Ramalho Eanes referiu como trágica a descolonização em que «milhares de pessoas foram obrigadas a partir para um país que não era o seu». Tem razão o ex-PR cujo papel importante na democracia e o silêncio o agigantou depois da infeliz aventura por interposta esposa na criação do PRD e da adesão à Opus Dei, sempre por intermédio da devota e reacionaríssima consorte, que devolveu o agnóstico ao redil da Igreja. Eanes distinguiu-se no 25 de novembro, como Dinis de Almeida no 11 de março, ambos em obediência à cadeia de comando: Costa Gomes/Conselho da Revolução . Foi sob as ordens de Costa Gomes e de Vasco Lourenço, então governador militar de Lisboa, que, nesse dia, comandou no terreno as tropas da RML. Mereceu, por isso, ser candidato a PR indigitado pelo grupo dos 9 e apoiado pelo PS que, bem ou mal, foi o partido que promoveu a manifestação da Fonte Luminosa, atrás da qual se esconderam o PSD e o CDS. Foi nele que votei contra o patibular candidato do PSD/CDS, o general Soares...
Comentários
A marcação da data da realização das Autárquicas é da competência do Governo que, em meu entender, deve também ouvir os partidos representados na AR.
Há um problema:
Por Lei, o PR pode escolher a data das legislativas até 12 de Agosto, enquanto que o Governo tem de decidir a data das autárquicas, até 23 de Julho.
Todavia, o PR comprometeu-se públicamente a marcar as Legislativas até ao fim deste mês.
Se houver insistência na coincidência de datas, uma escandalosa cedência ao PSD, o Governo - que já expressou que não aceita um data coincidente - pode esperar pela sua data limite.
A afirmação do PR de ter a informação que "sondagens que terão sido feitas manifestam uma preferência por eleições simultâneas" é, um argumento decisório, muito frágil, próprio de um presidente que prescindiu das suas competências em favor dos interesses expressos do PSD.
Na verdade, um verdadeiro frete.
O que dirá o CDS/PP que tem uma visceral aversão a sondagens?
Enquanto acompanhante assíduo do que aqui se produz de bom, e como detenho neste momento a incumbêncio de mérito a blogues que considerem merecedores do máximo destaque, pedia-vos o favor de levantarem o selo e texto em, http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/06/selo-lemniscata.html
com que deverão proceder à vossa escolha de 7 blogues se assim entenderem. Obrigado pela vossa atenção e sobretudo pelo bom trabalho.
Carlos Santos
Um presidente que não merece um segundo mandato.
Quem é o "Silva"?