Contas do Supremo investigadas
Ex-administrador daquele tribunal sob suspeita de desvio de fundos
As contas do Supremo Tribunal de Justiça estão a ser investigadas por suspeita de desvio de fundos. Sob investigação está um ex-administrador daquele tribunal.
***
Segundo o Correio da Manhã, as investigações surgem depois de terem sido detectadas algumas irregularidades nos Açores, onde Ricardo Campos Cunha esteve em funções.
Comentários
Se o orgão máximo (supremo) da administração da Justiça em Portugal estiver envolvido numa situação destas, é praticamente impossível evitar uma total descredibilização deste pilar do Estado Democrático.
Claro que os juízes são homens, com todos os defeitos e virtudes mas, a capacidade que lhe está conferida de julgar (incluindo a corrupção, o desvio de fundos, etc.) confrontada com uma situação destas tem, sobre a sociedade, um impacto psicológico e deontológico brutal.
É a sensação da entrega, para guarda, de um rebanho de ovelhas a uma alcateia de lobos.
Sei que uma generalização deste teor é injusta e incorreta, mas será muito difícil evitá-la.
É certo que nunca terá sido o orgão supremo da justiça (STJ) o eventual envolvido em ilegalidades. A confirmar-se a notícia da investigação de desvio de fundos terá sido um "administrador" que, por coincidência, pertence à magistratura. Mas a imagem que transparece para a rua é que tudo de passou sob o seu tecto (STJ).
As reputações, as idoneidades, demoram muito tempo a construir, mas destroiem-se num ápice.
Pior, no meu entendimento, por mais acutilante e específica, só seria uma imaginária detecção de desvio de fundos no Tribunal de Contas....