Mensagens populares deste blogue
Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017
Por
Carlos Esperança
-
Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
HUMOR – Frases de AMÉRICO TOMÁS, um troglodita que julgávamos não ter rival
Por
Carlos Esperança
-
“Comemora-se em todo o país uma promulgação do despacho número Cem da Marinha Mercante Portuguesa, a que foi dado esse número não por acaso, mas porque ele vem na sequência de outros noventa e nove anteriores promulgados...” “A minha boa vontade não tem felizmente limites. Só uma coisa não poderei fazer: o impossível. E tenho verdadeiramente pena de ele não estar ao meu alcance.” “Neste almoço ouvi vários discursos, que o Governador Civil intitulou de simples brindes. Peço desculpa, mas foram autênticos discursos.” “A Aeronáutica, como várias vezes disse, é um complemento da navegação marítima, pois com o progresso da técnica e a rapidez da vida de hoje, era necessário por vezes chegar mais depressa.” “O caminho certo é o que Portugal está seguindo; e mesmo que assim não fosse não há motivo para nos arrependermos ou para arrepiar caminho” [1964] “Eu devo dizer que as incompreensões e as críticas – e quando me refiro ás críticas refiro-me àquelas que não sã...

Comentários
Excelente frase que se enquadra, pela mesma ordem de ideias, naquela que diz «será a estupidez tangível?"
O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo Pinho, encaminhou ao Senado Federal projetos que tornam leis prisionais mais rígidas.
Nomeadamente alterações do "Regime Disciplinar Diferenciado". Este regime restringe que restringe as visitas, o acesso a meios de comunicação e banhos de sol.... Praticamente o isolamento.
Actualmente, este regime pode vigorar por um período máximo de de 180 dias e a nova proposta pretende que o mesmo possa vigorar por tempo indeterminado... A "inspiração" destas propostas é... no sistema prisional que o aplica a dirigentes da máfia. A Europa, por vezes, inspira medidas repressivas medievas. Não podemos ser bons em tudo.
Bem sei que nas prisões brasileiras estão detidos alguns criminosos violentos, membros de "gangs", assassinos profissionais, etc., que aparentemente justificam o apertar do código disciplinar prisional.
O problema é o mesmo: sempre que há perturbações graves da segurança avançam-se com medidas restritivas das liberdades individuais, como se verifica agora no Reino Unido, sob a batuta do Sr. Blair.
Nas prisões as liberdades estão obviamente cerceadas, mas o regime prisional tem de ser, no mínimo, "humanitário".
Outro problema é não ir à "causa das coisas".
A intensificação da repressão satifaz os legisladores, os governos, as forças de segurança, mas, pelo contrário, deve preocupar o cidadão comum pelo permanente "consumo" de direitos, liberdades e garantias.
Esta história do "Regime Disciplinar Diferenciado" é só um exemplo recente das primeiras consequências dos motins.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, já anunciou que colocará em votação um pacote de medidas de segurança.
Lula, a propósito destes motins, disse:
"Quando não se investe em educação, gasta-se em prisões".
O presidente do Senado, que se saiba, não revelou qualquer agendamento deste assunto na área política da educação.
Navegar à vista!
Meu Deus, como é possível tanta estupidez???!!! Tentar justificar estes actos com as desigualdades sociais??!! Estes bandidos não têm perdão, são o crime organizado dos roubos, assassinatos e raptos, e pertencem ao narcotráfico. Além disso são podres de ricos!
E já agora ó Esperança, não é um esquerdista que é Presidente do Brazil?? Porque não tem feito quase nada pela diminuição das desigualdades? Enfim....!!!!!
É uma questão já antiga, claro. E tantas vezes há-de ir o cântaro à fonte...
Mas há quem não queira saber.
O ódio á esquerda não pode ser cego e tão manifesto.
Na verdade, importa saber que o governador do Estado de S. Paulo, um homem da direita e candidato às próximas eleições presidenciais, procedeu a significativos cortes orçamentais que afectaram as prisões e as forças de segurança.
Ninguém comenta essa atitude. É mais fácil assacar responsabilidades ao Lula e, a partir daí, à esquerda.
"Nada justifica a violência. Mas compreende-se."