Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2007

Espanha – O julgamento dos atentados de Atocha

Imagem
A sentença judicial , hoje conhecida, sobre os atentados de 11 de Março, em Madrid, põe fim à teoria da conspiração que Aznar elaborou como bom mitómano e excelente farsante. Rajoy, fiel ao seu antecessor, não se demarcou a tempo da encenação grotesca com que o PP quis caucionar o crime da invasão do Iraque. O PP conseguiu fazer o pleno do apoio do episcopado espanhol à sua política e até às manifestações públicas onde não faltaram o garrido das mitras e o brilho dos báculos com centenas de sotainas a abrir pias manifestações contra o Governo de Zapatero. Conseguiu mais, conseguiu que o Vaticano se intrometesse na luta partidária espanhola com a beatificação de 498 mártires da guerra civil espanhola , a juntar aos 479 elevados por João Paulo II em gestos de gratidão para com o Opus Dei e de solidariedade para com a Conferência Episcopal Espanhola. A Igreja espanhola, comprometida ainda com o franquismo, é o principal pilar do PP e a tropa de choque da direita sem se dar conta de que mu

Pavarotti - Ave Maria - Schubert

Espaço dos leitores

Imagem
Cézanne

Santanezes e outros malteses

Imagem
«...não me interessam os pequenos problemas dos pequenos cargos partidários...» (LFM) Comentários: - Então para que chamou «pequenino» a Capucho que foi ministro enquanto ele não passou de «ajudante»? - Por que motivo quis contornar a lei (com a ajuda do PS) a fim de ocupar um cargo que, legalmente, não lhe cabia? - Barroso e Sócrates lideraram os partidos sem terem reivindicado o cargo de Conselheiros de Estado, a que não tinham direito.

Momento de poesia

Imagem
Álcool Tenho álcool sobre a mesa. E, golo a golo, Afasto-me do solo E da tristeza. O esquecimento é caro. O preço, é a cirrose, A lenta esclerose De qualquer órgão raro. Bebo E percebo Que a cada trago Pago. Até que o esquecimento absoluto Se decida E de mim faça um bruto Ou um corpo sem vida. . Armando Moradas Ferreira

Santanezes e outros malteses

Imagem
Ninguém se entende no PSD - Mota Amaral insiste que o Tratado de Lisboa tem de ser ratificado através de um referendo, uma opinião que contrasta com a do presidente do PSD. - Menezes desvalorizou a polémica em volta do lugar no Conselho de Estado, depois de António Capucho não estar disponível para abdicar da vaga deixada em aberto por Marques Mendes.

Fartar vilanagem...

Imagem
O orçamento da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) para 2008 atinge os 17,2 milhões de euros, praticamente o mesmo do ano corrente, apesar de ter perdido quase um terço dos seus deputados.

Sarkozi seguiu exemplo de Santana

Imagem
Santana abandonou a SIC por ter sido interrompido por Mourinho. Sarkozi abandonou a CBS por lhe falarem na mulher.

Prerrogativas pias no Centro Histórico de Ourém

Imagem
Foto amavelmente enviada pelo leitor M. A. C..

Contra o aborto, marchar, marchar...

Imagem
O Papa Bento XVI apelou esta segunda-feira à objecção de consciência dos farmacêuticos no que diz respeito à venda de medicamentos utilizados para fazer abortos e para cometer eutanásia. João Paulo II apelou à objecção de consciência dos advogados para não patrocinarem divórcios.

Momento de poesia

Imagem
O assalto ao teu castelo Convido-te a deixares-me entrar nos segredos do teu castelo escalar as muralhas que te resguardam dos assédios enlaçar as tuas ameias onde montaste vigia aos meus passos… Convido-te a baixar as defesas dos teus medos levantar a ponte levadiça dos teus braços abrir a porta de armas do teu corpo, para eu poder entrar triunfante e em alvoroço montado no cavalo branco do meu encantamento… Assim, já poderemos jogar às cartas na tua torre de menagem, onde serás a guardiã dos meus tesouros… Eu quero ganhar ao jogo com o ás de espadas aquilo que tu guardas com a dama de ouros… Alexandre de Castro

Coreia do Norte - Bom exemplo de um mau país

Imagem
Kim Jong-il «A Coreia do Norte começa a desmantelar as suas três maiores instalações nucleares a partir de 1 de Novembro, no âmbito do acordo alcançado com os países envolvidos nas negociações multilaterais, indicaram hoje fontes sul-coreanas citadas pela agência Kyodo. O regime de Kim Jong-il fez o anúncio na reunião de dois dias iniciada hoje pelo grupo de trabalho sobre ajudas energéticas à Coreia do Norte».

Islão - A violenta opressão da mulher

Argentina - Eleições presidenciais.

Imagem
Os números provisórios asseguram que a senadora e primeira-dama, Cristina Kirchner, será a presidente da Argentina nos próximos 4 anos. Os partidos opositores denunciam numerosas irregularidades mas a percentagem de 46% garantem-lhe fortes probabilidades de receber a investidura das mãos do marido.

Beatificações políticas no Vaticano

Imagem
Nunca a Igreja católica tinha beatificado tantos bem-aventurados de uma só vez. A visão vesga de Rätzinger e do episcopado espanhol, desejosa de desforra, elevou hoje aos altares 498 mártires da guerra civil espanhola , nem todos recomendáveis, incluindo um torturador , a acrescentar aos 479, distribuídos por onze cerimónias a partir de 1987, dos quais 11 já atingiram o escalão máximo – a canonização. Mais de mil sacerdotes e oitenta bispos participaram na cerimónia orquestrada pelo inveterado franquista Antonio María Rouco Varela, Cardeal-arcebispo de Madrid, e presidida pelo cardeal português Saraiva Martins, para gáudio de 2500 familiares dos mártires, que assistem à missa com ódio à República e aversão à democracia. Esta beatificação em série não é um mero acto de propaganda de uma Igreja prosélita que recuperou o entusiasmo das Cruzadas, é uma provocação ao Governo de Espanha que teve a coragem de legislar sobre o aborto, os casamentos homossexuais e o carácter facultativo da disc

Espaço dos leitores

Imagem
Vénus de Urbino (Tiziano Vecellio)

Vaticano defende liberdade religiosa

Imagem
O Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, defendeu que o direito à liberdade de religião e de consciência é uma «condição indispensável para a tutela dos direitos humanos em qualquer latitude do planeta». Todos os fundamentalistas defendem a liberdade religiosa quando estão em minoria e o tratamento diferenciado quando se julgam em maioria. Não passa pelas pias cabeças mitradas que a liberdade não precisa de adjectivo: existe ou não. Quando falam em liberdade religiosa os padres esquecem que o direito de não ser, ou ser contra, é tão respeitável como o direito de ser devoto. Reside nesta evidência o princípio do laicismo que tanto condena o Estado ateu como verbera o Estado confessional. Não há liberdade se o Estado não for neutral em questões religiosas. O Estado pode ser social-democrata, liberal, conservador ou socialista, mas não pode ser cristão, islâmico, ateu ou budista. Cabe-lhe a ideologia política e, se for democrata - como deve -, fomentar a alternância.

O casamento do milénio

Imagem
Ponte Europa/ Pitecos - Zédalmeida

Sem comentários...

Santana Lopes deu, nos seus últimos dias como presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e prestes a ser primeiro-ministro, ordem para pagar indevidamente 3,5 milhões de euros à Bragaparques relativa a obras na Praça da Figueira, noticia o semanário Sol.

A comovedora generosidade da CIP

Imagem
O estudo encomendado pela Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), sobre a localização do novo aeroporto, vai ser entregue ao Governo na próxima semana, disse Francisco van Zeller à Agência Lusa.

Burlas ao mais alto nível?

Imagem
Dois generais foram denunciados por Ricardo Privitera, antigo oficial do exército italiano, no caso da encomenda das fardas militares para a Polónia, em 1999. Um contrato que os polacos dizem não ter assinado, mas que roubou ao Estado português dez milhões de euros.

«O Paradoxo do Ornitorrinco» - Textos sobre o PSD

Imagem
O subtítulo do livro de José Pacheco Pereira (JPP) é enganador pois é maior o ataque ao PS do que ao PSD, chegando a juntar aos maus Governos de Barroso e de Santana os de Guterres, cujo primeiro mandato – o único em que, até hoje, um Governo minoritário cumpriu a legislatura –, foi seguramente o melhor de sempre. Igualmente a referência (embora justa) ao FCP e ao PS, citando a cumplicidade de Pinto da Costa com Fernando Gomes, é redutora e susceptível de induzir em erro quem não saiba que o PSD está muito mais comprometido com coisas da bola que ameaçam cair na impunidade. Basta lembrar os Loureiros (pai e filho), Gilberto Madaíl, Santana e outros que passaram pelo parlamento e pelas autarquias com as cores do PSD. Mas deixemos a luta partidária que o militante não descura, bem como a opção pela linha dura da economia liberal, mitigada com vagas declarações de preocupações sociais, com vista a futuros combates partidários. Esqueçamos igualmente a acusação ao CDS de que é a muleta do

Correio dos leitores. Preocupação

Imagem
Há dois meses fomos surpreendidos pela notícia da desarticulação de uma célula da Al-Qaeda, pela polícia italiana, que mantinha uma escola de técnicas terroristas, disfarçada de madrassa, numa mesquita da cidade de Pirugia. O imã, um homem santo, certamente, foi preso. Agora, a notícia vem de Espanha , onde estes casos se vêm repetindo, alarmantemente. Sabendo-se que, em relação ao crime altamente organizado (tráfego de droga, redes de pedofilia e, recentemente, o terrorismo islâmico), a polícia apenas consegue uma eficácia de dez por cento, interrogo-me com preocupação sobre o que estará escondido em cada uma das milhares de mesquitas que livremente se instalaram na Europa, beneficiando do espírito de abertura e de tolerância que a odiada civilização ocidental prodigaliza a todos os cultos e a todas as confissões religiosas. Será que estaremos a assistir à reedição de um novo Cavalo de Tróia? Há meses vi, em plena Praça do Chile, uma muçulmana a passear-se vestida com o seu niqabe

Sorte a dele... (2)

Imagem
Um mês após ser eleito líder do PSD, Luís Filipe Menezes não é reconhecido como tal por grande parte dos eleitores. Comentário : Não admira, pois, que as sondagens lhe sejam tão favoráveis.

Violência racista

Imagem
A violenta agressão de uma jovem equatoriana , no metro de Barcelona, perpetrada por um skinhead a quem a demência racista exacerbou a fúria, é um acto que não diz apenas respeito a Espanha, é um crime que põe em causa a civilização e desmente a tolerância de que a Europa se reclama. Não basta denunciar a violência, é preciso ser firme no combate às motivações racistas e xenófobas que alimentam os nacionalismos e povoam as mentes de jovens normalmente pouco alfabetizados, primários e selvagens. Aquela jovem que seguia tranquilamente numa carruagem de metro é o paradigma das minorias que a fúria selvagem dos biltres põe em permanente risco. O pontapé que lhe atingiu a face era o escape das frustrações e ódios acumulados por quem tinha apenas como motivo de orgulho a pertença à maioria que o energúmeno identifica como raça. Se os que nos consideramos civilizados não formos capazes de defender a diferença que faz a riqueza das nossas sociedades não merecemos a paz que nos bateu à porta

Sorte a dele...

Imagem
Um mês após ser eleito líder do PSD, Luís Filipe Menezes não é reconhecido como tal por grande parte dos eleitores. De acordo com uma sondagem CM/Aximage, cerca de metade dos inquiridos (43,3%) não sabe quem é o actual presidente do PSD. O que revela que o recém-eleito líder tem muito trabalho pela frente na conquista de notoriedade.

Espaço dos leitores

Imagem
O "parthenon" de Atenas

Momento de poesia

Imagem
Insónia Fugi espavorido do meu leito E vim refugiar-me na mudez Deste cárcere estreito, Onde me escalpelizo, onde me espreito, Onde medito os múltiplos porquês, Das coisas que surpreendo E não entendo. Fugi dos sonhos maus, Das abissais vertigens, Do impossível caos De ideias desconexas e virgens, Que fazem do meu cérebro um campo devastado E do meu sangue um caudaloso Marne… Fugi do grito rouco, alucinado, Da minha própria carne, Que se agitava em dolorosos trismos, Na busca dos contactos brutais, Que a fizessem rolar pelos abismos Das febres genitais… Fugi de tudo. Mas quantas rugas Custam as fugas Com que me iludo? Deus sabe o preço De cada breve segundo, Em que me esqueço Do mundo… Neste cárcere estreito, Onde me espreito, Neste terror em que me sondo, Em que me escondo, Em que me afogo, Em que interrogo O mistério subterrâneo Do meu crânio Partido, Sopraram ventos de Março, Tudo ficou destruído, Sem ordem, confuso, esparso, Como destroços De um grande incêndio, Como uma montanha

«Quem sabe faz…

Imagem
…quem não sabe, ensina». Bagão Félix, o pior ministro das Finanças desde a ditadura de Pimenta de Castro, sem rival na incoerência, mediocridade e erros do Orçamento de Estado (OE) que elaborou antes de ter sido despedido com Santana Lopes, atreve-se a qualificar o OE para 2008 como um «orçamento manhoso». O mais reaccionário e impiedoso de todos os ministros que comprometeram a honra e a credibilidade dos Governos de Durão Barroso e Santana Lopes apresenta-se agora como especialista da matéria onde falhou clamorosamente. Só lhe falta falar de «boys», ele que demitiu por fax, de uma só vez, todos os dezoito directores e igual número de subdirectores da Segurança Social cuja ilegalidade obriga, agora, ao pagamento de pesadas indemnizações, na sequência de decisão judicial. Bagão Félix, o mais zeloso acólito de Paulo Portas, na pressa de colocar correligionários na Segurança Social, nem reparou que demitiu alguns que se mantiveram durante os seis anos de Guterres, herdados do Governo d

Governo fecha a caixa de esmolas II

Imagem
De facto era escandaloso o financiamento público da UC em detrimento das (sub-financiadas) universidades públicas e permitindo a essa concorrência desleal com outras universidades privadas. Tudo graças ao limbo jurídico criado pela doutrina do "ensino concordatário".

PSD solidário com a greve dos pilotos?

Imagem
O vice-presidente do PSD , Rui Gomes da Silva, defendeu esta terça-feira num comentário à greve dos pilotos que o Governo socialista «escolheu o caminho da ruptura» e que tem mostrado para além de «insensibilidade» falta de vontade de dialogar. Comentário: Seria interessante que os vencimentos e remunerações acessórias dos pilotos da TAP fossem divulgados. Eventualmente, nem todas as greves serão justas!

Governo fecha caixa de esmolas

Imagem
Católica sem subsídio critica Governo «Uma falta de atenção e de consideração em relação à Universidade Católica – é assim que o reitor fala da decisão do Executivo de suprimir totalmente o habitual subsídio que era atribuído à Católica».

3 Olhares pela Lousã

NO MUSEU ETNOGRÁFICO DR. LOUZÃ HENRIQUES De 27 de Outubro a 18 de Novembro, numa parceria com o Instituto Superior Miguel Torga Este sábado, dia 27 de Outubro, inaugura-se, na Lousã, a exposição de fotografias “3 Olhares pela Lousã”. A exposição, que estará patente até 18 de Novembro, integra fotos a preto e branco e a cores da autoria de Ana Carolina Correia, Manuel Marques e Ricardo Almeida. Os jovens autores, recém-licenciados em Comunicação Social pelo Instituto Superior Miguel Torga, aceitaram o repto do Director do Museu Etnográfico lousanense, de registarem, em fotos, apontamentos sobre a vida do concelho. Do folclore ao remanso pelas tabernas, dos trilhos ferroviários aos bailados fervilhantes das torrentes de água que são marca daquele concelho, de tudo um pouco encontramos neste registo fotográfico a três mãos. Esta iniciativa integra-se no Projecto “Coimbra D”, raid fotográfico dinamizado pelo Instituto Superior Miguel Torga (www.ismt.pt), realizado em Maio do presente ano.

Traquinices do menino-guerreiro

Imagem
"Nunca se viu nada assim na história do partido"

Escutas ilegais

Um ponto de vista diferente do meu : No Fórum TSF , o juiz desembargador Eurico Reis defendeu que as declarações de Pinto Monteiro sobre ter o telemóvel sob escuta não foram por acaso. O Juiz considera que o procurador quis forçar algumas mudanças. Comentário : É urgente defender o Estado de direito.

Momento de poesia

Imagem
beleza fem-Sergej Ryzhkov Preso no teu leme Este fascínio pelos rios da minha infância a correrem nos teus olhos líquidos que eu bebo com o meu desejo. Esta loucura de nadar no teu corpo quando despes lentamente o vestido mirando-te ao espelho. É quando eu passo para a outra margem no teu barco remando com os teus braços percorrendo-te da popa à proa até ficar preso no teu leme e na convulsão das ondas do teu ventre. Alexandre de Castro - Lisboa

Momento Zen de segunda

Imagem
O inefável João César das Neves (JCN) não desiste da homilia das segundas-feiras, no DN , como cruzada contra o aborto. A obsessão fundamentalista católica ultrapassa a dos padres rurais mais conservadores, habituados às confissões das paroquianas pobres, que votaram contra a despenalização do aborto mas já fizeram, ao longo da vida, vários «desmanchos», que a pobreza não lhes permitia sustentar mais bocas, e o planeamento familiar era pecado. Para essas mulheres, carregadas de filhos e privações, o aborto, a contracepção e o preservativo são pecados mortais a que não se atrevem, mas «botar abaixo aquilo» é outra coisa, em que arriscam a vida sem comprometerem o destino da alma. JCN, referindo-se ao feto , afirma que «pouco há a fazer à criança quando se detecta esse tipo de mal [trissomia 21], para logo acrescentar com pungente azedume: «Além do aborto, claro». Há pessoas, como JCN, para quem a vida da mãe, as malformações, o incesto ou a violação nada valem face aos preconceitos re

Diálogo de religiões

Imagem
« Deus não deve justificar a violência » – diz o Papa. Mas provoca-a, como se sabe. O diálogo de religiões é uma impossibilidade teórica e prática. Pode - e deve - haver diálogo de culturas. Aliás, as culturas contaminam-se, no sentido sociológico, e acabam por ser a síntese de várias, o produto da convivência entre comunidades diversas, o resultado da assimilação mútua e recíproca dos usos e costumes de todas e cada uma. O diálogo das religiões é diferente - uma utopia na melhor das hipóteses e, na pior, uma operação de marketing para facilitar o proselitismo e disfarçar o aversão. A religião, qualquer que ela seja, considera-se a única que interpreta a vontade divina e, pior do que isso, exige que todos se submetam à vontade do seu Deus. Os homens estão condenados a entenderem-se mas os deuses não podem fugir ao confronto. O boato de que os livros sagrados são a expressão da vontade divina, ditados por anjos ou intermediados por profetas transforma as palavras em dogmas e os supostos

Espaço dos leitores

Imagem
( Miguel Ângelo) Este é o espaço posto à disposição dos leitores para escreverem sobre os assuntos que quiserem. Ao leitor que vive obcecado com os problemas judiciais do Sr. Luís Vilar reitero a minha firme disposição de lhe apagar os comentários nos restantes posts .

Más notícias da Suiça

Imagem
Partido xenófobo vence eleições na Suíça O partido populista e xenófobo União Democrática de Centro (UDC) venceu as eleições federais realizadas neste domingo na Suíça, informam as agências internacionais. Comentário : Uma razão acrescida para o meu europeísmo.

Polónia - o princípio do fim do pesadelo

Imagem
Depois de se terem tornado o pesadelo da Europa parece que o eleitorado polaco, farto da devoção e do ridículo dos gémeos homozigóticos, começou por despedir o Governo e aguarda por outras eleições para se ver livre do presidente. A Europa fica um pouco mais arejada e a medida higiénica da Polónia tornará o espaço europeu mais respirável. Certamente que agora já haveria unanimidade para condenar a pena de morte a 27 sem interferência das sacristias. Espera-se que a chantagem feita nos dois últimos anos pelos anacrónicos manos contra os polacos que ocuparam funções no regime comunista sofram uma folga. A sanha persecutória contra os homossexuais passará a ser apenas uma horrível recordação da crueldade e do anacronismo de dois Torquemadas que conquistaram o poder na Polónia.

A posição do PR é conhecida

Imagem
O Presidente da República quer apenas pronunciar-se sobre a forma de ratificação do Tratado Europeu após conhecer as posições do Governo e da Assembleia da República. Cavaco Silva saudou ainda este acordo que classificou como «histórico».

Bin Laden imitando Cristo

Imagem
( Priscilla Bracks) Comentário: Adivinha-se a polémica e o azedume que aí vêm.

Escutas telefónicas

Imagem
O Procurador-geral da República entende que existe um exagero nas escutas telefónicas feitas em Portugal . Houve um período de tempo, em democracia, em que os mais insignes cidadãos e os mais altos dignitários do Estado foram alvo de escutas cujo interesse e finalidade estão por esclarecer. Talvez tenha sido mera coincidência, mas foi no tempo em que Paulo Portas chegou ao Governo, e Durão Barroso esteve refém do todo-poderoso ministro da Defesa, que os maiores desmandos se verificaram. Celeste Cardona era a ministra da Justiça e Adelino Salvado o director da PJ que perseguia com indisfarçável gozo reaccionário a cúpula do PS com a mais descarada e boçal violação do segredo de justiça. Ficou impune. Foi no tempo que Souto Moura, certamente por inépcia, foi incapaz de fazer frente ao descalabro. Desde o PR a Ferro Rodrigues, do bastonário da Ordem dos Advogados e do presidente da AR ao primeiro-ministro, alguém com poderes que a democracia lhe conferiu e a incúria ou indignidade com qu

PSD - A cambalhota e a pressa

Imagem
O presidente do PSD vai formalizar a proposta para ratificar o Tratado Reformador da União Europeia por via parlamentar, uma opção que foi aprovada «por unanimidade» na primeira reunião da Comissão Política Nacional liderada por Luís Filipe Menezes . Comentário: Como é possível o mesmo partido aprovar por unanimidade uma opção diametralmente oposta à anterior?

Madeira - o défice democrático

Imagem
O representante da República na Madeira, Monteiro Diniz, evitou esta sexta-feira comentar as denúncias de corrupção do PS/M, mas admitiu, num encontro com Cavaco Silva, que os magistrados estão mais «vulneráveis» por se tratar de uma Região mais pequena.

Birmânia - Militares sob fogo de «lingerie»

Imagem
Sob protesto, mulheres enviam calcinhas a generais de Mianmar Moças do ‘Calcinhas pela paz’ começaram a enviar calcinhas para embaixadas de Mianmar. Grupo diz que generais crêem que contato com roupas íntimas femininas enfraquece. . Comentário : Como dizia Deng Hsiao-Ping: " Seja branco ou preto, o que importa é que o gato apanhe os ratos!"

No céu fala-se espanhol...

Imagem
... e em Espanha reza-se contra o PSOE .

PSD a várias vozes

Imagem
Mota Amaral defende texto constitucional «João Bosco Mota Amaral, o histórico dirigente social-democrata que Luís Filipe Menezes escolheu para presidir ao Conselho Nacional do PSD, tem ideias muito diferentes do novo líder social-democrata em matéria de revisão constitucional. Precisamente um dos temas a que Menezes deu prioridade no discurso de encerramento do recente congresso laranja, realizado em Torres Vedras». (DN)

Lembrete

O Ponte Europa reserva-se o direito de apagar comentários considerados sem ligação ao post . Escusam de insistir. Têm o «Espaço dos leitores».

Espaço dos leitores

Imagem
Van Gogh

Tratado europeu de LISBOA

Imagem
Acaba de ser anunciado o acordo. Parabéns Sócrates. . Viva a Europa

Santanezes e outros malteses

Imagem
Pedro Santana Lopes foi, esta quinta-feira, eleito presidente do grupo parlamentar do PSD com 53 votos a favor, 11 contra, 8 votos em branco e 3 nulos. Comentário: Depois do desastre que foi no Governo, será certamente brilhante na oposição. «Quem sabe faz, quem não sabe, ensina».

Moral salazarista

Imagem
(Compilação de origem desconhecida)

Morto no lado errado

Imagem
Pode também ser lido aqui.

Só à força...

Imagem
PGR obriga médicos a mudar código no aborto . Nota: A linguagem truculenta do bastonário não o dignificou.