Mensagens populares deste blogue
Coimbra - Igreja de Santa Cruz, 11-04-2017
Por
Carlos Esperança
-
Antes das 11 horas da manhã, uma numerosa comitiva de polícias, militares da GNR, e alguns outros do Exército, tomaram posições em frente à Igreja de Santa Cruz. Bem ataviados esperavam a hora de deixarem a posição de pé e mergulharem de joelhos no interior do templo do mosteiro beneditino cuja reconstrução e redecoração por D. Manuel lhe deu uma incomparável beleza. Não era a beleza arquitetónica que os movia, era a organização preparada de um golpe de fé definido pelo calendário litúrgico da Igreja católica e decidido pelas hierarquias policiais e castrenses. Não foi uma homenagem a Marte que já foi o deus da guerra, foi um ato pio ao deus católico que também aprecia a exibição de uniformes e a devoção policial. No salazarismo, durante a guerra colonial, quando as pátrias dos outros eram também nossas, não havia batalhão que não levasse padre. Podia lá morrer-se sem um último sacramento!? Éramos o país onde os alimentos podiam chegar estragados, mas a alma teria de seguir lim...
O Sr. Duarte Pio e o opúsculo
Por
Carlos Esperança
-
Li no excelente blogue De Rerum Natura , num post de Carlos Fiolhais , o seguinte: «De facto, o candidato a rei é autor de um opúsculo laudatório do Beato Nuno, onde se pode ler esta pérola: “Q uando passava de Tomar a caminho de Aljubarrota, a 13 de Agosto de 1385, D. Nuno foi atraído a Cova da Iria, onde, na companhia dos seus cavaleiros, viu os cavalos do exército ajoelhar, no mesmo local onde, 532 anos mais tarde, durante as conhecidas Aparições Marianas, Deus operou o Milagre do Sol» (“D. Nuno de Santa Maria - O Santo” , ACD Editores, 2005).»
Fiquei maravilhado com o que li e, sobretudo, por saber que o Sr. Duarte Pio escreve.
O Sr. Duarte Pio, suíço alemão, da família Bourbon, imigrante nacionalizado português pela conivência de Salazar e pelo cumprimento do Serviço Militar Obrigatório, podia emprestar a imagem às revistas do coração mas precaver-se contra a ideia de publicar opúsculos.
Claro que não é necessário saber falar para escrever e, muito menos, ...

Comentários
É que eu, e milhares de outros tantos Portugueses certamente nos incomoda os voos dos helis sob o céu de Lisboa, Av. da Liberdade entupida, condicionamentos de trânsito na Baixa e na Av. Infante D. Henrique, carros da P.S.P. constantemente a circular em alta velocidade e a sirene sempre apitar; é por demais aviltante tanto dinheiro gasto, depois da "ofensa" que representa o Orçamento de Estado para 2008.
Correu tudo bem, e Sócrates ainda aproveitou para "humanizar" um pouco a sua imagem.
2009, aí vamos nós.
Porreiro, pá!
Portugal está de parabéns, o Governo demonstrou capacidade diplomática e Sócrates afirmou como lider europeu.
Falta agora "gerir" a vontade europeia (que não dos governos) em referendá-lo.
Em Portugal há o compromisso nesse sentido (não podemos ignorá-lo) e vamos a ver como o Governo, as Oposições e o PR, lidam com esta situação.
Todavia, se eu fosse francês ou holandês, e verificasse que os respectivos governos neste momento fugiam ao referendo, sentia-me politicamente lubridiado.
Na gaveta?
Desde a entrada de Portugal na CEE que ninguém conseguia um feito semelhante: graças a ti ontem verificou-se a maior manifestação dos últimos 20 anos. 200 mil pessoas é obra!
Parabéns, Sócrates! Continua a governar para as sondagens!
Temos a maior taxa de desemprego, vivemos abaixo do limiar de pobreza, até o PR se envergonha, afinal, para onde caminhamos ?
É preciso ter lata, dar os parabéns ao coveiro da nação...PS, nunca mais.
Ora toma!
Quando lhes convém, que avance o referendo...
Quando não lhes convém, não ao referendo !
Grande democracia! Força. xoxialistas!!!
Tristeza de país o nosso!!!