De regresso à Idade Média

Papa oferece indulgências a visitantes da basílica de Lourdes

Os católicos que visitarem o santuário de Lourdes durante um período de um ano vão receber indulgências o que, segundo a Igreja católica, reduz o tempo no Purgatório – informa a Reuters.

Comentários

Anónimo disse…
Que tem o Sr. a ver com isso?
Não é a religião algo do "foro privado", como gostais - vós, os ateus - de dizer?
Respeite os crentes, não os ofenda e não se meta onde não é chamado.
e-pá! disse…
CE:

Nada disto é o regresso à Idade Média!
Isto é puro marketing do séc. XXI.

Com toda a probabilidade o "negócio" em Lourdes não está a correr bem e torna-se necessário uma promoção...

Mas, vamos ser "caseiros"...
Não compreendo porque nesta benessse papal não está incluído, p. exº, o santuário de Fátima.
É novo, moderníssimo, amplo, custou 80 milhões de € (aos peregrinos), ...etc.
E, em vez de 1 jovem adolescente moleira, temos 3 pastorinhos...
Aparentemente, tem sido mais "vendível"...
Anónimo disse…
pai de família:

Limitei-me a dar uma notícia para promover a corrida às indulgências e divulgar a santidade de Lourdes.

Julguei que o Purgatório tinha sido abolido antes do Limbo mas verifico que ainda está aberto ao público.
Anónimo disse…
Sr. Carlos Esperaqnça

O Sr. não deu uma notícia, julgo eu.

O que fez, foi utilizar um acontecimento, que só aos crentes diz respeito, comentando-o de forma jocosa e com pobre ironia.

Da sua crónica falta de respeito pelos crentes já não comento.

Tem toda a legitimidade de criticar, com ou sem pretensa ironia, as acções da Igreja que o afectem, mesmo não sendo crente.

O que não é o caso, agora.

Portanto, reitero o que escrevi no comentário anterior.
Anónimo disse…
A Igreja Católica nunca abolirá o Purgatório, pois este é a sua principal fonte de receitas. No início do catolicismo, só havia céu e inferno; mas isso era mau para o negócio, pois quem ia para o céu não precisava de missas, e a quem ia para o inferno não lhe valiam de nada as missas, pois nunca de lá podia saír. Então, já na Idade Média, inventaram o Purgatório, de onde as almas podem saír, com a ajuda de missas. A partir daí, foi uma pingadeira de encomendas de missas por alma dos defuntos, e de testamentos em que se deixavam fortunas para pagar missas por alma do testador. Foi o maior negócio que a ICAR inventou!

Mensagens populares deste blogue

O Sr. Duarte Pio e o opúsculo

Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017