Co-incineração e amor aos lixos


Em sintonia com o relatório da consultora “SGS”, que acompanhou a queima de lamas oleosas na cimenteira do Outão, a Comissão de Acompanhamento Ambiental da Secil validou os testes de co-incineração de resíduos perigosos.

Apesar do relatório, que refere que a Secil reúne todas as condições necessárias para proceder à queima dos resíduos perigosos, o advogado das autarquias que contestam a co-incineração no Outão considerou já «irrelevante» a validação dos resultados porque – segundo ele –, se ignora a composição química dos resíduos que serão queimados no futuro.

A novela da co-incineração e as manobras sistemáticas para impedir a eliminação dos lixos que conspurcam o país, inquinam as águas subterrâneas e tornam irrespirável o ar, começa a saturar os portugueses que se preocupam com o ambiente e o futuro colectivo.

Há uma conspiração a favor dos lixos, a protecção deliberada às centenas de milhares de toneladas de resíduos industriais perigosos que poluem e ameaçam o País.

Não venham travestir-se de ecologistas os litigantes de má fé, oportunistas partidários e idiotas úteis que, desconhecendo os riscos que diariamente se avolumam, se empenham na sabotagem de uma solução.

Já deu para perceber a má fé, irresponsabilidade e inconsciência com que se minam as decisões a favor de um país mais limpo e de um ambiente mais sadio.

Não se podem incriminar como litigantes de má fé os autores da sabotagem obstinada a que tem estado sujeita a eliminação de lixos e resíduos industriais perigosos?

Comentários

Anónimo disse…
Bem apanhado!
Quem seguiu com atenção esta problemática desde o início, ou seja já desde 1994, não pode deixar de notar que as posições destes pretensos movimentos ambientalistas, não coincidem com as dos verdadeiros ambientalistas (Quercus, LPN, Geota, PEV,...). Os primeiros criticam tudo o que esteja à porta, os segundos nunca puseram em causa a coincineração em si, mas apenas a forma atabalhoada com que os sucessivos governos têm tratado o problema dos resíduos no seu todo.

Há uma semana ou duas, tivemos a presidente da CM de Setúbal, que numa intervenção na TSF sobre a qualidade de vida em Setúbal, fugiu ao tema começando a disparar contra a falta de respeito do poder central pelo "ambiente" de Setúbal devido à coincineração, mas que passada essa fase criticou hipocritamente Lisboa por não querer aprovar o aumento do porto de Setúbal em pleno estuário do Sado!! Resta dizer que o estuário é dos ecossistemas mais ricos e frágeis do país!!
Anónimo disse…
Co-incineração, longe de Coimbra, é o que se pretende.

Até aqui, a nossa cidade foi vetada para acolher industria, agora querem mandar para cá o lixo que todos fazem...vão bugiar.

Os efeitos da co-incineração são nefastos, há processos por explorar, o caminho é o da reciclagem.

Coimbra, foi escolhida, porque os políticos locais, do PS, são uns básicos, como são gente sem valor, estão sempre de cócoras, face ao poder de Lisboa.

Carlos Encarnação, tem sido o único político local, a fazer frente aos merdosos do PS, não faz mais que a sua obrigação, na defesa do povo que o elegeu.

Conimbricense de gema.
Anónimo disse…
Conimbricense de gema:

Tem a memória curta. Foram os deputados do PS de Coimbra que impediram a co-incineração, enquanto o PSD e o CDS fizeram a oposição que entenderam.

O forno do HUC, altamente poluente, foi Sócrates que o mandou fechar.

O adiamento da co-incineração não beneficiou Coimbra e prejudicou gravemente o País.
Anónimo disse…
Carlos Esperança Nós, os conimbricenses, tudo devemos fazer para evitar o vexame da co-incineração, em Coimbra... devemos ser solidários, para encontrar a melhor solução para os resíduos perigosos, não podemos é ser otários, aceitando aquilo que todo o país não quer.

Devemos exígir que respeitem a nossa cidade.

Ácerca dos políticos, deputados do PS, não me consta que algum deles tenha levantado a voz, contra a co-incineração, em Coimbra, devo andar distraído...felizmente, não tenho a memória curta.

Conimbricense de gema
Anónimo disse…
Bem, na realidade, só Manuel Alegre deu a palavra d'honra como não haveria co-incineração, em Souselas...lembra-se, Carlos Esperança, o que lhe aconteceu ?

Manuel Alegre, é um homem vertical, não se dobra aos interesses das cimenteiras e de Sócrates.
Anónimo disse…
Manuel Alegre, é um homem vertical, não se dobra aos interesses das cimenteiras e de Sócrates:

RE: Manuel Alegre é,de facto vertical, mas todos os deputados do PS (Coimbra)votaram contra a co-incineração.

Todos os deputados, de todos os partidos, se tinham comprometido a aceitar os resultados da Comissão Independente. E o que aconteceu?

Parece que os lixos têm quem os defenda.

Quantos dos que estão contra a co-incineração sabem que os lixos mais perigosos (HUC) vão para Lisboa?

«Aqui no meu quintal, não» é uma atitude de egoísmo e contrária aos interesses nacionais.
Anónimo disse…
Por favor!
A co-incineração são nefastos?? Como lembrou o Carlos Esperança, a queima de resíduos de resíduos hospitalares emitia 100 ou 1000 vezes mais dioxinas por ser uma queima a frio (1000º) e não a quente!
O que dizer do trânsito em Coimbra? Será que os seus efeitos nefastos não imensamente piores?
Apanhar o lixo dos outros? Então qual é a solução, oferecer uma coincineradora a cada Concelho?!
Vítor Ramalho disse…
Carlos Esperança

Mais uma vez você é que incorre naquilo que acusa os outros.
Se estivesses estado na última secção de esclarecimento sobre a co-incineração, não dizia estas asneiras.
Grande parte dos produtos a co-incinerar tem hoje tratamento com base na reciclagem.
Os gazes produzidos pela queima são altamente nocivos para a saúde.
Grande parte das dioxinas vai ficar depositada nos cimentos.
Ficamos por aqui.
Anónimo disse…
Carlos Esperança A "Comissão independente" nomeada pelo governo, servia só os desígnios do dito.

Neste e noutros processos, a má vontade contra Coimbra é notória, temos de exígir mais e melhor para a nossa cidade, merecemos, muito mais...

Os políticos do PS, eleitos por Coimbra, são fracos, procuram acima de tudo resolver o seu problema pessoal, Coimbra que se lixe...não pode ser, temos de protestar.

Conimbricense de gema.
Anónimo disse…
Conimbricense de gema:

Está enganado mas reconheço a sua boa fé.

1 - A Comissão Independente não foi nomeada pelo Governo mas pelas Universidades;

2 - Os seus membros eram politicamente de vários partidos;

3 - São cientistas de reconhecido valor internacional

4 - Como quer resolver o problema dos lixos?

5 - E se Lisboa impedisse a chegada dos lixos perigosos dos Hospitais da Zona Centro?

6 - Isso de dizer que os políticos do PS de Coimbra são maus é uma crença e, nisso de fé, o melhor é não discutir.
Anónimo disse…
Carlos Esperança

Os políticos do PS de Coimbra, são muito maus, não é crença é a realidade.. os presidentes da concelhia e distrital, são péssimos, os deputados, idem, quem defende a nossa terra ?

Ácerca do problema dos lixos, como sabe, há outros processos...o interesse das cimenteiras, é grande e o governo vai atrás.

Coimbra, não pode ser o caixote do lixo do país...merecemos outro tratamento.

Conimbricense de gema.
Anónimo disse…
Conimbricense de gema:
Pensamos de forma completamente diferente. Não conheço os dirigentes do PS suficientemente para me pronunciar mas admito quer haja da sua parte clubismo partidário.

Quanto à co-incineração tenho muitas dezenas de horas a estudar o problema e li o livro publicado pelos membros da CI.

Não levará a mal que confie mais neles do que em si.

Quando diz que «Coimbra, não pode ser o caixote do lixo do país...merecemos outro tratamento» cheira-me a uma afirmação vazia de conteúdo.

Ainda bem que podemos discordar, coisa que durante muitos anos a PIDE se encarregava de evitar.
Anónimo disse…
Senhor Carlos Esperança:

A sua preocupação com o tratamento dos lixos é de louvar e seria bom que o nosso governo tivesse a mesma preocupação, mas de facto a preocupação do governo não é a de eliminar os lixos.

Na verdade as cimenteiras ao queimar os lixos estão a poupar em combustível, e portanto a mera autorização de queima dos lixos permitiria a estas "adquirir" os lixos no mercado para os usar como combustivel. Esse tratamento competiria com outras formas de resolver o problema, nomeadamente a reciclagem.
O que se revelasse mais rentável seria o que prevaleceria.

Contudo as cimenteiras não vão adquirir os lixos, as cimenteiras são pagas para os queimar. É um verdadeiro negócio da China: as cimenteira lucram pq poupam em combustível fóssil, lucram pq podem abater esses lixos nas quotas de emissão de poluentes que
detêm (o CO2 dos lixos queimados são imputados a quem produziu os lixos) e finalmente lucro porque ainda são pagas para fazer tal.

Bastava as duas primeiras vantagens para que as cimenteiras pudessem ver a actividade como lrentável, mas não, o governo quer que estas ganhem ainda mais dinheiro, enfim.... ....sobretudo pq a colocação de filtros de mangas 8obrigatória na UE quer se quema lixos ou não) em Portugal foi fruto de uma troca de tercerio munbdo: as cimenteiras comprometeram-se a cumprir a lei se pudesse coincinerar.
Pois bem, será que eu tb posso fazer o mesmo negócuio com o Estado: prometo não roubar se for pago para tal?????

O tratamento dos lixos é um imperativo, mas não se pode usar esse imperativo para realizar negócios amplamente lesivos do Estado e duvidosos que apenas favorecem uma das partes, a privada.

Finalmente, a queima de resíduos deve gerar riqueza onde o custo social destes é maior e não onde a queima dos lixos vai resolver problemas. De facto se a zona mais beneficiada com a queima é Lisboa porque é que a empresa reguladora dos lixos (que diga-se é maioritariamente das cimenteiras e não do governo) terá de ser aí sedeada?????

Apoiem o MIL - Movimento de Indepêndencia a Lisboa.
Anónimo disse…
Viva o Sócrates que tirou a coincineração hospitalar de Coimbra. .. Hmmmm.... Será.....

Coimbra quer afirmar-se como um centro cuja uma das indústrias principais é a saúde.
Pois bem, o tratamento dos resíduos hospitalares é uma valência que um centro com uma indústria da saúde tem necessariamente de dominar, pq caso contrário os privados tenderão a localizar as suas iniciativas mais perto de onde há essa experiência e capacidade.
Tirar a coincineração hospitalr de Coimbra não foi um bem, foi mais uma tentativa de deslocalizar uma indústria para fora da cidade.

Eu sei que os tempos no ISEC não foram o que queria, mas tanto ódio a CBR por parte do Engº Sócrates é de quem não tem espinha dorsal para enfrentar críticas ou adversidades.

el s
Anónimo disse…
eu não sou Conimbricense, raramente voto PS, sou apenas um ambientalista atento há muitos, muitos anos.
E acho uma total hipocrisia, os berros que se levantam em Coimbra e Setúbal contra a coincineração. Se as pessoas se informassem um pouco teriam noção que o impacto ambiental da queima dos resíduos é (em bom português) um cagagésimo do que um habitante de Coimbra sofre em termos ambientais. A demais, ao resolver-se o problema dos resíduos industriais perigosos (obviamente que alguns poderiam e deveriam ter outro tratamento, mas isso já é outra história) aqueles Conimbricenses que apenas olham para o seu umbigo, acabam por ficar a ganhar.
Anónimo disse…
MC:

Eu vivo em Coimbra. Se alguma coisa está mal é a cimenteira, não é a co-incineração.

Hoje, essa luta é uma birra e uma mera manobra contra o Governo.

El_S, que é economista, perdeu a serenidade e fala em falta de coluna vertebral de Sócrates. Cegueira partidária.

O Conimbricense de Gema repete o que eu já li centenas de vezes:

«as cimenteira lucram pq poupam em combustível fóssil, lucram pq podem abater esses lixos nas quotas de emissão de poluentes que
detêm (o CO2 dos lixos queimados são imputados a quem produziu os lixos) e finalmente lucro porque ainda são pagas para fazer tal».

Até parece que o lucro é obsceno e que um Governo não pode e não deve aproveitá-lo para os impostos.

E poupar em combustíveis fósseis é um dever patriótico.
Anónimo disse…
Então, se a co-incineração é boa que seja para todos, no Outão, em Alhandra, Souselas e Maceira...porque não ?

O que me parece é que a escolha de Coimbra trás água no bico...querem deitar abaixo, marginalizar a nossa cidade, mas não vão conseguir.

A escolha de CBR, não é por acaso, os políticos do PS, são básicos e querem tacho...pouco se importam com o povo da cidade.

Os resultados eleitorais do PS, foram o espelho dos políticos locais, o Manuel Machado disse,
ter sido co-incinerado.

O povo de Coimbra não quer a co-incineração.
Anónimo disse…
«O povo de Coimbra não quer a co-incineração»

RE: Anónimo, como justifica a vitória eleitoral do PS em Souselas?

Quem lhe dá o direito de falar por Coimbra?

Acha que o ambiente fica melhor se não se fizer nada?
Anónimo disse…
Carlos Esperança

Tenho o direito de falar por Coimbra, sou um "conimbricense de gema", carago.

Mas porque razão tem de ser Coimbra a vítima ?

Tendo estudado profundamente os processos de tratamento dos lixos, saberá, que há outras possibilidades de eliminação dos resíduos perigosos, a questão é outra...
ácerca das eleições, em Souselas o PS ganhou, por causa das pessoas que se candidataram, não acredita que a população quer a co-incineração, pois não ?
Anónimo disse…
"conimbricense de gema":

Tenho o direito de falar por Coimbra, sou um "conimbricense de gema", carago.

RE: A mim só me falta a gema. Não tenho um instrumento que me diga qual dos dois gosta mais de Coimbra.

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides