REFERENDO - Vitória convincente do SIM

O "Sim" venceu com 59,25%, contra 40,75% do "Não".

A abstenção atingiu os 56,39%. Dos 8.832.628 cidadãos inscritos, votaram 3.851.613



O "Sim" alcançou maior expressão no distrito de Beja, com 83,90 por cento dos votos.Dos distritos onde o "Não" venceu, Vila Real é o que tem maior percentagem de votos nesse sentido: 61,89 por cento.

O arquipélago dos Açores registou a maior taxa de abstenção: 70,50 por cento.

Comentários

Anónimo disse…
A sociedade portuguesa está a mudar. Perante a demagogia da campanha do NÃO e a manipulação e intimidação levada a efeito pela Igreja,os resultados reflectem, entre outras conclusões,que os comportamentos cívicos e políticos dos portugueses são cada vez mais livres e autênticos. A vitória do SIM foi o triunfo da liberdade de consciência contra o fundamentalismo e o dogmatismo.
Francisco disse…
83,9% em Beja.
Orgulho-me da minha contribuição.
e-pá! disse…
A derrota da Igreja é um facto incontornável. No "lamber das feridas" vai evidenciar-se o sector mais radical. Falo, da Opus Dei, prelatura que se move em circulos de influência da vida pública e partidária com um tipo de intervencão aparentemente não confessional. Mais, com uma notável capacidade de manobra financeira.
Bem, estaremos aqui para ver.

Todavia, a derrota não se circunscreve à Igreja.

Vejamos, por exemplo, a Ordem dos Médicos.
Assente em rígidas reservas deontológicas o bastonário mais parecia um homem enfeudado às posições radicais que ao longo da campanha do "Não", foram protagonizadas por Gentil Martins, do que um representante de todos os médicos. O bastonário deveria ter presente o que se passou com a Ordem dos Mádicos, em França, alguns anos atrás, com uma situação praticamente sobreponível.
A Ordem transmitiu aos portugueses uma imagem de uma organização obsoleta, fechada, incapaz de interagir com a sociedade. Enclausorou-se numa torre de marfim. Nada a ver com o Mundo.

Com isso, vai acabar por caír nas mesmas ambiguidades que todos podemos ver no célebre video (YouTube) que o Prof. Marcelo protagonizou.
Assim:
- um médico ao fazer um aborto é penalizado pelo Código deontológico?
- sim!
- e o que lhe sucede?
- nada!.

Estão a ver o filme...
Anónimo disse…
Fundamentalismo dos Dogmas da Igreja ou reminisciencias do marxismo-leninismo no alentejo.
chicomartins

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides