Que esconde D. Catalina Pestana?


O caso «Casa Pia» revelou um dos mais repugnantes e pungentes dramas das crianças pobres e abandonadas do meu País, trazendo à superfície as taras e traumas de gente de aparentes virtudes e dos piores vícios.

Infelizmente, desde o princípio, o processo teve erros grosseiros (reconhecidos pelos tribunais superiores) e promoveu uma ânsia de protagonismo de pessoas banais que tiveram o seu momento de glória na atenção que a comunicação social lhes deu.

Ainda hoje, com vítimas confirmadas entre os arguidos inocentes que foram presos, as crianças abusadas continuam à espera de justiça e, pior, continuam a ser vítimas.

Os abusos continuam, a acreditar na D. Catalina que, enquanto directora de uma casa da instituição, nunca notara a prostituição de menores e, depois de nomeada directora da Casa Pia por Bagão Félix, nunca mais parou de referir horrores e suspeitas.

Só surpreende a presente queixa à PGR sem dar conhecimento à tutela. Pretenderá, com tal falta de ética e a sua passagem à reforma adensar o clima de suspeições para as quais contribuiu com as suas entrevistas numa altura em que a prudência e a investigação dos factos exigiam silêncio?

Quem é esta mulher? Ingénua ou perigosa?

Comentários

Anónimo disse…
Esta mulher parece ser uma verdadeira "abusadora da Casa Pia", quando reconhece o seu fracasso na protecção das crianças e dos jovens pela qual se responsabilizou e foi paga. Mas, de facto, talvez a sua vocação fosse a de ter sido polícia...
Tem aliás um pensamento gordo, não se sabendo se é apenas melíflua ou se chega às margens da malevolência.
Acordou e, casualmente, regressou com ela o Dr. Pedro Namora à arena mediática, esse seu ex-ajudante de campo, que parece ter sido também um dos mais ostensivos lugares tenentes do Sr. Domingos Abrantes, essa conhecida assombração política que paira no PCP.
Anónimo disse…
Seja-se concreto: esta entrevista vem em revista apensa, ao semanário "Sol".
Eu comprei, extraordináriamente o dito semanário, para ler a revista. Espero fazê-lo hoje à tarde, e daí sem antecipados pensamentos, nada direi. Tenho memória e saberei certamente, "colar" o que estiver a ler com aquilo que sei.
ana disse…
Que estranha, esta mulher!Parece-me que não tem a noção da oportunidade. Ou terá? Cala-se quando devia falar e fala quando não deve. Mistura tudo, como convém. E também Pedro Namora (que, não sei por que razão, me inspira uma enorme desconfiança) parece não saber a diferença entre abuso sexual e prostituição. As verdadeiras vítimas continuam, entretanto, à espera que se faça justiça.
Anónimo disse…
como PS o caso casa pia morreu, ressuscitou o apito dourado.
Porque sera'?
Anónimo disse…
Estranha, porquê ? Perigosa muito menos.

O problema é que esta senhora mexe numa coisa incómoda para o PS.

Parece que Sócrates teve grande preocupação em pôr Catalina Pestana a andar da Casa Pia, porquê ?

E Paulo Pedroso, bem deste nem vale a pena falar, está na cara...

Infelizmente, o processo Casa Pia tem vítimas, muitas...há quem queira fazer crer que não há culpados, ou melhor, culpado só o desgraçado do Slvino.

A justiça, neste país, só funciona para um lado, os poderosos são sempre inocentes...

Triste país o nosso.
Anónimo disse…
A máquina do PS tratou logo de "abafar" este caso.

"Quem se mete com o PS leva"
ana disse…
"culpado só o desgraçado do Slvino."
Culpados haverá muitos, mas "desgraçado" o Silvino'porquê? Por violar crianças de 7 anos?
Anónimo disse…
Os três últimos comentadores parecem ignorar que o Governo não manda no poder judicial, nem sequer no Ministério Público. O PS
não tem nada a ver com o assunto. E de facto não deixa de ser estranho que Catalina Pestana venha agora fazer denúncias que não fez enquanto Directora da Casa Pia; aliás, denúncias de coisas de que ela própria, como Directora, não poderia deixar de ser co-responsável!
Anónimo disse…
Quando referi "os três últimos comentários" referia-me aos 3 cmentários anteriores aos de Ana.
Ana foi mais rápida do que eu a fazer o seu comentário!
Anónimo disse…
ana disse...
"culpado só o desgraçado do Slvino."
Culpados haverá muitos, mas "desgraçado" o Silvino'porquê? Por violar crianças de 7 anos?

Cara Ana

O Silvino é desgraçado por tudo, óbvio.
Os outros, por serem poderosos, são mais desgraçados ainda, melhor são gente inqualificável.

Ácerca da prostituição infantil se ela existe, a culpa é do poder, não soube fiscalizar.

Mais, as crianças são indefesas, princípalmente aquelas que vivem em instituições, por não terem pais ou família que as cuide.

Haja tino... ser simpatizante dum partido, não impõem defesa indiscriminada dos dirigentes do mesmo.
Anónimo disse…
adp

Acredita mesmo que o poder político neste caso o PS não manda no poder judicial nem no "Mistério" Público?

Basta ver as nomeações para o tribunal de instancia superior que é o Constitucional para ver como os senhores juízes são independentes. É só ver as votações dos juízes que votam pelo partido que os nomeou.

O principal problema da justiça portuguesa para mim é mesmo o incompreensível Ministério Público que é uma instituição mais que ultrapassada e com vícios do passado.
ana disse…
Anónimo
"Haja tino... ser simpatizante dum partido, não impõem defesa indiscriminada dos dirigentes do mesmo."

Desculpe, mas considero o seu comentário completamente deslocado. Não vejo que os meus comentários defendam indiscriminadamente um partido ou os seus dirigentes. Aliás, para minha grande liberdade e felicidade, não pertenço a qualquer partido ou religião o que me permite pensar, mesmo que mal, pela minha própria cabeça.
Se é aos dirigentes do PS que se refere, não sei o que têm a ver com o assunto.O poder judicial não é independente?E quando fala de prostituição infantil está a pensar numa criança de 10 anos ou num jovem de 15?
Sou mulher e mãe, sei quais são as causas que levam os jovens a trilhar um caminho e não outro e odeio qualquer exercício de poder sobre quem não o tem.E o monstro Silvino, não tendo estatuto social, tinha poder total sobre as crianças que não tinham, sequer, a quem se queixar.
É repugnante que alguém se sirva deste caso dramático para fins políticos. Ferro Rodrigues que o diga...
Anónimo disse…
Os insultos e suspeições de quem se refugia no anonimato para lançar lama sobre quem foi ilibado pela justiça, depois do vexame da prisão preventiva, aí ficam para mostrar a fibra moral de quem formula juízos de valor à margem do Estado de direito.
Anónimo disse…
Lendo a "entrevista" que a citada Senhora dá à revista do Semanário "Sol", salvo erro da pág 38 à 42, mais parece uma biografia, daí em diante há muita coisa que deixa dúvidas desde a sua nomeação em 1998, feita pelo Dr. Ferro Rodrigues, até ao pouco que diz e que por não ser objectiva, mais poderá adensar as dúvidas existentes.
Sinceramente que esta "1ª parte" não me trouxe nada de novo, nem acrescenta nada a quem deseje perceber o assunto que certamente, face à nova Legislação, irá ter o fim pré-anunciado.
Anónimo disse…
Carlos Esperança

Não se trata de insultos e suspeições mas sim, da análise objectiva das declarações de Catalina Pestana.

CP, mudou de opinião ácerca de Paulo Pedroso, este foi ilibado de forma estranha, a pressão do poder foi enorme...não esqueça isso.

Aliás, sobre esse assunto os magistrados é que eram os maus da fita...a marcação feita ao juíz Teixeira foi impressionante.

Bem, a justiça tarda mas não falha, aguardemos.
Anónimo disse…
O que se passa com o caso Casa Pia é mais um dos escandâlos que comprometem seriamente o PS, e por isso se pretende abafá-lo. Aliás, a revisão do CP e do CPP parece ter tido sobretudo em vista abafar casos como este e outros, em que a actual maioria está fortemente comprometida, e que ameaçam seriamente a saúde democracia.É a Justiça - uma instituição fundamental - que fica bloqueada. Esperemos que Cavaco Silva se não fique apenas por palavras.
Anónimo disse…
Paulo Pedroso não foi ilibado de forma estranha, mas de forma normalíssima; talvez não devesse é ter sido acusado. Não houve qualquer "marcação" ao juiz Rui Teixeira; pelo contrário, este jovem magistrado é que parece ter-se deixado enebriar pelo mediatismo que este caso lhe trouxe e, armando-se numa espécie de Zorro justiceiro, tomou decisões e atitudes altamente controversas e contestáveis, como ir notificar Paulo Pedroso à Assembleia da República com a TV atrás, ir ver se as instalações da Penitenciária eram adequadas para aí inquirir os arguidos acompanhado do magistrado do M.P. e desacompanhado dos advogados de defesa, antecipar a reapreciação dos pressupostos da prisão preventiva para evitar que fosse outro juiz a fazer essa reapreciação, etc..
Anónimo disse…
ahp

É a sua opinião...o malandro foi o juíz Teixeira, a vítima foi Paulo Pedroso.

A generalidade das pessoas, não pensa assim...a justiça tarda mas, não falha.
Anónimo disse…
Infelizmente é o país a pagar a indemnização pela prisão injusta e injustificada quando (já foi reconhecido) houve uma precipitação sem sustentação factual.

Não sou ingénuo e sei que as taras não escolhem partidos políticos mas há quem escolha estes para destruir adversários.

Só assim se compreende que Adelino Salvado estivesse tão contente a violar o segredo de justiça e a D. Celeste Cardona tão interessada em defendê-lo.
Anónimo disse…
Só uma perguntinha (propositadamente como anónimo) porque é que todos os comentários que "defendem" que se mantenha o silêncio sobre o caso Casa Pia, são de anónimos?
Dá que pensar...
ironicidade disse…
Será que o PS não a deixou ser deputada e se está a vingar?

Não é que os pedófilos tenham deixado de o ser mas... só no PS?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides