Questões de fé


Nunca percebi bem onde acaba a feitiçaria e começa a religião. A primeira é uma crença de sociedades mais primitivas e a segunda o feitiço de outras mais desenvolvidas.

Os feiticeiros entram em transe, fazem sinais cabalísticos, receitam mesinhas e lançam maus-olhados. Os clérigos rezam, praticam rituais e repartem bênçãos e excomunhões. Uns e outros vivem de cerimoniais e poções a que atribuem poderes mágicos.

Ignoro a diferença entre o corno do rinoceronte e o pão ázimo, para fins curativos, pois desconheço o mecanismo de acção de ambos, mas sei que o primeiro se destina, reduzido a pó, a aumentar a virilidade e o segundo, servido em rodelas, a fortalecer a virtude e a fé.

Há rituais inofensivos. Os borrifos do hissope são inócuos se for potável a água e as fogueiras dos índios também o são, se não incendiarem a floresta.
Crenças são crenças. La Palisse não diria diferente ou melhor. O pior é o respeito que alguns exigem em nome do multiculturalismo por não saberem bem a diferença entre a barbárie e a civilização. Que em África, sobretudo na Tanzânia, os feiticeiros atribuam aos albinos virtudes terapêuticas, quando incorporados nas poções para dar sorte e atrair riqueza, é apenas uma crença, mas quando caçam homens e mulheres albinos para lhes extraírem a pele e outros órgãos, destinados a poções, a minha arrogância faz estalar o verniz e trato a questão cultural como assassínio.

É, aliás, pela mesma razão que considero crime contra a saúde pública a obsessão contra o preservativo cultivada por tribos de estados civilizados e pelo Vaticano. Não se condena a crença na ineficácia do preservativo mas têm de se julgar os danos causados à prevenção da SIDA pela propaganda da crença.

Os que agora se opõem ao uso do preservativo são das mesmas tribos que se opuseram, no passado, às vacinas e aos antibióticos.

Nota – A respeito dos albinos, que se estima haver cerca de 170 mil em África, nasce 1 em cada 20 mil habitantes na Europa e na América. Em África, nasce 1 em cada 4 mil porque sendo um problema de hereditariedade se agrava com as tradições endogâmicas.

Ponte Europa/SORUMBÁTICO

Comentários

Anónimo disse…
Não vejo diferença de igreja pra seita.
Julio disse…
Não existe diferença entre igreja e seita!
Todas as igrejas tiveram a sua origem na pequeníssima seita que um cristo judeu constituiu através do seu “Colégio Apostólico” após ter “subido aos céus”...
E essa seita deu início ao seu programa evangelístico MATANDO dois inocentes POR DINHEIRO: Ananias e Safira [Atos 5:1-11], dinheiro esse que era para ajudar os pobres em Jerusalém, a capital do grande deus tribal dos judeus, Jeová!
Vinte e três anos depois, o apóstolo Paulo iria levantar uma oferta entre os gentios a fim de ajudar os POBRES em Jerusalém, os mesmos que Pedro ajudou matando as duas primeiras vítimas da Inquisição Oficial [do “papa Pedro Primeiro”], que pelos séculos adentro computariam em MILHÕES!
Definição de SEITA: aglomerado de homens onde se matam inocentes para exaltar a santidade do deus da dita!
Mataram Ananias e a esposa, enterraram o cadáver do homem em menos de três horas, sem dar conhecimento à família ou às autoridades, e FICARAM COM O DINHEIRO do morto!!
E nunca mais a igreja deixou de ser seita...
Mano 69 disse…
Caro CE

Se não percebe a diferença entre seita e religião também não é com a ajuda? dos anteriores comentaristas que vai conseguir ver a luz.
Não é grave, seria pior se você não soubesse a diferença entre viver em sociedade ou ser anti-social primário e desatasse a vilipendiar acintosamente os crentes, monárquicos, sociais-democratas, magistrados, etc., etc., (não necessariamente por esta ordem e conjugando todos os factores).

E já agora, o rinoceronte e o seu corno estão em vias de extinção mas pode sempre utilizar Pau de Cabinda para os mesmos fins, não sei é se a Frente de Libertação do Estado de Cabinda vai gostar que os seus recursos naturais sejam delapidados. Quanto ao pão ázimo e como este não pode fermentar não faz mal ao estômago e ainda alimenta o corpo e espírito.

Saúde e bichas
e-pá! disse…
Religião, cisma, feitiçaria e seita são a mesma coisa?
Já agora:

As religiões não sobrevivem sem rituais, mais ou menos simbólicos - ou absurdos, aos olhos de quem não comunga delas.

Aliás, passados os primeiros anos de existência de uma religião, os seus seguidores passam, inclusivamente, a dar mais importância - precisamente - a esses rituais do que à essênca da doutrina.

Acerca disso, Eça disse tudo, pela pena de Fradique Mendes, na «Carta a Guerra Junqueiro», que se pode ler, na íntegra, [aqui]
Julio disse…
A religião é um passatempo inofensivo entre refeições se não houver feridos!
Entretanto, como os feridos se multiplicam no manicômio religioso, vai que religião é uma forma de injúria prolongada, se a dita tiver credenciais de OFICIAL e acesso às armas do Estado para forçar o seu evangelismo!
CMR:

Obrigado pela bela página do Eça que aqui nos trouxe.
Sepúlveda disse…
Mesmo que a religião seja inventada, já alguém pensou que muitas gente não viveria bem sem "beber" da parte boa dessa invenção?
Para muita gente é preciso acreditar em algo para o mundo fazer algum sentido. É uma das razões pelas quais não se olha para algumas coisas más que possam estar na Bíblia, por exemplo.

O problema está realmente na passagem a obcessão e intolerância.
E muitas organizações que não são seitas nem são religiosas têm os seus rituais. Ao menos a essência do que se quer ensinar pode ser positiva. Essa é a parte importante a manter. E a seguir há que lutar para melhorar moralmente a dita organização.
E porque não acreditar no Homem e na Humanidade, em vez de inventar inexistentes deuses?
o CEGO VIU MAIS QUE MUITOS QUE SE DEIXAM FOTOGRAFAR DE OLHOS ARREGALADOS E POSAM POSAM POSAM POSES ESTUDADAS A CADA MANHÃ PELO CANAL 1... qUE O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER! a VER VAMOS COMO DIZIA O CEGUINHO. uM SENHOR NOBILADO DÁ-SE A TRANSE DE ESCREVINHAR «ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA» E ELE QUE SE PERGUNTE A SI SE NÃO TEM TRAVE NO OLHO SEU QUE «VIU» CRISTO ESCREVER EVANGELHO eLE cRISTO «QUE NÃO PERCEBIA NADA DE FINANAÇAS NEM CONSTA QUE TIVESSE BIBLIOTECA» NUM DIZER DE UM, SENÃO MAÇÃO, ROSA-CRUCIANO O QUE PROVA QUE ATÉ DA MENTIRA SAI POR VEZES VERDADE...
pARA A MENTIRA SER SEGURA
E ATINGIR PROFUNDIDADE
TEM DE TRAZER À MISTURA
QUALQUER COISA DE VERDADE
(aLEIXO aNTÓNIO
QUASE ANALFABETO...)
POIS SOBRE COMENTÁRIO ANTECEDENTE DE PLUTOCRACIAS... aLEGREMO-NOS QUE cRISTO VIVE EM NÓS tERRA DE sANTA
mARIA HOJE ONTEM SEMPRE COMO CLAMÁMOS NO JUBILEU DE 2000... tOTUS tUUS mARIA ( jOAO pAULO I ii ) Porque todos de Maria todos de Jesus porque se pertinho de Maria pertinho mais ainda de Jesus -- agora até achincalham com o nome de Jesus vide «a bola» hoje a propósito de um treinador pra Benfica... Aqui para nós a Senhora Manuela Ferreira Leite pode ser séria e dar os passos desasados ao entrar no convenábulo dos dirigentes de nosso tempo (Obana incluso) para andar de bem com Deus e com Diabo ... o que na maior parte das vezes (mas nem sempre) dá mau resultado, mas, e aqui findo, NÓS TEMOS UMA RAINHA MÃE NOSSA DE NOSSA TERRA DESDE dOM jOAO O IV -- È A VIRGENZINHA DE ViLA VIÇOSA A DA CONCEIºÇÃO iMACIULADA mARIA A DO CORAÇÃO DE POMBA mARIA OU mIRIAM eSPOSA DO eSPÍRITO sANTO. o RESTO É PURA CONVERSA -- sOMOS «MONARQUIA» EM QUE A MÃE É E SEMPRE SERÁ RAINHA NOSSA DE Paz!
in
http://www.haloscan.com/comments/capuchos/1516036102424823851/

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides