e as delegações espalhadas por Espanha.

Após o congelamento das contas bancárias das empresas, na sequência da revista aos domicílios de alguns administradores, foram encontrados pela polícia 10 milhões de euros, em dinheiro, escondidos em dois buracos – um rombo na credibilidade da gestão a fazer prever o pior para os investidores.

Martins da Cruz (na foto), ex-embaixador em Madrid e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, amigo pessoal do Eng.º Albertino de Figueiredo, dono das empresas, faz parte da administração do grupo Escala, detido a 70% pela Afinsa.

Estava, na qualidade de consultor, encarregue da estratégia de internacionalização da empresa, objectivo a que as autoridades policiais puseram termo.

Fonte: Diário de Notícias (Economia) - hoje.

12 Comments:

At quinta mai 11, 06:36:00 da tarde, Anonymous UFO said...

Pelo meio houve atribuição de comendas e tudo! Os farsantes raramente resistem à vocação. E dão deixas uns aos outros, quando dispõem de palco.

 
At quinta mai 11, 08:34:00 da tarde, Anonymous e-pá! said...

A responsável em Portugal pela AFINSA foi ontem convidada por uma das Tv's nacionais onde se esforçou no sentido de sossegar os "investidores".
Tarefa difícil apesar do bom desempenho televisivo.
O que me espanta, no meio disto tudo, é que qualquer que seja a investigação que se faça, os "investigados" são logo mediatizados e tem tempo de antena (de sobra) para exporem e repisarem a sua posição e sistematicamente a sua presumível inocência. Os investigadores emitem comunicados oficiais e encaminham os presumíveis prevaricadores para os tribunais.
Agora, com a intromissão do Martins Cruz nestes "negócios" é melhor os "investidores" porem-se a pau.
Vimos como este Senhor actuou no caso da cunha da filha. Além de ter "enterrado" sumariamente um colega de governo, na mesma altura, meteu os pés pelas mãos e tentou ingloriamente negar as evidências.
Portanto é de esperar novas performances do Sr. Martins Cruz!

Vamos esperar para ver.

 
At quinta mai 11, 10:59:00 da tarde, Blogger Mano 69 said...

Que riqueza de opiniões quer do articulista quer dos que articulam baboseiras.
Uns verdadeiros defensores do direito que rapidamente matam e enterram o corpo do delito.
Bem ajam!

 
At quinta mai 11, 11:30:00 da tarde, Blogger cardeal patriarca said...

Martins da Cruz é um homem ernesto com provas dadas.

Quando cheira está por perto.

Até a cola.

Também está nos selos.

 
At quinta mai 11, 11:40:00 da tarde, Blogger Camisa Azul said...

Não é este o ex-ministro que arranjou uma cunha para a filha entrar na Faculdade?

 
At sexta mai 12, 02:33:00 da manhã, Blogger FONSECAeCOSTA said...

Mano 69 (salvo seja !)
Articulas ai´,ao que parece, umas criticas ao postador do comentario e ao sentido geral dos comenta´rios
adjacentes...mas sem nexo, sem for-ma e sem conteudo!Isso nao eh nada!
Desenducha, troca isso por miudos.
FALAR CLARO E MIJAR DIREITO , porra!

 
At sexta mai 12, 11:38:00 da manhã, Anonymous e-pá! said...

Mano 69

Já sabemos que quer invocar a presunção da inocência. Estamos de acordo. Por isso vamos esperar.

Agora, confundir os comentários como posturas que "rapidamente matam e enterram o corpo do delito" é a condenação (formal) da livre opinião e uma profunda repulsa pelas análises prévias das situações que profanam (e incomodam)este País.

Quem anda a matar a sua reputação
e a enterrar a sua respeitabilidade é o ex-ministro,e não os postadores e/ou comentadores.

Matins da Cruz é um homem público, logo, exposto à opinião (pública) que se enterra pelas suas próprias mãos. Ou pelas embrulhadas onde se mete.

Mas, democraticamente, vamos esperar que se investigue.

 
At sexta mai 12, 11:53:00 da manhã, Anonymous jagudi said...

Ou vamos apenas esperar, como é costume, que esta canalhice deixe de ser falada e fique no sono dos justos, porque uma nova canalhice entrou na ordem do dia e ocupou as atenções?!

 
At sexta mai 12, 01:08:00 da tarde, Anonymous Alberto Berta said...

Em Espanha já existe um blog para a defesa dos afectados (www.afectadosforum.com) e o jornal El Mundo tem um guia (http://www.elmundo.es/mundodinero/2006/05/10/economia/1147256648.html#mapa)
E em Portugal? Os afectados têm vergonha que se descubra que afinal a sua "esperteza" foi desmascarada ou vão ser "crescidinhos" e agir como em espanha?

 
At sexta mai 12, 07:29:00 da tarde, Blogger Mano 69 said...

“Será a estupidez tangível?”

Caro FonsecaeCosta (cineasta salvo seja!)
No articular coisas sem nexo é que está o ganho. Eu só sigo a “moda” do articulista e apaniguados dado que o substrato da posta é, ou tem como fim único, acertar o passo (salvo seja) ao ex-embaixador e família. Assim, o nexo nunca pode ser causal no sentido de trazer algo de novo permanecendo a forma sem conteúdo. Confuso? Não? Então siga para bingo.
Mais a mais não me apetece desembuchar, não porque esteja embuchado consigo e/ou com o Carlos Esperança mas por que a miudeza da posta em questão é simplesmente confrangedora na sua essência.
Quanto ao «mijar direito», sic, será que você se está a referir à velha máxima portuguesa que refere que “quando mija um português, mijam logo dois ou três”?


N.B.: Para a próxima e em vez de “porra” diga antes arroz, dado que tem também dois “r” e alimenta! …





Chegou até aqui? Então pode gritar BINGO e entrementes dizer para os seus botões… o gajo está é a gozar comigo! Arroz!

 
At domingo dez 24, 04:56:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

What a great site
»

 
At sábado mar 03, 01:32:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! Forex signals free 50&aposs home decoration ionamin picture of vicodin and prescription drug car stereo car alarm marine audio car accessories Los angeles pro football Herbal tea burdock nettle hair loss Vitamin e latest Isuzu trooper sub woofer

 

Enviar um comentário

<< Home