Questões de fé
Nunca percebi bem onde acaba a feitiçaria e começa a religião. A primeira é uma crença de sociedades mais primitivas e a segunda o feitiço de outras mais desenvolvidas.
Os feiticeiros entram em transe, fazem sinais cabalísticos, receitam mesinhas e lançam maus-olhados. Os clérigos rezam, praticam rituais e repartem bênçãos e excomunhões. Uns e outros vivem de cerimoniais e poções a que atribuem poderes mágicos.
Ignoro a diferença entre o corno do rinoceronte e o pão ázimo, para fins curativos, pois desconheço o mecanismo de acção de ambos, mas sei que o primeiro se destina, reduzido a pó, a aumentar a virilidade e o segundo, servido em rodelas, a fortalecer a virtude e a fé.
Há rituais inofensivos. Os borrifos do hissope são inócuos se for potável a água e as fogueiras dos índios também o são, se não incendiarem a floresta.
Crenças são crenças. La Palisse não diria diferente ou melhor. O pior é o respeito que alguns exigem em nome do multiculturalismo por não saberem bem a diferença entre a barbárie e a civilização. Que em África, sobretudo na Tanzânia, os feiticeiros atribuam aos albinos virtudes terapêuticas, quando incorporados nas poções para dar sorte e atrair riqueza, é apenas uma crença, mas quando caçam homens e mulheres albinos para lhes extraírem a pele e outros órgãos, destinados a poções, a minha arrogância faz estalar o verniz e trato a questão cultural como assassínio.
É, aliás, pela mesma razão que considero crime contra a saúde pública a obsessão contra o preservativo cultivada por tribos de estados civilizados e pelo Vaticano. Não se condena a crença na ineficácia do preservativo mas têm de se julgar os danos causados à prevenção da SIDA pela propaganda da crença.
Os que agora se opõem ao uso do preservativo são das mesmas tribos que se opuseram, no passado, às vacinas e aos antibióticos.
Nota – A respeito dos albinos, que se estima haver cerca de 170 mil em África, nasce 1 em cada 20 mil habitantes na Europa e na América. Em África, nasce 1 em cada 4 mil porque sendo um problema de hereditariedade se agrava com as tradições endogâmicas.
Ponte Europa/SORUMBÁTICO
Comentários
Todas as igrejas tiveram a sua origem na pequeníssima seita que um cristo judeu constituiu através do seu “Colégio Apostólico” após ter “subido aos céus”...
E essa seita deu início ao seu programa evangelístico MATANDO dois inocentes POR DINHEIRO: Ananias e Safira [Atos 5:1-11], dinheiro esse que era para ajudar os pobres em Jerusalém, a capital do grande deus tribal dos judeus, Jeová!
Vinte e três anos depois, o apóstolo Paulo iria levantar uma oferta entre os gentios a fim de ajudar os POBRES em Jerusalém, os mesmos que Pedro ajudou matando as duas primeiras vítimas da Inquisição Oficial [do “papa Pedro Primeiro”], que pelos séculos adentro computariam em MILHÕES!
Definição de SEITA: aglomerado de homens onde se matam inocentes para exaltar a santidade do deus da dita!
Mataram Ananias e a esposa, enterraram o cadáver do homem em menos de três horas, sem dar conhecimento à família ou às autoridades, e FICARAM COM O DINHEIRO do morto!!
E nunca mais a igreja deixou de ser seita...
Se não percebe a diferença entre seita e religião também não é com a ajuda? dos anteriores comentaristas que vai conseguir ver a luz.
Não é grave, seria pior se você não soubesse a diferença entre viver em sociedade ou ser anti-social primário e desatasse a vilipendiar acintosamente os crentes, monárquicos, sociais-democratas, magistrados, etc., etc., (não necessariamente por esta ordem e conjugando todos os factores).
E já agora, o rinoceronte e o seu corno estão em vias de extinção mas pode sempre utilizar Pau de Cabinda para os mesmos fins, não sei é se a Frente de Libertação do Estado de Cabinda vai gostar que os seus recursos naturais sejam delapidados. Quanto ao pão ázimo e como este não pode fermentar não faz mal ao estômago e ainda alimenta o corpo e espírito.
Saúde e bichas
As religiões não sobrevivem sem rituais, mais ou menos simbólicos - ou absurdos, aos olhos de quem não comunga delas.
Aliás, passados os primeiros anos de existência de uma religião, os seus seguidores passam, inclusivamente, a dar mais importância - precisamente - a esses rituais do que à essênca da doutrina.
Acerca disso, Eça disse tudo, pela pena de Fradique Mendes, na «Carta a Guerra Junqueiro», que se pode ler, na íntegra, [aqui]
Entretanto, como os feridos se multiplicam no manicômio religioso, vai que religião é uma forma de injúria prolongada, se a dita tiver credenciais de OFICIAL e acesso às armas do Estado para forçar o seu evangelismo!
Obrigado pela bela página do Eça que aqui nos trouxe.
Para muita gente é preciso acreditar em algo para o mundo fazer algum sentido. É uma das razões pelas quais não se olha para algumas coisas más que possam estar na Bíblia, por exemplo.
O problema está realmente na passagem a obcessão e intolerância.
E muitas organizações que não são seitas nem são religiosas têm os seus rituais. Ao menos a essência do que se quer ensinar pode ser positiva. Essa é a parte importante a manter. E a seguir há que lutar para melhorar moralmente a dita organização.
pARA A MENTIRA SER SEGURA
E ATINGIR PROFUNDIDADE
TEM DE TRAZER À MISTURA
QUALQUER COISA DE VERDADE
(aLEIXO aNTÓNIO
QUASE ANALFABETO...)
POIS SOBRE COMENTÁRIO ANTECEDENTE DE PLUTOCRACIAS... aLEGREMO-NOS QUE cRISTO VIVE EM NÓS tERRA DE sANTA
mARIA HOJE ONTEM SEMPRE COMO CLAMÁMOS NO JUBILEU DE 2000... tOTUS tUUS mARIA ( jOAO pAULO I ii ) Porque todos de Maria todos de Jesus porque se pertinho de Maria pertinho mais ainda de Jesus -- agora até achincalham com o nome de Jesus vide «a bola» hoje a propósito de um treinador pra Benfica... Aqui para nós a Senhora Manuela Ferreira Leite pode ser séria e dar os passos desasados ao entrar no convenábulo dos dirigentes de nosso tempo (Obana incluso) para andar de bem com Deus e com Diabo ... o que na maior parte das vezes (mas nem sempre) dá mau resultado, mas, e aqui findo, NÓS TEMOS UMA RAINHA MÃE NOSSA DE NOSSA TERRA DESDE dOM jOAO O IV -- È A VIRGENZINHA DE ViLA VIÇOSA A DA CONCEIºÇÃO iMACIULADA mARIA A DO CORAÇÃO DE POMBA mARIA OU mIRIAM eSPOSA DO eSPÍRITO sANTO. o RESTO É PURA CONVERSA -- sOMOS «MONARQUIA» EM QUE A MÃE É E SEMPRE SERÁ RAINHA NOSSA DE Paz!
in
http://www.haloscan.com/comments/capuchos/1516036102424823851/