Espanha - Atentados de 11 de Março

Julgamento dos 29 acusados começou hoje em Madrid

Começou hoje em Espanha o julgamento dos responsáveis pelos atentados de 11 de Março em Madrid, quase três anos depois das explosões que custaram a vida a 191 pessoas e feriram 1824.
*
Uma das páginas mais negras do terrorismo religioso.

Comentários

e-pá! disse…
O julgamento do massacre de 11 Março, em Madrid, é exemplar, no que diz respeito à maneira civilizada e humana como a polícia de investigação e a justiça espanhola lidou com os indiciados terroristas. Não há, que seja do conhecimento público, queixas em relação ao modo como foram tratados no período pré-julgamento.
Este é o modo civilizado de enfrentar o terrorismo. Nada tem a ver com Guantámano ou Abu Ghraib.

Este “mega-julgamento”, decorre sob intenso interesse popular e os acusados têm desfrutado de todas as oportunidades de defesa. Hoje, no 1º. dia, o mais mediático dos acusados – Mohammed “o egípcio” - não quis falar. O colectivo de juízes reconheceu-lhe esse direito. Nada a ver, p. exº., com o julgamento de Saddam Hussein.

Os promotores de justiça pediram penas pesadas – milhares de anos! Alguns dos arguidos são acusados, cumulativamente, de vários crimes. Todavia, segundo a lei espanhola, qualquer um dos acusados que seja incriminado, não ultrapassará os 40 anos de prisão. “Noutros Mundos”, a Oriente e ao Ocidente, enfrentariam a pena de morte.

Perante este hediondo crime reconforta-me o sentido humanitário e justo desta civilização, onde todos nos devíamos reconhecer.

“Quando a justiça fala, a humanidade deve ter a sua oportunidade”.
- Pierre Vergniaud.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides