Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
Comentários
A marcação da data da realização das Autárquicas é da competência do Governo que, em meu entender, deve também ouvir os partidos representados na AR.
Há um problema:
Por Lei, o PR pode escolher a data das legislativas até 12 de Agosto, enquanto que o Governo tem de decidir a data das autárquicas, até 23 de Julho.
Todavia, o PR comprometeu-se públicamente a marcar as Legislativas até ao fim deste mês.
Se houver insistência na coincidência de datas, uma escandalosa cedência ao PSD, o Governo - que já expressou que não aceita um data coincidente - pode esperar pela sua data limite.
A afirmação do PR de ter a informação que "sondagens que terão sido feitas manifestam uma preferência por eleições simultâneas" é, um argumento decisório, muito frágil, próprio de um presidente que prescindiu das suas competências em favor dos interesses expressos do PSD.
Na verdade, um verdadeiro frete.
O que dirá o CDS/PP que tem uma visceral aversão a sondagens?
Enquanto acompanhante assíduo do que aqui se produz de bom, e como detenho neste momento a incumbêncio de mérito a blogues que considerem merecedores do máximo destaque, pedia-vos o favor de levantarem o selo e texto em, http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/06/selo-lemniscata.html
com que deverão proceder à vossa escolha de 7 blogues se assim entenderem. Obrigado pela vossa atenção e sobretudo pelo bom trabalho.
Carlos Santos
Um presidente que não merece um segundo mandato.
Quem é o "Silva"?