Notas Soltas - Fevereiro/2007

Iraque – A violência, que diariamente aumenta, é um libelo acusatório contra os políticos medíocres, mentirosos e belicistas que destruíram o país e semearam o caos e o terror. Entretanto, Bush impõe um novo plano para agravar a desgraça.

Aquecimento global – A tragédia que se avizinha já não é mero cenário, é uma evidência científica que condena o actual modelo de desenvolvimento e o rumo liberal da economia.

A. J. Jardim – Em 2005, o Jornal da Madeira, cuja propriedade, vedada por lei, é 100% do Governo Regional, recebeu a exorbitante verba de 4,6 milhões de euros. AJJ, após as recomendações do Tribunal de Contas, ameaçou persistir na ilegalidade.

Timor – Enquanto os bandos de agitadores gozarem de protecção, a insegurança agrava-se, desintegram-se as instituições e o futuro do País fica refém do caos, da guerra civil e da Austrália.

Lei da Finanças Regionais – A promulgação pelo P.R. foi a mais pesada derrota de Alberto João Jardim no seu longo consulado. Perdeu o combate do último ano em que usou todos os meios legais, apesar do seu débil respeito pela legalidade.

Referendo – O triunfo do SIM puniu a campanha terrorista do Não e foi uma vitória civilizacional. Foi a vitória das mulheres, num assunto de saúde pública, que diminui o aborto clandestino e abre caminho à maternidade livre e consciente.

Igreja Católica – O enorme empenhamento no referendo e a excomunhão dos que votaram sim (automática, segundo o cónego Tarcísio) retira-lhe legitimidade para reclamar uma representação que ela própria alienou em luta contra a modernidade.

Lisboa – As trapalhadas, negociatas e decisões erradas puseram a cidade em estado calamitoso e as finanças à beira da bancarrota. A herança de Carmona Rodrigues é o desastre que, vereador a vereador, se arrastará até às eleições.

Voos da CIA – Finalmente começam a ser revelados os cúmplices e crescem os clamores contra os atropelos aos Direitos Humanos. É um bom sintoma e uma vitória da democracia no Parlamento Europeu.

Co-incineração – Há um estranho amor aos lixos e resíduos perigosos que leva a Oposição a usar todos os expedientes para impedir que o País fique mais limpo e o ar mais respirável. É urgente que alguém faça o que outros adiaram.

Paulo Portas – O regresso do antigo ministro de Barroso e Santana Lopes à liderança do CDS é uma inevitabilidade perante o entusiasmo da direita mais extrema e a ânsia de desforra contra Ribeiro e Castro.

Marques Mendes – Não aguenta tantos problemas: a Câmara de Lisboa, Filipe Meneses, Marcelo e os cavaquistas que o expuseram no referendo e que, perante os resultados, o abandonaram. Finalmente, enredou-se no Carnaval madeirense.

Marcelo – A sua opinião já foi influente e levada a sério. Agora é apenas a voz de si próprio, desgastado pelo tempo, e sem espaço para projectos pessoais. Mas o PSD, na sua orfandade, pode ressuscitá-lo para as cenas dos próximos capítulos.

Irão – A denúncia da BBC de um suposto plano dos EUA para atacar as bases nucleares pode ter feito gorar mais uma aventura de Bush num país cujo perigo é real e que a ONU não pode ignorar.

Madeira – A demissão de Jardim é um acto gratuito, exibicionista e provocador, bem ao seu jeito, para consumo autóctone. Apenas conseguiu acentuar o isolamento do PSD nacional e debilitar Marques Mendes que não teve a coragem de se demarcar.

Zeca Afonso – Vinte anos sobre a sua morte (dia 23) trazem-nos à memória o cantor da liberdade, poeta da resistência e cidadão solidário, tão diferente dos que hoje cultivam o egoísmo e querem confiscar o mundo em seu proveito.

Praias Portuguesas – Não são precisas alterações climáticas para pôr em risco milhares de habitações que a ignorância dos empreiteiros, a incúria dos municípios e a vaidade dos donos edificaram nas dunas que seguravam o mar.

Xanana Gusmão – O pedido de captura de Alfredo Reinado, responsável pela crise que levou à demissão de Mari Alkatiri, significa que o major sedicioso, que tanto prejudicou Timor, se tornou perigoso para os interesses de que foi cúmplice.

Universidade Independente – O escândalo parece a reedição do pouco edificante «caso Moderna». Com inevitáveis excepções, as universidades privadas obedeceram a interesses pessoais, sem benefícios para o ensino e para o País.

Salazar – Quando o mais sinistro governante do século XX faz parte dos grandes portugueses, num concurso da RTP1, é a prova de que a Pátria perdeu o senso, o povo a memória e os fascistas a vergonha.

Comentários

e-pá! disse…
R.A. da MADEIRA

Agora, pretende-se fazer comparações impossíveis.
Tenta-se equiparar a Madeira à Catalunha e repescar para a Ilha o estatuto autonómico catalão.
Paulatinamente, usa-se abusa-se do conceito de “povo”. É…o “povo madeirense” … para isto e para aquilo…. E a par daí, pretende-se fazer comparações impossíveis.

A comunidade, ou se quisermos a colectividade humana madeirense, não possui uma unidade identificada (identidade, distinta dos portugueses, quer no aspecto cultural quer no social. Não constitui, por outro lado, uma sociedade política específica. A autonomia regional (… que não nacional) deve ser, antes de tudo, entendida como um processo administrativo e de gestão, que origina órgãos administrativos regionais. A confusão sobre estes conceitos (inocente ou propositada) será a causa remota da recente convocação de eleições regionais.

O povo catalão é outra história. Pretende-se com a longa (e por vezes violenta) história das nacionalidades que hoje coexistem em Espanha.

Então, pergunta-se:
Não seria melhor, em vez das "chicanas" políticas, pensar em produzir mais (como, p. exº., a Catalunha) e garantir uma autonomia económica?

É que quem não tem dinheiro não tem vícios...
Anónimo disse…
UNIVERSIDADE INDEPENDENTE, uma vergonha, só um país como nosso, fabrica licenciados a granel que não sabem onde teem a mão direita, triste, muito triste.

Para a estatística, fica bem ter muitos licenciados mas, alguns são ignorantes demais, ridículo.

Universidades privadas deste calibre, servem para tudo, menos para ensinar, todo a gente sabe disso e a aldrabice continua.

MADEIRA, AJJ continua a fazer das dele...é preciso tomar medidas drásticas...proponho, referendo, para a independência da Madeira, já.

CO-INCINERAÇÃO, há por aí, muita memória curta...antes do governo "xoxalista" ter tomado posse, havia solução para o lixo mas, Sócrates voltou com a co-incineração, malandro...
Anónimo disse…
O Salazar (quase) matou a alma do país!
Anónimo disse…
Salazar, não matou a alma porque não a conseguiu encontar...
Anónimo disse…
http://persia.org/
Anónimo disse…
Quanto a salazar, seja democrata e aceite a vontade do povo, coisa que tanto lhe criticam e com razão!
Quanto à maternidade responsavel e livre, tenha juizo!
Quanto a Alberto JJ, mais uma vez, respeite a democracia.
Qaunto a si sr CE, se calhar não seria mais feliz e menos raivoso em Cuba ou na Venuzuela do que aqui. É um conselho amigo que lhe dou.
Cumprimentos

Chico Martins
Anónimo disse…
no meu comentário anterior em vez de « se calhar não seria mais feliz e menos raivoso » deveria ler-se «se calhar seria mais feliz e menos raivoso »
chico martins
e-pá! disse…
"Quanto a salazar, seja democrata e aceite a vontade do povo, coisa que tanto lhe criticam e com razão!..."

Então, há gente a entender entender que Salazar foi a votos?
Inédito...!
Anónimo disse…
Agora percebo a razão de o jornal praça alta (ALMEIDA) onde existe a pagina "bocas soltas" está cada vez mais desacreditado, as suas opinioes são demasiado tendenciosas e ofensivas para um jornal local onde as pessoas estão mais interessadas em saber o que se passa no seu concelho e não das suas opinioes fundamentalistas.
e-pá! disse…
VOOS DA CIA:

Reina grande confusão entre o Secretário-Geral da NATO e o MNE português, Luís Amado.
Desmentem-se, mutuamente, sobre a classificação dos voos que fizeram escala em território português, com destino ou proveniência, de Guantámano.
Ao abrigo da CIA ou da NATO?

Começa a levantar-se a ponta do véu...
chicomartins disse…
esta pessoa, (e-pá) pela-se por uma boa intriga.
qual dom quixote lutando contra moinhos de vento!
Tem sonhos (eróticos?) com G. Bush e depois vem para estes foruns debitar os seus recalcamentos.
Poupe-nos a isso Sff.

chicomartins
e-pá! disse…
Chico Martins ou Francisco (à escolha):

Que eu saiba aquilo a que chama "intriga" está a ser investigado pela PGR.

Agora, s.f.f., não me ponha a sonhar com Bush. Com tanta coisa boa no Mundo, logo havia de ser ele...
s.f.f.!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides