Teerão reforça nuclear


Investigadores internacionais confirmaram que o Irão começou a instalar equipamentos nas câmaras subterrâneas do centro nuclear de Natanz. Pensa-se que se trate do primeiro passo para colocar em funcionamento três mil centrifugadoras para enriquecer urânio.

Comentário: Noutras circunstâncias podia pensar-se que era um pretexto para uma invasão americana. Com o actual descrédito de Bush, é uma notícia terrível para os países democráticos.

Comentários

Anónimo disse…
O eterno problema entre o Irão e os EUA (ou se quisermos entre o Irão e o Mundo) é que Mahmoud Ahmadinejad e G. W. Bush são, apesar das enormes diferenças de regime, politicamente muito parecidos.
Demasiado parecidos para serem capazes de salvaguardar a segurança do Mundo.
Ambos, vivem (ou convivem) com um tipo de nacionalismo aberrante e perseguem um quadro de isolamento internacional (adoram decisões unilaterais!), absolutamente pernicioso para a Paz.
E, para agravar estas semelhanças, ambos confrontam-se, pelo meio, com o problema de Israel.
Logo, a questão nuclear iraniana está, também, inquinada pelas circunstâncias das respectivas lideranças.

Na verdade, um perigo acrescido e real.
Camarelli disse…
este «al-jeb'rice» é um antigo pseudónimo meu, enganei-me na conta graças às recentes alterações no blogger/google...
e-pá! disse…
A morte do físico nuclear iraniano Ardeshire Hassanpour, suspeito de ter sido assassinado pela Mossad, é um grave indício de que algo de importante estará para suceder no Mádio Oriente.
É, de facto, a entrada em palco da política "suja" que, para a Humanidade, não tem qualquer tipo de justificação, nem contempla um projecto de solução para o problema.

O Mundo está a assistir impávido (ou "distraído") a um confronto "surdo", entre Israel (apoiado pelos EUA) que não tolera a existência do Irão como potência local e a clique teocrática iraniana que, para obter uma supremacia regional (xiita), necessita de desenvolver o seu programa nuclear.

Para complicar mais o problema, a verdade é que, a actual guerra do Iraque, tem servido os objectivos estratégicos do Irão. Este facto constitui mais um desaire da política externa norte-americana e, não tenhamos dúvidas, uma inexorável caminhada para um conflito regional (mundial?) de consequências imprevisíveis.

Os "neocons" ainda mexem. Vão tentar meter G.W. Bush e, por arrastamento, o Mundo, num grave e insolúvel problema. Um problema que gira à volta de inconfessáveis fanatismos religiosos, ocultos interesses económicos (petróleo) e indisfarcáveis questões ecológicas (água).
E mais uma vez a UE não está preparada para ter uma política autónoma e interveniente no sentido de garantir o equilíbrio e, portanto, a Paz!

Maus dias ameaçam o Mundo...
Anónimo disse…
Os iranianos são gente obstinada, há que tomar alguma atitude, a força não dá bom resultado e o diálogo também não...que fazer ?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides