NO BOM CAMINHO

Grupo Lena e universidade transferem saberes

“O desenvolvimento de iniciativas conjuntas com vista a alicerçar o desenvolvimento é o objectivo do protocolo assinado ontem entre a Universidade de Coimbra e o Grupo Lena…… As acções incluem, ainda, como refere o texto do protocolo, além de uma aposta na investigação, e na inovação, também na realização de estágios, saídas profissionais e sensibilização para o “empreendedorismo” … Beiras 24/01/2007.

No caminho certo…a Universidade de Coimbra tem potencial para ser um dos motores do crescimento da região. O exemplo do Instituto Pedro Nunes deve nortear a postura estratégica de uma Universidade, ligada ao mundo empresarial, contribuindo para a inovação de produtos e processos, para o desenvolvimento de produtos e serviços e consequentemente para o desenvolvimento das empresas e da região e simultaneamente contribui decisivamente para que o principal “activo” de todas as regiões, de todas as empresas, o factor humano, estabeleça-se, crie raízes, e contribuía para a valorização da nossa região, vide o caso da crioestaminal e da “criticalsoftware”.

Comentários

Anónimo disse…
A UC vai encontando, paulatinamente, o bom caminho.
Nem sempre com a expressão mediática que outras nóveis Universidades imprimem em situações idênticas.
Será necessário intensificar a
cobertura destes protocolos e acordos da Universidade com o mundo exterior.
Sente-se que sopra um vento de mudança.
É preciso inverter a falsa ideia que a UC é uma instituição anquilosada, bafienta, desfazada do tempo. Penso que Seabra Santos, apesar das dificuldades de relacionamento com os estudantes, tem uma ideia estratégica para a Universidade.
O tempo o dirá.
Anónimo disse…
só é preciso que mais resultados apareçam.
Por outro lado, se a CMC não der condições para a criação de um tecido empresarial existente, dinâmico e forte - quero com isto dizer instalação de industria - qualquer tentativa de esforço dinâmica para a região, cairá por água abaixo, certamente. Aliás, é a realidade....
Ainda nos agarramos aos HUC, mas qualquer dia, nem isso nos valerá, se não fizermos algo e lutarmos todos, em conjunto, para inverter a tendência de queda desta região!


Perna de Pau
Anónimo disse…
O IPN (Inst. Pedro Nunes) é da Universidade de Coimbra (UC), portanto o exemplo do IPN deve nortear a activade da UC????

O IPN, assim como o AIBILI, o CTCV, o IERU e outros centros que têm uma elevada alicação empresarial provêm todos da UC.
O IPN é um dos exemplo de como a UC já norteia a sua actividade.

A UC é a melhor universidade do país (Ranking da Times), a UC nunca precisou do governo para trabalhar com as melhores universidades - a Coimbra network incluí Cambrifge e Oxford.
Finlamente, sabiam que a UC é a universidade que mais referências tem nos media???? Logo seguida do Porto?

Claro que a UC continua e continurá a fazer o mesmo caminho que fez até aqui, inovação e parecerias com a indústria. Se a notícia do grupo Lena é boa para alguém é para o grupo Lena.

Conclusão:
A UC foi sempre o motor de desenvolvimento de uma região centro, quem acha que a UC nada fez são sempre os mesmos, os alunos cábulas que acham que foram injustiçados na UC nas notas, pq os partidos a que pertencem sempre lhes deram taXos maiores....

Nota final: Sabiam que os governantes aliciaram a Critical a mudar-se para Lx? De que vale as regiões esforçarem-se se depois Lx quer comer tudo?
Anónimo disse…
Bom exemplo de como deve ser entendida a cooperação. Todos beneficiam aproveitando-se os mútuos saberes, e organização.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides