Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
Comentários
Os suicidas só o são declarados como tal após autopsia e apuramento de todos os factos.
E foi, como pode comprovar-se na imprensa madrilena ou catalã.
Parece que nós, por cá, temos prazer mórbido em relevar a causa da morte, abrindo ainda mais as feridas de quem sofre.
Por cá, o pedido seria manipulação de informação;
Por lá, foi uma partilha de respeito em profundo sentimento.
Até nisto, nuestros hermanos nos dão lições.
Assim nós queiramos aprender.
FP
Quem será o "garganta funda" que bufou esta informação ao republicano, ateu e socialista (não necessariamente por esta ordem) Carlos Esperança?
Não perca os próximos episódios pois já tivemos “suspense” faltando agora… sexo e crime…
Hoje, a "imprensa cor de rosa" espanhola já "fez" tudo o que quis prever...
Seguir-se-à, com alguma décalage, a modesta "equivalente" nacional.
Aí, como sabe, "vendem-se": mortes, nascimentos, casamentos, divórcios, almoços e jantares (de negócio e clandestinos), flirts, one night standings, etc.
Não perca tempo a procurá-los (ou a prevê-los) nos círculos ateus, republicanos e socialistas (juntos, separados ou por ordem arbitrária...).
Caríssimo, nos dias que correm, a busca acertada da informação é crucial.
Aconselho-o a procurar nos "showbiz news"...
Ena!
Não o sabia com procuração para responder pelo Carlos Esperança, de resto até concordo que a “informação é poder” e que quem pode, pode mesmo que seja três em um.
Parece crime quando me antecipo.