Ramalho Eanes referiu como trágica a descolonização em que «milhares de pessoas foram obrigadas a partir para um país que não era o seu». Tem razão o ex-PR cujo papel importante na democracia e o silêncio o agigantou depois da infeliz aventura por interposta esposa na criação do PRD e da adesão à Opus Dei, sempre por intermédio da devota e reacionaríssima consorte, que devolveu o agnóstico ao redil da Igreja. Eanes distinguiu-se no 25 de novembro, como Dinis de Almeida no 11 de março, ambos em obediência à cadeia de comando: Costa Gomes/Conselho da Revolução . Foi sob as ordens de Costa Gomes e de Vasco Lourenço, então governador militar de Lisboa, que, nesse dia, comandou no terreno as tropas da RML. Mereceu, por isso, ser candidato a PR indigitado pelo grupo dos 9 e apoiado pelo PS que, bem ou mal, foi o partido que promoveu a manifestação da Fonte Luminosa, atrás da qual se esconderam o PSD e o CDS. Foi nele que votei contra o patibular candidato do PSD/CDS, o general Soares...
Comentários
Hummmmm será só mesmo coincidência de nomes ou existe actualmente algo de semelhante????
Não tenha receio em chamar-lhe PARTIDO NAZI. Afinal é uma sigla, isto é a contracção da palavra alemã: (NA)tionalso(ZI)alist.
Os nomes são como as bençãos, toma-as quem quer.
Hoje, p. exemplo, o "sucessor doutrinário" do Partido Nacional Socialista (falta acrescentar dos "Trabalhadores Alemães") criado em 1964, é o Partido Nacional Democrata da Alemanha (NPD). Esteja tranquilo que não vou especular sobre a designação DEMOCRATA...
Na verdade, é conhecido como o partido "neo-nazi" alemão. Isso basta. Caracteriza-o.
Não reflete, nem tira ilações sobre o dia internacional em memória das vítimas do holocaustro.
E isto que lhe parece semelhante nem é coincidência. É a apropriação das palavras para melhor iludir os incautos. Tem exemplos disso por cá. Uns no activo, outros definando e os já extintos.
Finalmente, para complicar a questão, é preciso considerar que para além do Holocausto do povo judeu praticado por Hitler, há ainda, o de Hiroshima e o de Nagasaki... mas isso são questões humanitárias, mais complexas.
Tudo bem...
Isso é tudo muito bonito, lindo "paleio", linda argumentação, grande homem de cultura...
Mas...
Lá que era Partido Nacional SOCIALISTA, lá isso era!!!... o resto são cantigas!!!!
De facto o Partido Nacional Socialista era na génese um partido de esquerda, comunista e contra os capitalistas.
Hitler foi enviado pelo exército para vigiar as reuniões deste partido que decorriam numa cervejaria em Munique e, em pouco tempo, não só se filiou, como também alterou as bases prgramáticas do partido EXPULSANDO os fundadores.
E assim o nome é apenas a herança de uma take-over, querer agora dizer que o partido NAZI era um partido socialista é de quem só olha aos nomes e não aos factos.
O verdadeiro partido socialista era o SPD, e os sus militantes foram perseguidos pelo partido Nazi.
Mas se o anónimo quer reescrever a história, é lá com ele.
Se quiser dizer que o Partido Nazi era socialista e que os socialistas são todos nazis, é lá com ele.
Mas já agora, se quiser ir por essa vertente, não se esqueça que o PSD é um partido social democrata que pelo nome se deveria opôr a Merkel, Thatcher, Aznar , Chirac e Berlusconi.